Tem dúvidas sobre o que deve conter um site empresarial? Atualmente, ter um espaço na web exclusivo da sua empresa é um fator muito importante para o seu negócio.
Para ter ideia, de acordo com a TIC Domicílios, em 2019, cerca de 70% da população brasileira está conectada à internet. Isso significa que se a sua empresa não possui um site, ela é praticamente invisível.
Imagine o tanto de oportunidades que você está perdendo, não investindo em um site? Dê mais visibilidade à sua empresa agora mesmo seguindo o passo a passo:
Conteúdo:
Criar um site pode parecer algo simples, mas não é bem assim. É preciso que todos os elementos como a identidade visual, os gostos do seu público, a otimização para o Google, as chamadas para conversão e diversos outros pontos estejam bem estruturados e em sintonia.
Acompanhe as dicas e descubra todas as informações necessárias para a sua empresa se destacar na web.
A página inicial ou Home vai ser o primeiro contato do seu cliente com o site da sua empresa, isso significa que uma home bem desenvolvida vai garantir a melhor experiência e permanência do usuário em seu site por mais tempo.
Uma página inicial de qualidade deve oferecer uma excelente navegabilidade, ter um layout adequado e outras questões técnicas. Pense que a página inicial seria como se fosse a fachada da sua loja. Ela precisa ser convidativa e fazer sentido para o usuário.
Por isso, demonstre com clareza o seu produto, invista em call-to-action, que são estratégias de marketing digital para que o usuário realize uma ação. Também não esqueça de criar uma home page responsiva
Essa página vai ser aquela que você vai se conectar com o cliente, mostrar não só o propósito da existência da sua empresa e produtos oferecidos, como também humanizar a sua marca, contando um pouco da trajetória da sua empresa. Esse texto precisa conter os seguintes pontos:
É essencial que em seu site tenha os produtos e/ou serviços oferecidos pela sua empresa. Lembre-se de usar uma linguagem convidativa e criativa nas descrições, independente do ramo do seu negócio. Se for o caso, coloque imagens e outras mídias para deixar seus produtos mais convidativos.
Se sua empresa trabalhar com vendas, você pode integrar essa página com a sua loja virtual.
Não adianta você descrever o quanto a sua empresa é boa, se você não tiver como provar isso. Por esse motivo, uma boa prática para destacar a sua marca é ter uma página mostrando os principais clientes e os cases de sucesso.
Essa tática usada em marketing digital irá ser uma espécie de gatilho mental em seu usuário, pois ele verá que mais gente se interessou pela sua empresa, ou seja, é a reputação da sua empresa, isso passa muita credibilidade para a sua marca. Sem falar que seu cliente se sente mais seguro em confiar no seu produto.
Outro ponto que você pode destacar aqui são premiações que sua empresa possa ter participado ou, também, caso tenha sido citado em mídias públicas, como na imprensa, por exemplo. É possível criar uma seção em seu site só para isso.
É imprescindível que seu site contenha a informação dos canais de contato pelos quais o cliente possa se comunicar com você. Aqui, é possível incluir o e-mail, endereço, redes sociais e telefone.
Uma boa prática de marketing digital é incluir nesta página um formulário de contato. Isso significa que além de ter o contato do seu cliente, você terá informações sobre ele, dados pessoais que poderão ser usados para a criação de novos conteúdos, produtos, etc. É através desses formulários que você irá gerar e nutrir os leads.
Você já deve ter notado que muitos sites possuem uma seção com o blog da empresa. Esse recurso é ótimo para atrair mais clientes. É uma excelente oportunidade para oferecer ao consumidor um conteúdo de qualidade. Transformando a sua empresa em referência e autoridade no assunto.
Ter em seu site uma página onde estejam descritas as dúvidas e perguntas frequentes é algo que deve conter em seu site. Essa seção é importante, pois o usuário pode esclarecer possíveis dúvidas sozinho, sem precisar recorrer ao SAC ou chat de atendimento.
É muito comum que os usuários de um mesmo produto tenham dúvidas parecidas. Sendo assim, é importante que seu site tenha uma área dedicada para a FAQ, que quer dizer Frequently Asked Questions, ou seja, Perguntas Mais Frequentes.
Isso significa que toda a vez que o usuário tiver uma dúvida, ele não precise recorrer aos chats, por exemplo. Com a FAQ ele terá mais autonomia para resolver suas dúvidas com o autoatendimento.
É claro que irá depender de cada cliente. Existem pessoas que preferem conversar diretamente com o profissional do suporte. Ao passo, que existem clientes que preferem tentar resolver possíveis dúvidas ou problemas sozinhos. Por isso, é importante que os canais de atendimento ao consumidor ofereçam as duas possibilidades.
O domínio nada mais é do que endereço virtual de sua página na web. É a forma como os clientes buscarão seu produto (ou marca) na internet. Há muitas plataformas que oferecem o domínio gratuito. Mas, apesar de parecer um bom negócio, não é visto com bons olhos pelos usuários. Raramente você verá domínios gratuitos aparecendo nas primeiras páginas de buscas.
