O crescimento no número de lojas virtuais e vendas online já acontece há alguns anos, porém com a pandemia que vivemos e a necessidade de ficar em casa, enxergamos uma tendência de uso cada vez maior dessas lojas virtuais pelos usuários.
A importância da loja online é inquestionável, por que ter uma loja virtual não deveria ser mais um questionamento na sua cabeça, já que esse ponto de venda torna-se cada vez mais importante para as empresas ao longo dos anos.
Porém ainda temos um cenário em que muitas empresas possuem lojas online mas que não conseguem efetivar vendas nesse canal.
Isso pode ser justificado por diversos fatores, entre os principais destacamos: uma estrutura de e-commerce mal feita e estratégias de promoções digitais fracas.
Nesse post iremos nos aprofundar em cada um desses motivos e também apresentar dicas e estratégias que vão auxiliar sua loja online a atrair mais clientes.
Antes de mais nada, devemos olhar para o básico da nossa loja online, ou seja, para a sua estrutura.
Ela possui boa usabilidade? Boa velocidade de carregamento? O cliente consegue achar facilmente aquilo que busca ao navegar pela loja? A loja é adaptada para dispositivos móveis?
A ideia é oferecer uma estrutura profissional, rápida e que gere confiança no seu consumidor para que ele possa concretizar a compra.
Além disso destacamos pontos importantes que vão além da estrutura básica, como checkout facilitado, com poucas fases, onde o cliente deixa seu e-mail de contato antes de prosseguir para as etapas seguintes.
Outro ponto de análise da loja deve ser o conteúdo, ele deve passar informações relevantes da sua empresa para o seu usuário, como formas de contato, telefones, endereço da loja, perguntas frequentes, formas de pagamento, devolução, entrega, entre outros.
Com uma estrutura adequada, profissional e com alta performance, você já estará na frente da grande maioria das lojas virtuais do mercado. Infelizmente esse setor ainda está muito defasado no que diz respeito à qualidade da estrutura do site.
Mas isso ainda pode não ser o suficiente para concretizar vendas, falaremos agora de outro ponto fundamental para auxiliar sua loja virtual, que é a promoção de marketing digital.
Outro fator fundamental para gerar vendas é a promoção online.
Não basta ter uma loja online bem estruturada e profissional se você não leva ninguém para conhecer essa loja.
Para isso existem as estratégias de marketing digital, vamos destacar aqui aquelas que consideramos mais relevantes para a maioria dos negócios online:
Ainda podemos considerar os anúncios na internet como uma forma barata de anunciar, principalmente quando comparamos com a mídia tradicional, como TV, rádio e revistas.
Anúncios em redes sociais e em plataformas como o Google, podem ser extremamente segmentados e baratos.
Além disso, eles também podem gerar excelentes resultados, já que o seu direcionamento é bem mais assertivo do que das mídias tradicionais.
Recomendamos para o aumento do tráfego e conversões da loja online este tipo de investimento.
Porém destacamos a importância de se estudar sobre como anunciar nesses meios antes de começar a investir.
As melhores estratégias de segmentação e investimento devem ser estudadas para que não se desperdice dinheiro com esses anúncios.
Outra forma interessante de trazer usuários até o seu site é trabalhando SEO no conteúdo do mesmo.
O que é SEO? São estratégias de otimização do conteúdo do seu site e do seu blog, buscando a classificação do mesmo nos principais mecanismos de buscas, como o Google.
Essa estratégia é responsável pela grande maioria do tráfego das grandes lojas online na internet hoje em dia.
Isso porque o Google é uma plataforma muito comum e muito utilizada pelos usuários em momentos de compras online, seja para tirar dúvidas, comparar marcas ou escolher em qual loja comprar.
Que todos nós amamos descontos não é novidade para ninguém, não é mesmo?
A prática de promoções e descontos é muito utilizada em lojas físicas e pode sim ser aproveitada na sua loja online.
Crie um cupom de desconto vip, para clientes retornarem a comprar na sua loja ou então cupom para novos clientes.
Isso costuma funcionar muito bem para as lojas online.
Outra forma de promoção interessante de fazer na loja online é o pop up.
O pop up nada mais é do que uma aba que se abre automaticamente no site enquanto o usuário está navegando.
Eles são excelentes para conseguir cadastros, novos contatos e clientes potenciais para a sua empresa.
Trabalhar uma lista de contato é fundamental para as vendas da sua empresa, e abordaremos mais sobre isso no próximo tópico.
A lista de contatos é importante principalmente quando ela é bem trabalhada por meio de estratégias como o e-mail marketing.
Trata-se de uma forma de criar um relacionamento com o usuário até chegar no ponto em que ele efetue a compra na loja da sua empresa.
Por meio do e-mail marketing criamos uma relação de confiança com o usuário extremamente importante para gerar a venda.
Outra dica interessante para sua empresa é buscar aumentar o ticket médio das vendas realizadas no seu site.
A venda de produtos de baixo valor costuma ser mais prejudicial do que vantajosa, principalmente ao considerarmos fatores como frete, embalagens, entre outros.
Para isso, uma boa dica seria a venda casada, ou seja, oferecer dentro do site outros produtos que complementam aquele produto que está no carrinho do seu usuário.
Além de gerar economia para usuário que não pagará a mais na entrega, irá aumentar o seu ticket médio.
Basicamente para que sua loja seja bem sucedida é fundamental a junção de uma estrutura profissional e bem feita, com excelentes estratégias de promoção e divulgação dessa loja para o usuário online.
Aqui na Studio Visual, trabalhamos com a criação e manutenção de sites e lojas virtuais. Ter uma estrutura bem feita é ponto básico e fundamental para o seu sucesso.
Além disso tome muito cuidado como direcionamento que você faz para os seus anúncios online, busque sempre atingir as pessoas certas e faça uma análise detalhada do retorno, de preferência em conversões, de cada estratégia que estão executando.
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