Design UX/UI: 6 motivos por que sua empresa precisa deles

Entenda como o Design UX e UI pode ajudar o seu projeto

Já ouviu falar de Design UX e UI para empresas? Sabe quando a gente clica em um link e demora muito para abrir o site? Ou quando entramos em uma página e ela tem um fundo preto com letras coloridas e bem pequenas? Ou até mesmo quando queremos entrar em contato com a empresa e não achamos nada…

São experiências bem chatas que todo navegante na web já deve ter passado, pelo menos uma vez na vida. E, convenhamos, até os mais pacientes ficam aborrecidos quando coisas assim acontecem.

O design UX e UI não se trata apenas de fazer um site bonito, ele precisa oferecer também uma boa experiência ao usuário.

E é disso que se trata esse artigo. Para a sua sorte, listamos 6 motivos que melhoram a experiência do cliente. Mas, se já quer deixar seu site com o UX e UI impecável, converse com a gente.

Conteúdo:

Design UX / UI para empresas: Por que aplicar a experiência de usuário no meu site?

Steve Jobs disse que “o design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona”. 

Bom, acreditamos que as palavras do co-fundador da Apple não devem ser ignoradas, basta ver o sucesso da marca, não é mesmo?

Pois é, quando falamos em design não estamos falando apenas na estética do site, mas sim o quanto ele é funcional para o usuário.

Isso quer dizer que, nem sempre aquele site que parece surpreendentemente bonito, é verdadeiramente bom. 

O cliente pode ter uma boa impressão quando entrar em seu site e isso pode até fazer com que ele fique um tempo ali. Mas, quando perceber que não está confortável o bastante ou não está encontrando com facilidade o que deseja, ele sairá rapidamente.

Por isso, é importante investir nas técnicas de UX e UI para que o usuário goste de navegar em seu site.

Pensando nisso, descubra 6 motivos que você DEVE aderir em seu site para que todo mundo goste de navegar nele.

1. Pesquisar quem é o seu cliente para oferecer o melhor

O UX e UI são técnicas e elementos que devem ser usados para que seu site proporcione a melhor experiência ao seu cliente. 

Mas, se você não conhece seu público, como irá conseguir fazer isso? Então, pesquisar e entender as necessidades da sua clientela é fundamental. 

Você pode fazer pesquisas de comportamento, testes para entender como os usuários estão se saindo quando entram em contato com o seu site, entrevistas com um grupo específico, etc.

Uma dica é usar a ferramenta Hotjar, ela oferece um feedback ao seu site através de mapas de calor, pesquisas e outras análises.

2. O UX e UI aumentam a taxa de conversão

Imagine que você tenha um produto maravilhoso, ofereça um serviço de primeira e ainda investiu uma nota em campanhas de remarketing.

Seu site começa a receber bastante tráfego. Mas, ele é realmente bom para os usuários? As pessoas encontram o que procuram ali? Elas estão finalizando as compras?

Para aumentar as chances do usuário permanecer na sua página e efetuar a compra, o seu site deverá ser arquitetado de maneira que o conteúdo entregue para o usuário o que ele deseja, de forma simples e eficaz. 

Quando melhoramos a navegação do usuário, aumentamos o engajamento e facilitamos a decisão na hora de fazer a compra. Tudo isso acaba aumentando a taxa de conversão.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler nosso artigo sobre soluções de UX que ajudam na conversão de um website.

3. A usabilidade mantém o usuário mais tempo e mais atento ao conteúdo

Uma boa usabilidade faz toda a diferença para quem está navegando em seu site.  De maneira sucinta, a usabilidade é a facilidade do usuário de lidar com o seu site. 

Ou seja, um site simples de navegar e que ofereça o caminho mais prático para os usuários realizarem ações, faz com que ele acabe se interessando mais pelo conteúdo, permanecendo mais tempo ali.

São várias práticas que a usabilidade utiliza para isso, desde a cor de botões, um layout mais clean, facilidade nas operações, redução de erros (como links quebrados, por exemplo) e até mudanças graduais que visam deixar a experiência ainda melhor.

4. A personalização é um caminho para a fidelização do cliente

Todo mundo gosta de se sentir especial, vai… Você pode até ser mais fechado, mas perceber que alguém se importa com você, dá muita satisfação.

Por isso, há diversas estratégias que são possíveis adotar para seu cliente se sentir único. É possível, por exemplo, oferecer um produto ou serviço sob medida, personalizar ofertas, oferecer conteúdos exclusivos, entre outros…

Assim, você acaba estreitando o relacionamento com o seu cliente e, as chances dele se tornar um cliente fiel, aumentam.

Um cliente fiel é um cliente que irá comprar com você mais vezes. Isso sem falar que traz a possibilidade desse usuário indicar a sua marca para outras pessoas.

5. O mobile first e o design responsivo aproximam o consumidor

Não podemos negar a realidade: as pessoas estão cada vez mais acessando à internet por meio dos smartphones.

