Em um site, é muito importante prender a atenção do usuário, dando a ele as ferramentas necessárias para encontrar o que interessa e fechar negócio com a sua empresa.
É aí que entra o design de interação, que trabalha em conjunto com o UX em grandes sites que necessitam de maior interação usuário x máquina.
Um site com design de interação bem aplicado se sobressai em comparação àqueles que possuem um template básico, com botões e imagens comuns.
Além de melhorar a experiência de quem acessa o site, ele também funciona como uma forma de retração, pois quanto mais interessante for a página, mais tempo o usuário ficará nela.
Entenda mais sobre o design de interação e como ele pode tornar o projeto da sua empresa ainda mais interessante e bem-sucedido.
O design de interação é intrínseco ao próprio site. É algo que os usuários não identificam, mas que faz parte de toda e qualquer ação feita por eles no ambiente digital da sua empresa.
Os profissionais de design realizam pesquisas e análises do público para entender o que os atrai em questão de usabilidade, legibilidade e funcionalidade. Assim, esses pontos são utilizados na parte visual do site, oferecendo uma experiência personalizada.
Basicamente, o design de interação utiliza técnicas de psicologia e estudos do público alvo para criar um ambiente chamativo e funcional.
Em alguns sites, esse trabalho será mais elaborado, com ilustrações e elementos gráficos em movimento. Porém, em alguns outros, bastará um site intuitivo e de uso simples. Tudo depende dos objetivos da empresa.
O design de interação pode ser confundido com o UX design, porque ambos focam na experiência de quem acessa o site. Mas, não é bem assim.
Quando falamos em design de interação, é sobre a relação do site ou interface com o usuário. Como ela será, qual o esquema e os pontos necessários para a usabilidade.
Já o UX é a parte em que investigamos o usuário para descobrir quais tipos de interação com o objeto ou componente ele espera. Ou seja: um estudo mais amplo que inclui analisar os concorrentes e utilizar frameworks para suprir a dor das personas.
As duas coisas devem trabalhar em conjunto para, assim, o site ou sistema digital ser adequado às expectativas do usuário.
Aplicar, sim, mas, nem todos precisam de um design de interação extremamente dinâmico.
Todo site oferece algum tipo de interação para o usuário, desde um botão de compras, até uma animação após o clique.
Entretanto, é importante entender até que nível isso é interessante para quem acessa o endereço.
Por exemplo, uma loja virtual não precisa de tantos itens dinâmicos, apenas os botões comuns de compras podem ser suficientes. Já um site institucional pode se beneficiar de um design mais interativo.
Para cada caso existe um nível de interatividade, que é decidido pelos designers, após toda a pesquisa e análise dos clientes e objetivos da empresa.
O design de interação é um trabalho importante e que deve ser feito por profissionais, devido aos seus muitos desdobramentos e funcionalidades que só um designer poderá avaliar.
Não consiste em colocar vários elementos esperando que funcionem, tudo deve ser planejado e calculado para trazer uma boa experiência para o usuário. Por isso é essencial ter uma equipe especializada no desenvolvimento.
Na Studio, desenvolvemos diversos sites para grandes empresas, sempre considerando o UX e o design de interação, assim como as diretrizes de SEO.
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