Cada rede social possui um padrão de tamanho de posts, capas e stories. Pensando nisso fizemos esse guia com o tamanho dos stories Instagram, posts, tamanho da capa do Facebook e muito mais!
Isso é fundamental para que o seu conteúdo fique bem apresentável para os usuários online. Além disso, os tamanhos certos de conteúdo passam mais profissionalismo para a sua empresa e geram mais engajamento para os seu posts.
Vamos a eles?
Conteúdo:
Os stories do Instagram basicamente possuem o mesmo tamanho da tela do celular, que por padrão é 720 px x 1280 px (largura x altura). Obs: “px” é abreviação para “pixels” a medida mais comumente usada por designers para peças gráficas digitais.
Mas caso você queira uma imagem com uma resolução melhor, recomentamos o tamanho de stories Instagram de 1080 px x 1920 px (proporcionalmente falando é o mesmo formato do tamanho citado anteriormente, porém maior, ou seja, com uma qualidade melhor).
Qualquer um desses formatos citados para o stories do Instagram irão “encaixar” corretamente na tela do celular do seu seguidor.
Ou seja, ambos podem ser usados, independente do modelo de celular do seu seguidor.
O ideal é que nos stories você trabalhe com a tela do celular inteira, esse é o formato mais utilizado pelas empresas, na vertical mesmo, é uma tendência já que estamos cada vez mais “mobile” e usando o celular para tudo!
Quanto aos vídeos que são publicados no IGTV (plataforma de vídeos com mais de 1 minuto do Instagram) recomendamos que eles também sigam as dimensões dos Stories.
Se possível, coloque o vídeo no meio da tela e nas outras áreas coloque legendas e títulos junto com o vídeo que está centralizado na tela.
Veja no exemplo abaixo o que queremos dizer em aproveitar todo o formato da tela do celular para o seu vídeo no IGTV:
O post por padrão segue a forma quadrada, por isso sua proporção é 1:1 (todos os lados com o mesmo tamanho), mas para que você tenha uma referência, gostamos de usar as medidas: 750 px x 750 px.
Nessas dimensões (750 px x 750 px) conseguimos manter a qualidade da imagem e ao mesmo tempo não deixamos o arquivo da imagem muito pesado.
Esse formato para feed é de preferência quadrado por “encaixar” melhor no feed do perfil do Instagram.
Muitas empresas, inclusive, gostam de adotar uma identidade visual para todos os seus posts para que fiquem harmônicos ao serem visualizados em conjunto no feed.
Separamos alguns feeds de Instagram com uma identidade visual excelente para você se inspirar! Confira:
Vale destacar que também existem outros formatos possíveis para posts de Instagram além do tradicional post quadrado. São eles:
Uma dica que damos para tamanho de imagem Instagram é que mesmo que ela não seja quadrada (proporção 1:1), que você tente fazer com que o meio da imagem encaixe bem nesse quadrado que aparecerá no feed.
Tente fazer, por exemplo, com que o texto da imagem (caso tenha) fique dentro desse quadrado central.
O tamanho mínimo da capa deve ser de 399 x 150 pixels para que a plataforma possa ajustar a imagem.
Porém, o tamanho recomendado é de 851 x 315 pixels e arquivo deve estar no formato JPG, de preferência com menos de 100kb.
Isso permite que a imagem carregue mais rapidamente.
Para imagens no Facebook é possível seguir formatos de proporções verticais e horizontais – visto que a plataforma vai adaptar o tamanho da imagem de acordo com device (desktop, tablet, celular).
O tamanho mínimo para imagens na horizontal deve ser de 600 x 315 pixels. O recomendável é seguir dimensões de 1200 x 630 pixel.
O Facebook tem uma opção para recortar a imagem de forma que caiba em um quadrado de acordo com suas dimensões. O tamanho recomendado para a imagem de perfil é de 170 x 170 pixels (Desktop) ou 128 x 128 pixels (Smartphone).
Dica: Centralize o logotipo da sua empresa na imagem para se enquadrar nas dimensões da foto de perfil.
Para vídeos no Facebook é importante se atentar que a duração deve ser de até 120 minutos. Além disso, há variações de acordo com a proporção do vídeo – tamanho mínimo e miniaturas (horizontal ou vertical).
Esses tamanhos são classificados em:
Mas como qualquer vídeo, seja aqueles de YouTube ou até mesmo os que você vê na TV, o padrão é 1920 px x 1080 px, ou caso queira carregar um vídeo menos pesado, 1280 px x 720 px.
O Facebook vincula imagens aos links compartilhados na rede social, que são adaptadas para um tamanho mínimo 600 x 315 pixels. Por isso, é importante, sempre que publicar um artigo em seu blog ou quando compartilhar um link, se certificar de que há imagem.
Recomendamos usar imagens nos tamanhos de 1200 x 268 pixels em publicações feitas no WordPress. Pense que essas informações serão exibidas quando compartilhar o artigo no Facebook.
Fique atento também aos títulos e descrições que aparecem logo abaixo, pois é possível editar antes de publicar o conteúdo.
O carrossel do Facebook é uma sequência de imagens ou vídeos miniaturas quadradas para apresentar produtos ou serviços. Também há tamanhos recomendados para uma boa visualização do conteúdo – assim como títulos e descrições.
O tamanho recomendado para criar essas imagens é de 1080 x 1080, em uma proporção de 1:1.
Os anúncios do Facebook com imagem – ou banners – são os formatos mais comuns para links patrocinados na plataforma. É possível incluir imagens ou o link da imagem – como mencionamos nos tipos de publicações orgânicas.
Atenção o Facebook pode limitar o alcance do seu anúncio ou até não vincula-lo caso ele possua mais de 20% de texto dentro da imagem. Porém, isso não é problema visto que há espaço para descrições e títulos na aba de criação de anúncios.
As dimensões recomendadas para anúncios com imagem é de 1200 x 628 pixels.
As dimensões e características dos anúncios de vídeo no Facebook seguem as mesmas regras dos anúncios de imagem. Porém, é possível incluir legendas – que são opcionais, mas recomendamos para ter engajamento.
O vídeo deve ter duração de até 120 minutos. Quanto ao conteúdo, é possível incluir descrições de até 90 caracteres e títulos com até 25.
As dimensões recomendadas links patrocinados com vídeos é de 1280 x 720 pixels, em uma proporção de 16:9.
Os anúncios com formato de carrossel seguem o mesmo padrão de publicações orgânicas no Facebook. O número máximo de cartões (imagens) é de 10 e os vídeo s têm duração de até 240 minutos.
É possível incluir links em cada cartão – caso queira apresentar produtos ou serviços -, conteúdos e títulos (chamadas).
Há também uma regra quanto à quantidade de textos em cada imagem, que é de até 20%, caso contrário, seu anúncio pode ter um alcance menor.
As dimensões recomendadas são de 1080 x 1080, em uma proporção de 1:1.
Saber trabalhar com os diferentes formatos e tamanhos que cada rede social oferece para o seu usuário é estratégia fundamental na gestão de redes sociais.
Trata-se de aproveitar ao máximo os recursos que a plataforma lhe oferece.
Pode ter certeza que trabalhar bem os diferentes formatos e tamanhos do seu conteúdo nas redes sociais irá lhe auxiliar a ter mais engajamento, seguidores e consequentemente vendas.
Trabalhe bem a dimensão dos seus posts e o tamanho do stories do Instagram e Facebook e veja seus resultados melhorarem!
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