Isso significa que seu site deve oferecer a melhor experiência e usabilidade para o usuário, independente de qual tela ele estiver acessando.

Ou também em situações em que seu portal ou site possuem funcionalidades específicas que não poderão funcionar da mesma maneira que a versão desktop, é importante que ele tenha uma versão mobile.

Para oferecer sempre a melhor experiência para o usuário, tenha em mente que dispositivos diferentes oferecem experiências diferentes.

6. O design facilita a divulgação espontânea

A gente sabe que as técnicas de marketing estão cada vez mais avançadas, e, atualmente, é possível divulgar o produto ou serviço por meio de minuciosas análises de como os algoritmos do Google funcionam.

No entanto, até hoje, uma das propagandas mais eficientes e econômicas para uma marca é aquela antiga chamada de “boca a boca”. 

Quando um usuário gosta de usar seu produto, quando ele tem uma experiência natural e eficaz, as chances dele recomendar um produto/serviço para outras pessoas, aumentam.

São diversas estratégias que são possíveis adotar. Mas, tudo isso deve ser feito na base de muito estudo e análise do seu produto, sua persona, comportamento do mercado, etc. 

Por isso, se quer melhorar o UX e UI do seu site e potencializar as conversões, entre em contato com a Studio Visual para que possamos conversar sobre um projeto para sua empresa.

Qual a diferença entre UX Design e UI Design?

Para quem não é familiarizado com a área de desenvolvimento de site, os termos UX e UI podem soar um tanto estranho. Mas, depois que compreender melhor o que é cada um, tudo fica mais fácil.

Você vai ver que, na prática, os dois processos trabalham dois lados diferentes que estão diretamente relacionados e acabam se intercalando.

Entenda a diferença entre os termos e de que maneira eles ajudam a criar um site mais convidativo e que ofereça a melhor experiência ao usuário.

UX Design

UX Design significa “User Experience Design”, o que quer dizer “Design de Experiência do Usuário”. O termo que se popularizou nos anos 90, quando Don Norman, que trabalhava na Apple, na época, promoveu um design centrado no usuário.

Na prática é o UX que vai levar em consideração a parte emocional do usuário.

Ou seja, quando o cliente entra em seu site, o UX designer irá planejar como o usuário deve se sentir e quais experiências terá ao interagir com a interface. O site deverá gerar, portanto, satisfação e evitar frustrações. 

UI Design

O termo UI significa “User Interface Design”, que podemos traduzir para o português como “Design de Interface do Usuário”. Essa é a área do design responsável pela parte em que o usuário irá interagir com o seu site, layout ou produto.

De maneira geral, o UI refere-se à interface gráfica do site, proporcionando uma experiência amigável (ou user-friendly) ao cliente.

O profissional de UI designer é quem irá antecipar as necessidades do usuário, cuidando de todos os aspectos que garantem uma navegação intuitiva de um ponto a outro. Seja por meio de criação de botões, estilização de menus ou qualquer outro elemento que facilite isso.

Como melhorar suas vendas com UX Design e UI Design?

Tanto o UX quanto o UI irão caminhar juntos por diferentes trajetórias para atingir o mesmo objetivo: o crescimento do seu negócio. 

Pensando nisso, separamos as principais funcionalidades de UX e UI que devem ser aplicadas em um site para melhorar as vendas.

  • Deixe em destaque o que é principal: ninguém gosta de enrolação. Por isso, ofereça o essencial logo na primeira página. Sem mistérios, ok?!
  • Utilize uma linguagem clara e intuitiva: para criar uma boa relação com o usuário, seja objetivo e preciso. Os ícones precisam ter legendas e elementos gráficos para facilitar a comunicação. Não use termos técnicos, a não ser que seja necessário.
  • Tenha um bom mecanismo interno de buscas: é muito frustrante quando procuramos algo e não achamos ou quando encontramos outra coisa que não é aquilo que queremos. As buscas precisam ser intuitivas, além do bom uso de filtros. Essa tática vai fazer com que o cliente avance no funil de vendas.
  • Utilize elementos visuais que estimulem o usuário: use elementos gráficos para reforçar as ações dos usuários. Botões de CTA (Call To Action) também são bem vindos.
  • Descomplique as telas de cadastro e logins: elimine ou diminua processos burocráticos em seu site. Um dica é dar a opção de fazer o login usando as redes sociais.

Como a Studio Visual pode ajudar o seu projeto?

Atualmente, oferecer um ótimo produto ou serviço não é a garantia absoluta de que o usuário ao entrar em seu site irá efetuar a compra.

Muitas vezes, o abandono de site é causado por conta de um layout desorganizado, usabilidade ou insegurança com a empresa ou com plataforma utilizada. Para que isso não aconteça com o seu site, invista em Design UX e UI. 

A Studio Visual é uma agência que conta com os profissionais super capacitados e que irão traçar junto da sua empresa o melhor projeto para fidelizar mais clientes e melhorar a experiência para quem navega em seu site. Fale com a gente! 

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