Se você tem dúvidas sobre o que é blog você veio ao lugar certo! Vamos explicar tudo sobre ele, como funciona, para que serve, seja ele pessoal, corporativo ou vlog.
Antes de mais nada, vale destacar que estamos falando de um meio simples e eficiente para a divulgação de qualquer empresa na internet.
E não precisa ser especialista em Wordpress para dominar essa ferramenta. Com blog, sua empresa pode conseguir muita visibilidade, aumentar o número de visitantes no site, entre outros benefícios.
Conteúdo
Podemos considerar o blog como um canal pelo qual você irá escrever textos dos mais variados assuntos com o objetivo principal de gerar tráfego para o seu site.
Normalmente ele se encontra dentro do próprio site institucional da empresa e a geração de conteúdo por meio dele, faz com que o tráfego do site institucional da empresa aumente.
Isso porque quando o texto é escrito pensando em estratégias de SEO, palavras-chave (ou keywords) que são muito requisitadas no Google, você pode se classificar entre os primeiros resultados de pesquisa do mecanismo de busca.
Isso nos leva ao próximo tópico do post que é:
Acabamos de falar sobre a possibilidade dos textos publicados na ferramenta serem encontrados pelo Google.
Para que serve isso?
É extremamente relevante o seu site ser encontrado por mecanismos de pesquisa porque o tráfego gerado por pesquisas no Google é um dos maiores tráfegos que sua empresa pode conseguir.
Quando falamos tráfego, estamos falando de pessoas visitando o seu site, e existem diversas formas das pessoas chegarem até ele, dentre essas formas de tráfego, destacamos:
Diariamente, a quantidade de pessoas que buscam por respostas e soluções no Google é enorme, o potencial de tráfego gerado por meio desses mecanismos de busca é massivo.
Hoje em dia, os maiores sites da internet, com a maior quantidade de pessoas visitando, são sites que trabalham muito bem o SEO.
Agora que você já sabe melhor o que é um blog e para que serve, vamos lhe mostrar como coloca-lo em prática!
Existem plataformas que permitem a criação apenas do blog, sem necessariamente ter um site, as principais são Blogger e WordPress.
Mas pensando em estratégias de SEO e numa boa posição nas pesquisas do Google, recomendamos que você tenha um site, e que dentro desse site seja feito o blog.
Recomendamos que você entenda o que é WordPress e aproveite os benefícios que essa plataforma de criação de sites oferece.
Portanto, vamos focar na criação do blog em plataforma WordPress, que é a mais indicada para criar o seu blog. Vamos às dicas?
Depois de criar a sua conta no site WordPress, você irá acessar a área administrativa do seu site e executar os seguintes passos:
Uma estratégia relevante de SEO para qualquer blog é trabalhar diferentes formatos de títulos ao longo do artigo, destacando as partes mais relevantes e deixando-o mais compreensível para o leitor.
Para isso trabalhamos com H1, H2, H3 e H4, são formatos que aumentam o tamanho das frases do texto e o destacam.
Você encontra essas opções no botão “Parágrafo” demarcada pelo retângulo vermelho acima.
Outra questão importante é trabalharmos com mídias que vão além do texto, para isso usa-se o outro botão destacado pelo retângulo vermelho: “Adicionar mídia”.
Por meio dele você consegue adicionar imagens, áudios e vídeos ao seu blog post, tornando-o mais interessante para o leitor.
Com o texto pronto e revisado, está na hora de publicá-lo na internet, para que todos possam ver!
Para isso basta clicar no botão “Publicar” que se encontra na aba direita da página do seu novo post.
Criar seu primeiro post no WordPress não é tão complicado assim não é mesmo?
Existem diferentes tipos de blog, sendo que os principais, como destacado acima, são os corporativos, pessoais, vlogs e de nicho.
A principal diferença entre eles são os assuntos tratados, a linguagem utilizada na criação dos textos e o formato de mídia usado em cada um. Saiba mais:
Os blogs corporativos são desenvolvidos pelas empresas em seus sites, a ideia principal desse tipo de blog é passar dicas e informações valiosas das principais expertises que a empresa possui.
Por meio dele também é possível responder às principais dúvidas do consumidor, divulgar novidades da marca e do setor, fazer reviews de produtos, entre outros.
Portanto, trata-se de mais um canal de relacionamento com o consumidor com o potencial de gerar clientes na internet.
Pensando nisso é bom que sua empresa esteja sempre atenta aos comentários que possam surgir nos posts que você publica, tentando, sempre que possível, responder às dúvidas e questionamentos postados.
Confira abaixo álbuns exemplos de blogs corporativos muito bem trabalhados:
O que é blog pessoal? Ele se diferencia bastante do corporativo principalmente pelos assuntos tratados nos posts, neste caso são mais pessoais e normalmente tratam de questões do cotidiano.
Muitas das vezes o tipo de linguagem também varia, por exemplo, blogs pessoais costumam ter uma linguagem mais despojada, enquanto os corporativos adotam, normalmente, uma linguagem mais formal.
Além disso, vale destacar o fator equipe, que é bem diferente quando comparamos o pessoal com o corporativo.
Isso porque o blog pessoal costuma ser desenvolvido por uma pessoa só, enquanto o corporativo normalmente é feito por uma grande equipe.
Confira alguns exemplos de blogs pessoais:
Nos blogs pessoais também costuma-se trabalhar muito com nichos específicos do mercado. Normalmente são canais de especialistas em algum assunto específico.
Por exemplo, o blog de um cozinheiro que dá dicas para outros chefs, ou então o blog de um amante de bicicletas eletrônicas que escreve dicas sobre o assunto, também para ciclistas com a mesma paixão.
Isso é blog de nicho, inclusive é uma das tendências de marketing digital para 2020, ou seja, conteúdos e marketing cada vez mais voltados para nichos, já que esses nichos possuem menos competição.
Qual a diferença entre vlog e blog? Basicamente o formato em que cada um é feito: enquanto o blog é feito por meio de textos e imagens, o vlog é feito por vídeo.
Vale destacar que os blogs são feitos em plataformas como WordPress, Blogger ou no site institucional da empresa, já o vlog costuma ser publicado em plataformas de vídeo, como o YouTube.
Os temas abordados nos vlogs são variados e costumam ter uma pegada bem mais pessoal.
Normalmente tratam-se de indivíduos postando suas opiniões sobre cultura, política, esportes, culinária, entre outros assuntos por meio de vídeos.
Pessoas que produzem esse tipo de conteúdo são chamadas de vloggers.
Esperamos que você tenha aprendido sobre o assunto, trata-se de um canal onde publicam-se textos dos mais variados tipos e assuntos, afim de explicar e passar conhecimento para as pessoas.
Trata-se de uma estratégia muito interessante de se trabalhar, tanto para empresas como para pessoas que tenham algo a ensinar na internet.
A frequência de postagens, o conhecimento sobre o que é SEO e suas principais estratégias, além do trabalho de um conteúdo original e valioso para os usuários online são diferencias que fazem com que você ganhe destaque na internet.
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