Por isso, para que a sua empresa tenha um bom ranqueamento no Google, por exemplo, é importante que você invista no seu domínio, pagando por ele. Além disso, ele deve ter um nome que traduz de maneira fiel a identidade da sua marca.
Pode parecer algo simples, mas com um domínio forte, o seu site passará confiabilidade para os usuários, terá visibilidade online, estabelece um vínculo mais rápido com o cliente, facilita na divulgação da marca, oferece possibilidade da criação de subdomínios e, através de técnicas de SEO, irá melhorar o desempenho nos mecanismos de buscas.
Mesmo que a sua empresa possua redes sociais, site e WhatsApp, ter um e-mail profissional é um forte canal de comunicação do seu negócio. Um e-mail profissional com um domínio personalizado passa muita credibilidade ao usuário. Além disso, ele facilita a comunicação não só com os usuários, como também com os funcionários da sua empresa.
Além do domínio, na hora de criar o site, é preciso que você pense também na hospedagem dele. E o que isso quer dizer? Hospedagem é basicamente o serviço onde seus site ficará disponível na Web. Ou seja, é o que possibilitará o seu site ser visitado 24 horas por dia em qualquer lugar da web pelos navegantes.
Na hora de escolher a hospedagem é preciso que ela tenha um ambiente profissional e seguro para armazenar os dados do seu site.
Se você fizer uma breve pesquisa sobre as plataforma de gerenciamento para a criação de sites, verá que há uma grande variedade. Então, provavelmente irá surgir a dúvida sobre qual escolher. As plataformas mais famosas são WordPress e Wix. Selecionamos algumas dicas para essa decisão ficar mais fácil.
Há algumas técnicas que é possível utilizar em seu site para que ele fique otimizado. E o que isso significa? Que através de técnicas de SEO, ele irá se destacar nas buscas, tendo um melhor ranqueamento. Selecionamos algumas dicas para otimizar seu site.
Ter um bom conteúdo é importante para a sua marca. Mas, também é essencial investir em um bom layout e design criativo responsivo para seu site se destacar entre os concorrentes.
Imagine se o usuário chegue até seu site pelos mecanismos de buscas, se encontrar um site cheio de informações e confuso, ele rapidamente sairá da página. Por isso, para que o cliente tenha uma ótima experiência e usabilidade, invista em um bom design. Também é importante que, independente da tela onde ele acessar seu site, o conteúdo fique claro e nítido ao seu leitor.
Já aconteceu com você de navegar em um site e não encontrar o que está procurando? Ou que parece que as informações ficam escondidas ou dispostas de maneira que não faça sentido? Para que seu isso não aconteça com o seu site, é importante que ele tenha uma usabilidade intuitiva.
Isso significa que vai ser agradável navegar nele e, consequentemente, o usuário vai acabar ficando mais tempo ali. E não porque ele está procurando informações, mas porque ele está encontrando tudo o que precisa acerca de determinado assunto ou produto.
Para ter um site com layout intuitivo e simples de navegar, é importante que ele tenha sido bem desenvolvido. Se você não tem conhecimentos com programação de sites, talvez seja uma boa ideia contratar uma empresa especializada em criação de sites.
Tão importante quanto o conteúdo descritivo de seu site, são imagens que você vai usar. É importante utilizar boas imagens, afinal elas possuem uma linguagem universal. Além disso, usar imagens originais é uma boa prática de SEO. Vale lembrar que as imagens devem possuir direito autoral para utilizá-las, não vai sair pegando qualquer imagem legal que ver pela frente, ok?
Atualmente, uma marca que não tenha também redes sociais pode diminuir a confiança do usuário com a sua empresa. As redes sociais fortalecem a relação cliente-produto.
Por esse motivo, é importante que em seu site, na parte do “contato”, tenha uma integração com todas as redes sociais que tiver.
Mesmo que a sua empresa já possua redes sociais e você até tenha e consiga seguidores fiéis, é muito importante que a sua marca também possua um site empresarial. Veja alguns pontos que é preciso levar em consideração, caso ainda tenha dúvidas se deve ou não fazer um site para a seu negócio
Um site bem desenvolvido é ideal para seu negócio se destacar entre os concorrentes. Se não experiência com criação de sites, uma dica é solicitar uma ajuda especializada, há diversas empresas que oferecem serviços de desenvolvimento para sites empresariais.
A Studio Visual é um bom exemplo. Especialista em WordPress, a empresa possui uma equipe profissional e dedicada para criação e otimização de sites, trazendo soluções inteligentes e layouts funcionais para que seu cliente tome ações estratégicas.
O custo do seu site irá depender muito do que você está buscando, do quanto está disposto a investir, a quantidade de profissionais envolvidos no seu projeto e integrações necessárias para que a sua operação funcione. Mas, a média seria entre R$ 2.500,00 e R$ 7.800,00 para um site institucional.
Pode parecer bem simples criar um site, mas olhando melhor verá que há muitos fatores a serem levados em consideração. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas práticas que é interessante refletir antes de criar o seu site e também para ter uma noção do que esperar do projeto, no caso de contratar empresas especialistas em criação de sites. Leve em consideração alguns fatores, como:
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