Quer saber como vender online? Um dos principais desafios para empresas mais antigas é se adaptar ao ambiente digital. Já possuem credibilidade no off-line, mas temem gastar muito dinheiro indo pro online e isso não gerar vendas. Esse é um cenário bastante comum no Brasil.
Para esclarecer, confira neste artigo, estratégias para ajudar a aliar vendas na loja física e virtual.
Conteúdo:
A primeira dúvida entre as pessoas que ainda não estão no ambiente digital é como fazer vendas online. Existem diversas maneiras de colocar um produto ou um serviço à venda na internet.
Veja qual delas mais combina com seu negócio:
O que realmente pode ser vendido pela internet? Muitos donos de empresas ficam com um pé atrás de entrar no ambiente digital por não saber o que pode ou não ser comercializado online.
Confira os principais itens que podem ser vendidos no ambiente digital. É importante conferir se seu negócio se encaixa nesses itens listados abaixo.
É possível vender serviços pela internet. Atualmente, um dos mais populares é o de aluguel de carros. Locadoras estão possuem sites e aplicativos para quem está disposto a alugar um veículo para uso pessoal ou profissional.
Para quem faz manutenção de produtos, reservar um quarto de hotel ou até mesmo contratar um seguro. Tudo isso pode ser feito de maneira online.
Lojas que vendem roupas, sapatos, produtos eletrônicos, livros e muito mais.
Não são apenas produtos físicos que são vendidos na internet, mas também produtos digitais. Nos últimos anos, por exemplo, o mercado de e-books cresceu bastante. Indo para o nosso mercado, é possível comprar plugins e temas para Wordpress no e-commerce.
Então, são praticamente todos os produtos que são vendidos offline podem ser vendidos online também.
Para vender qualquer produto online, é necessário uma estratégia. Elas são diferentes de uma venda em loja física. É preciso fazer ajustes e encontrar uma maneira com que as pessoas se interessem pelo seu produto no ambiente digital.
Avalie e estude como essas dicas poderão se aplicar ao seu negócio.
Algumas ferramentas podem te auxiliar a alcançar os objetivos de venda. Elas podem, por exemplo, otimizar serviços e ajudar a alcançar um número maior de clientes. Coisas que qualquer loja gostaria de ter.
Confira algumas ferramentas muito usadas por e-commerces que podem auxiliar o seu projeto.
Falamos da importância do e-mail marketing para seu negócio. Mas como colocar em prática? Uma das alternativas é o Mailchimp, uma plataforma de automação de marketing e serviço de e-mail marketing. Com ele, o seu trabalho ficará muito mais elaborado e seus anúncios serão mais assertivos.
Estar em contato com o cliente é fundamental para o sucesso do seu negócio. Mas como se comunicar com ele? Com o JivoChat será possível conversar em tempo real com qualquer um que acessar o site e responder todas as questões dele instantaneamente. Em poucos minutos, o seu cliente pode efetuar uma compra e sair completamente satisfeito.
Claro que vender um produto para uma pessoa é bom. Mas é muito melhor quando ela se torna um cliente que compre com frequência na sua loja. Então, é necessário fazer uma gestão de relacionamento (CRM), uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato.
A Zendesk, Bitrix24, Pipedrive, Ploomes e Fresh Sales são exemplos de plataformas CRM que vão armazenar informações dos atuais clientes e potenciais, também. Dessa maneira, será fácil criar campanhas e oferecer produtos de maneira mais direcionada para eles.
Estando em ambiente digital, é necessário ter estratégias de marketing voltadas para essa plataforma. Com ajuda do SEMrush, Google Ads e Facebook Ads, a sua loja pode ficar mais visível nos motores de busca e nas redes sociais, que são lugares onde a maioria das pessoas estão na internet.
Para saber sobre os resultados da sua loja online, utilize ferramentas, como o Google Analytics e Kissmetrics. Eles darão os números de quantas pessoas entram na sua loja virtual, como estão entrando, quais são os produtos mais populares, qual a região do país está fazendo mais sucesso e muitas outras informações.
Para montar uma loja online, é preciso escolher uma plataforma de vendas. Do mesmo jeito que deve escolher se vai ter uma loja na rua ou no shoppings, isso também acontece no ambiente digital.
Veja qual delas encaixa com seus objetivos e qual pode render mais lucros.
O Marketplace funciona como um shopping center virtual, pois é uma plataforma online onde diversos vendedores colocam seus produtos à venda. Caso consiga vender produtos por lá, parte das vendas vai para o dono da plataforma.
Isso costuma ser vantajoso pois essas plataformas costumam ser muito populares. Grandes exemplos disso são os sites da Polishop e Magazine Luíza. Então, é importante considerar vender produtos nesse tipo de site.
Ao invés de criar um site do zero, é possível alugar uma loja virtual. Isso pode ser feito com um SAAS, por exemplo. Ele é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia. Não é necessário instalar, manter e atualizar hardwares. Dessa maneira, seu negócio fica muito menos burocrático.
A maneira mais tradicional para criar um e-commerce é com um site próprio. Em WordPress, a principal plataforma de sites do mundo, é possível criar site da forma que você deseja, com vários recursos de personalização.
Uma das melhores escolhas de e-commerce é usar o WooCommerce. Não chega a ser uma plataforma independente, é um plugin que roda no WordPress.
O plugin usa o CMS WordPress para criar a sua loja virtual, possibilita a personalização da sua loja com extensões dedicadas de WooCommerce e temas, além de contar com o suporte da comunidade do WordPress.
Se seu negócio já vai muito bem offline, como fazer para ter sucesso no online também? Há algumas estratégias que podem ser adotadas para os dois tipos de venda serem um sucesso e, assim, maximizar os lucros do seu negócio. Confira abaixo:
Muitos administradores de lojas físicas não se sentem confortáveis para migrar para o meio digital. Insegurança e o medo de ser hackeado fazem com muitos não invistam nessa área.
Mas, na verdade, há grandes vantagens de estar no ambiente digital, veja abaixo quais são:
Para fazer essa integração entre loja física e virtual, é necessário contratar uma empresa que saiba fazer esse meio campo. Uma agência digital que possui experiência nesse tipo de negócio e que saiba como funciona um e-commerce em todas as suas camadas.
Somos uma empresa especializada na criação de e-commerce. Com profissionais na criação de site e marketing digital será possível colocar seu negócio online no mercado de forma segura e profissional.
Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e comece a ampliar a força de seus negócios.
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