É inegável que, com tanta popularidade, fazer com que a sua marca apareça no Google é uma ótima maneira de alcançar o seu público-alvo.
Para que a sua estratégia de Content Marketing seja ainda mais bem-sucedida, entender o que é buscado no Google é essencial, e o Google Trends é a ferramenta perfeita para isso. Saiba usar o Google Trends e descubra como ele pode ser útil na sua jornada de presença digital!
O Google Trends foi criado em 2006, uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para mostrar os dados de pesquisa no buscador.
Os dados incluem popularidade de termos e assuntos, buscas por região, pesquisas relacionadas e informações demográficas.
Essa ferramenta é repleta de recursos e funcionalidades interessantes, especialmente úteis em estratégias de Content Marketing.
Ele está disponível em formato de website, e pode ser acessado em qualquer dispositivo, basta usar um navegador.
O Google Trends é uma plataforma de uso simples, sem muitos segredos — basta saber o que procurar.
Tantos dados, sem uma análise correta, deixam de ser úteis e podem se tornar empecilhos para uma estratégia. Aqui vai um guia rápido das principais funcionalidades do Google Trends, comece a pesquisar. Para acessar o Google Trends, clique aqui!
Esta é a página inicial do Google Trends. Logo de cara você encontra uma barra de pesquisa. É nela que você pode buscar por um termo específico. Vamos dar o exemplo da busca “marketing”.
O gráfico representa a quantidade de buscas em um número de 1 a 100, além de mostrar a tendência do mesmo ao longo do tempo.
Logo abaixo você poderá observar a tendência por região e os assuntos e pesquisas relacionadas ao termo principal.
Na página inicial do site, ao rolar para baixo, você vai encontrar as pesquisas por período, separadas por ano.
Clique para acessar as informações do ano que deseja. Essa é uma seção útil para entender as tendências passadas.
Acima das pesquisas por ano, estão os top trends, aqueles assuntos que estão em alta na região.
Para ver mais, clique em ‘mais pesquisas em alta’ e observe quais foram as pesquisas mais realizadas recentemente!
Os resultados do Google Trends são muito intuitivos, mas podem causar um pouco de confusão à primeira vista.
É preciso entender, principalmente, que o número de buscas mostrado nos gráficos não significa a quantidade real, e sim uma porcentagem de popularidade.
Os dados vão de 1 a 100, e se um assunto, por exemplo, mostra o número 60, significa que em relação ao número total de pesquisas, a popularidade está em 60%.
O mesmo acontece quando você observa a popularidade por região. O número não significa a quantidade de buscas, e sim um comparativo de popularidade.
Não subestime a capacidade dessa ferramenta! Por mais simples que possa parecer, ela possui vantagens enormes para a sua presença digital.
O uso do Google Trends pode beneficiar qualquer empresa, afinal, a ferramenta mostra todas as pesquisas realizadas, independente do assunto.
Entenda em que o Google Trends pode ajudar — e quais tarefas podem ser otimizadas com a ajuda dele.
Com uma análise das pesquisas realizadas no Google, você pode entender melhor se a sua estratégia de conteúdo está voltada para o caminho certo. São informações valiosas que mostram o que falta para que a sua marca alcance leads qualificados!
A seção de comparação de assuntos é especialmente útil nesses casos, permitindo que você observe se a palavra-chave que tem usado é a mais eficaz.
Não sabe pelo que o seu público se interessa? O Google Trends mostra as pesquisas em ‘Assuntos Relacionados’, seção voltada para os temas parecidos com o que você buscou inicialmente.
Sim, o Google Trends pode te ajudar a aumentar as vendas! Ao encontrar as tendências e aplicá-las na sua estratégia, as chances de aparecer para os usuários aumentam exponencialmente, criando uma possibilidade maior de conversão.
Com a seção de ‘Interesse ao longo do tempo’, você pode observar a quantidade de pesquisas de um termo ao longo dos meses. Essa informação é muito valiosa para projetar o cenário futuro, principalmente em assuntos que flutuam durante o ano.
O Google Trends é uma ótima ferramenta, principalmente quando falamos em conteúdo e marketing.
Com as informações disponíveis no website, é possível traçar seções de uma estratégia voltada para alcance, descobrindo o melhor caminho a se seguir para trazer os resultados desejados.
Veja alguns dos principais pontos que fazem do Google Trends um aliado imbatível no Content Marketing.
Quando você publica um conteúdo, a intenção é que ele alcance o maior número de pessoas possível, certo? Afinal, quanto mais pessoas impactadas, maiores as chances de que uma delas se torne cliente.
Observando as tendências de pesquisa no Google Trends é possível entender o que está em alta e produzir o conteúdo baseado nessas informações, com consciência de que é um assunto interessante para o público.
Além disso, com as buscas em assuntos relacionados você pode criar um calendário de conteúdo mais completo que cubra todos os pontos de pesquisa.
Caso decida unir estratégia orgânica e paga, o Google Trends também pode ser uma boa base de análise.
Utilizando os dados fornecidos, é mais fácil definir quais páginas e conteúdos você deve priorizar como anúncio, dando preferência àquilo que é mais relevante no momento.
Como você pôde observar, o Google Trends é bem detalhado, mostrando qual é a busca de um termo mês a mês, por região.
Assim, podemos analisar o momento atual e qual o assunto mais propício de acordo com a época do ano. Da mesma forma, é possível adiar um conteúdo ao perceber que as pesquisas sobre o assunto tendem a aumentar em um determinado mês.
Entender o comportamento do consumidor é essencial, mas ainda mais importante é conseguir aplicar essas informações. Conte com os profissionais da Studio Visual para criar e colocar a sua melhor estratégia em prática!
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