O email marketing ainda é uma estratégia de comunicação muito útil e eficaz no alcance de novos leads.
Entretanto, para que ele se mostre realmente eficaz, com resultados, é necessário que o layout seja adequado. Afinal, o visual é parte importante de qualquer estratégia.
Saiba o que é o layout de email marketing e dicas para criar uma boa diagramação que chame a atenção do leitor. Continue a leitura!
O layout, nada mais é do que o design da página em si. Ou seja: o visual do conteúdo. Ele, pareado com uma mensagem de peso, é o que torna o email marketing tão eficaz!
Não adianta ter uma ótima mensagem, se o layout da página não está bem construído. Quando se trata da imagem da sua marca perante ao usuário, tudo deve ser bem pensado para gerar interesse.
O layout serve para atrair o usuário e prender a atenção dele. Por isso, ele não deve se sobressair no texto, e sim complementar o que está escrito.
A intenção do layout é direcionar o usuário, seja com imagens, botões, ou o que mais possa gerar uma interação com o email.
Se o conteúdo possui um call-to-action, por exemplo, o layout serve para levar o leitor a realizar essa ação, mesmo que de forma inconsciente.
O email marketing, assim como outras formas de atração de leads, exige estratégia para trazer os resultados desejados.
Por isso é indispensável contar com o apoio de profissionais no assunto — alguém que não entende as melhores práticas de layout e mensagem não conseguirá atingir os objetivos.
Na Studio Visual contamos com profissionais altamente qualificados e experientes em estratégias de marketing, prontos para colocar o seu projeto em prática.
A criação de layouts não é regrada, afinal, cada marca possui sua própria linguagem e identidade visual.
No entanto, algumas dicas valem para todas elas e são a base de qualquer bom layout. Reunimos 20 dicas para um layout de email marketing que traz resultados, confira!
As cores certas podem trazer destaque e interesse para o conteúdo do email, é importante escolher as que mais combinam.
Isso não significa que é preciso usar apenas cores chamativas, mas, sim, tons que façam alusão à mensagem e à marca.
Quando um layout conta com elementos demais, é fácil que o leitor se distraia e acabe não prestando atenção na mensagem principal.
Simplicidade é tudo. Escolha um design que vai complementar o que você deseja passar com o email marketing, e não que vá ofuscá-lo.
Seguindo o mesmo conceito da dica anterior, é importante não esconder o conteúdo por trás dos elementos visuais.
Por mais que o layout seja muito importante, o que realmente vai levar o usuário a realizar uma ação é o conteúdo, ele não deve ser prejudicado ou esquecido.
Utilize sempre as cores, fontes e elementos compatíveis com a sua identidade de marca.
Assim, o conteúdo será coeso e, ao abrir, o leitor saberá automaticamente que é um email da sua empresa, criando uma conexão e aproximação maior.
O equilíbrio é tão importante quanto a simplicidade. Ele garante que o layout estará agradável para os olhos de quem receber o email.
Não abuse dos elementos gráficos, cores e fotos: use-os com responsabilidade. Coloque-se no lugar do leitor. Se você recebesse esse email marketing, seria uma conversão?
As formas geométricas são do layout, servem para indicar algo, frisar uma informação ou direcionar para um CTA.
É muito indicado utilizar esse tipo de elemento no email marketing, mas lembre-se de não exagerar.
Para otimizar o tempo da equipe, uma ótima dica é criar um layout base, que vai ser o “básico” de qualquer email.
Em cima dele, é possível adicionar outros elementos e imagens de acordo com o assunto da vez. É ainda mais útil para empresas que enviam newsletters semanais ou mensais.
A escolha das imagens também é parte importante de um layout: elas ilustram a informação de maneira muito rica.
Tente integrar as cores do layout e o assunto do conteúdo às imagens, dessa forma o email ficará uniforme e coerente.
Não faz sentido começar o email com um CTA, antes mesmo de explicar do que se trata e como pode ser útil para o leitor.
Sempre pense na jornada que o usuário vai fazer ao longo da leitura, começando com informações básicas, até, enfim, a conversão.
Antes de incluir qualquer elemento, visual ou textual, pense: é realmente útil ou só servirá para ocupar espaço no layout do email marketing?
Use apenas o que fizer sentido com a estratégia e com o visual do conteúdo, assim evita exageros desnecessários.
Os olhos humanos são atraídos por diferentes fontes, tamanhos, cores e imagens chamativas.
Entendendo isso, crie um mapa visual que direciona o usuário a ler aquilo que você deseja que ele preste mais atenção.
O email marketing, na maioria das vezes, terá um CTA, a chamada para que o usuário realize uma ação.
Quando essa seção está em destaque, os cliques aumentam, justamente por causa da atratividade do elemento.
Se você vai dar um desconto, por exemplo, para aqueles que receberam o email. Não é indicado que já comece o conteúdo com essa informação.
Primeiro, mostre como pode ser útil para a compra, porque o seu produto vale a pena, tudo para culminar na chamada com o desconto.
Quando você envia um email, ele permanece na caixa de entrada do usuário por um tempo, mas arrisca ser “enterrado” por outras mensagens.
Portanto, mostre que a oferta, qualquer que seja, é urgente e por tempo limitado. Assim, as chances de conversão aumentam.
Um bom texto é essencial. Quando você envia um email com texto demais, ele pode acabar não sendo lido.
Da mesma forma, um email com pouco texto pode deixar informações importantes de fora. Sempre observe o tamanho e densidade do texto.
81% dos profissionais de marketing perceberam que o conteúdo interativo é mais chamativo do que o estático, de acordo com o Content Marketing Institute.
É sempre indicado colocar elementos interativos e responsivos em um email marketing, mas, claro, sem ofuscar o real objetivo da estratégia.
Quanto mais tempo o email levar para carregar, maiores as chances de o leitor desistir de consumir aquele conteúdo.
Usando imagens e animações leves, o carregamento será mais veloz, evitando que surja desinteresse.
Se a sua marca possui, por exemplo, o azul e o roxo como cores principais da identidade, o mais recomendado é seguir com essas cores no email marketing.
Quando você foge do esquema de cores da marca, acontece uma desconexão da identidade e o leitor pode não reconhecer a empresa que enviou o email.
Não subestime os espaços em branco no layout. Eles servem como “respiro” das informações, dando uma pausa para os olhos do leitor.
Quando uma página está abarrotada de elementos, como já explicamos, é muito mais fácil que o usuário se distraia do verdadeiro objetivo, a conversão.
Um email marketing que cai no spam é o pior pesadelo de qualquer marca. Existem algumas técnicas para evitar isso. O mais importante é conseguir a autorização do usuário para envio, além de tomar cuidado com a automação no envio.
Do desenvolvimento ao conteúdo, a Studio Visual é especialista na criação de projetos digitais baseados em estratégia e alta performance.
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