O Google AdSense é uma das formas mais populares e simples de monetizar o seu site, recebendo um pagamento pela exibição de anúncios.
Assim como outros programas de anúncios — como os de redes sociais, por exemplo — o Google AdSense paga um determinado valor pelos acessos na página ou por cliques nos anúncios.
Você escolhe os anúncios que quer exibir, como quer exibi-los, e recebe por isso. Simples, rápido e fácil.
Neste artigo explicamos como o AdSense funciona, suas vantagens e como utilizar essa ferramenta para monetizar o seu site. Continue a leitura!
O Google AdSense é a oportunidade de monetizar o seu site por meio de anúncios.
Com ele, você abre espaço no seu site para inserir anúncios digitais. A partir dos acessos ao site, você recebe por expôr os anúncios e pelo tráfego originado pelo seu domínio.
Com o Google AdSense você também pode escolher quais anúncios quer exibir, filtrando por opções que podem agradar o seu público-alvo, produtos com relação com o seu site e anunciantes de boa reputação.
O Google AdSense é um recurso extremamente simples e prático. Assim, você economiza tempo e logo estará recebendo o pagamento pelos anúncios.
Veja como é fácil configurar o seu cadastro na plataforma:
Um dos pontos mais interessantes do AdSense é a possibilidade de escolha dos anúncios. Assim, você seleciona exatamente o que tem afinidade com o seu público-alvo.
Ao escolher anúncios mais interessantes aos usuários do seu site, você garante uma conversão muito maior, já que mais pessoas podem se interessar e clicar no anúncio.
Os anúncios também podem ser exibidos de diferentes formas. Assim, você pode escolher como quer que os anúncios apareçam no site, conforme o que acha mais atrativo visualmente.
Entre as possibilidades, os anúncios podem ser exibidos em:
Para ser um site que exibe anúncios do Google AdSense, você deve seguir alguns requisitos mínimos.
É dessa forma que o Google controla a qualidade de sites monetizados, evitando que sites fraudulentos ganhem dinheiro com a exibição de anúncios.
Os requisitos são simples. Para começar a monetizar o seu site, ele deve corresponder aos seguintes critérios:
O Google exige uma série de requisitos técnicos que devem ser seguidos pelos sites. As políticas do Google AdSense podem ser consultadas sempre que necessário.
Certifique-se de corresponder a todos os requisitos antes de solicitar a participação na plataforma.
Os direitos sobre a criação do conteúdo do seu site devem estar sob sua responsabilidade. Sendo assim, o conteúdo não pode ser duplicado de nenhum outro site.
O Google também pede que o seu site tenha um domínio próprio. Caso você tenha um site em .wordpress, .blogspot ou outros, não poderá participar do programa.
As métricas também devem ser genuínas. Sites que tentam “mascarar” os números de acesso não serão aceitos pelo programa.
Por último, mas não menos importante, o seu site deve estar indexado no Google e ter um bom desempenho das páginas — com carregamento rápido e fácil navegação.
O Google AdSense é uma grande vantagem para quem quer monetizar um site. Ou seja, é uma das formas de ganhar dinheiro com o conteúdo, de forma direta.
Os anúncios são personalizados conforme o seu público-alvo, aumentando as chances de cliques e, consequentemente, o seu lucro.
Aderir aos anúncios é uma das formas mais simples de monetização, mas também pode ser combinada com outros recursos, como materiais ricos e venda de produtos.
Ao incluir o Google AdSense ao seu site, você também pode utilizar estratégias para aumentar o seu tráfego e ticket médio dos anúncios, como investindo em produção de conteúdo, SEO e redes sociais.
Agora que já sabemos como funciona o Google AdSense e as suas vantagens, vamos explicar como você pode se cadastrar e configurar os anúncios.
O passo a passo é bem simples, tanto para o cadastro quanto para receber o dinheiro:
Antes de tudo, você deve acessar o site do Google AdSense e verificar se está dentro dos parâmetros necessários.
Após se certificar de que está tudo certo, siga o passo a passo:
A partir desse passo, você deverá preencher o seu cadastro na plataforma, com dados para receber o pagamento, informações pessoais e endereço.
É importante que você forneça um endereço correto, pois a senha de acesso será enviada por carta.
Agora chega o momento de configurar as informações no seu site.
O Google AdSense irá fornecer um código HTML que deve ser inserido nas páginas onde você quer exibir os anúncios.
Esse código deve ser inserido entre as tags indicadas pela plataforma. Se tiver dificuldades, você pode consultar um profissional para fazer essa etapa corretamente.
O seu site ficará em análise e em poucos dias terá o acesso liberado à plataforma, com a confirmação por e-mail e recebimento da carta com a senha.
Com todos os detalhes certos, você deverá configurar os anúncios e então começar a exibi-los no seu site.
Pronto! O seu site já estará exibindo anúncios e você receberá a monetização correspondente no próximo mês.
Existem duas formas de precificar os anúncios: por CPC (Custo Por Clique) ou CPM (Custo Por Mil Impressões).
Não é possível escolher qual tipo de precificação você quer, mas o sistema escolhe o modelo que melhor se adequa ao seu site, em um sistema de leilão.
Sendo assim, caso o CPC seja o modelo mais rentável para o seu site, você receberá o proporcional aos cliques dos usuários nos anúncios.
Já com o CPM você receberá por impressões — acessos dos usuários e visualização do anúncio.
O pagamento do Google AdSense pode ser por diferentes meios. Por isso, tenha certeza de que todos os seus dados estão corretos no cadastro.
Após atingir o valor mínimo para saque (que varia conforme o seu site), o pagamento será processado e pago em até 21 dias.
Caso tenha alguma dúvida ou problema com o pagamento do Google AdSense, você pode consultar a página de Pagamentos.
O Google Ads é uma excelente ferramenta para monetizar o site. Porém, você sempre pode melhorar o desempenho e aumentar os ganhos.
Entre algumas dicas simples, siga os seguintes passos para melhorar o seu lucro com o Google AdSense:
Tenha um planejamento de conteúdo que faça sentido para o seu público-alvo.
Ao investir na produção de conteúdo de qualidade, você utiliza outros recursos que auxiliam no desempenho e atração de visitantes, como o SEO e as redes sociais.
Dessa forma, você mantém um alto tráfego no site, aumentando também os KPIs do Google AdSense.
O Google valoriza sites com visitantes fiéis. Certifique-se de que o seu conteúdo é cativante, convidando o visitante a voltar mais vezes.
Uma estratégia que pode funcionar é a de e-mail marketing, com newsletters e notificações ativas sobre novos conteúdos no site.
O seu site deve ter um design agradável e ser responsivo. Assim, os anúncios também serão exibidos de forma mais amigável.
Ao investir em design e experiência do usuário, você tem mais chances de reter visitantes e os anúncios também se destacam, aumentando tanto o CPM quanto a possibilidade de cliques (e aumento do CPC).
Grandes empresas lidam com grandes projetos e o Google AdSense é uma ótima ferramenta para quem pensa grande.
Por isso, conte com profissionais preparados para cuidar do seu site e trazer resultados ao projeto.
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