Otimizar o site WordPress é uma estratégia fundamental para que o seu site consiga destaque nos mecanismos de busca e consiga também mais conversões e usuários interessados.
Diferente do que muitos pensam, ter um site bonito não é o suficiente para garantir o sucesso da sua empresa na internet.
Por isso devemos pensar em otimização. O site de sucesso pode ser resumido como uma junção de design, performance e funcionalidades bem produzidas.
E isso não é uma meta fácil de se atingir. Por isso, antes de tudo, recomendamos a consulta com especialista em Wordpress para garantir a otimização do seu site com qualidade e segurança.
Focamos este artigo na otimização específica do WordPress porque trata-se da principal plataforma de criação de sites da atualidade.
Entendeu a importância de se otimizar o seu site? Então agora vamos às dicas de otimização de performance WordPress.
Conteúdo:
Antes de mais nada recomendamos que você analise a velocidade do seu site, trata-se de um fator fundamental para usuários do site e para mecanismos de busca.
Para isso, existem excelentes ferramentas de análise na internet, dentre elas destacamos:
Mais uma ferramenta excelente e gratuita do Google, o Page Speed Insights faz análises da velocidade de carregamento e performance do seu site, tanto mobile como no desktop (a velocidade pode variar de um meio para outro).
Nessa ferramenta você não apenas faz a mensuração da velocidade do site, como também recebe dignósticos e dicas de possíveis edições.
Basicamente eles faz a auditoria do seu site e mostra soluções estruturais e de programação para a melhoria do mesmo.
Outra ferramenta excelente e gratuita para análise da performance do site.
Por meio dela você consegue mensurar a performance do site e também recebe dicas de como melhorar essa performance, seja otimizando imagens, códigos de programação, entre outros.
Para otimizar o seu site WordPress, além de analisar as principais falhas na velocidade também é interessante analisar o SEO e indexação do site nos mecanismos de busca, como o Google.
Caso você ainda não saiba a importância do SEO para a sua empresa, recomendamos que você leia o artigo: “O que é SEO?“.
Para essa análise também utilizamos algumas ferramentas online, iremos indicar uma mescla de ferramentas gratuitas e pagas, porém todas excelentes ferramentas de análise de SEO:
Essa ferramenta é a primeira a ser citada por sua importância para a análise não apenas do SEO mas do site como um todo.
Ela é gratuita e consegue analisar a quantidade de pessoas que visitam o seu site, de qual cidade elas são, as páginas específicas de acesso, o tempo que gastam dentro do seu site e por onde elas chegam (e-mail marketing, redes sociais, anúncios pagos, entre outros).
Se o Google Analytics é uma plataforma não tão voltada para SEO mas do site como um todo, o Search Console já é diferente, essa plataforma é totalmente voltada para o SEO.
Por meio dela você analisa quais páginas do seu site estão ranqueando no Google, quais são as palavras-chave que direcionam pesquisa para o seu site e quais são as páginas que estão melhor classificadas no mecanismo de busca.
Trata-se de uma ferramenta fundamental para direcionamento de esforços do SEO.
O Search Console é excelente pois mostra exatamente as palavras-chave que estão sendo digitadas pelas pessoas para encontrarem determinadas páginas do seu site.
Essa plataforma é gratuita em partes, depende da funcionalidade que você utilizar.
Ela é muito interessante pois permite você analisar não apenas o SEO do seu site como também dos sites concorrentes.
Nem precisamos dizer como isso é importante para conseguir insights e ideias para estratégias de backlinks, criação de conteúdo, entre outros não é mesmo?
Além disso, caso você queira pesquisar por palavras-chave específicas a ferramenta mostra a quantidade de pesquisa que essas palavras recebem mensalmente no Google e se vale a pena trabalhar nelas.
O SemRush, assim como o Ubersuggest, oferece análises completas sobre quantidade de pesquisa de palavras-chave, backlinks que o seu site e os sites dos concorrentes recebem, entre outras funcionalidades fundamentais para SEO.
Além de analisar as palavras-chave ele também oferece sugestões de palavras-chave semelhantes àquela que você pesquisou, para que você possa trabalhar de forma completa uma palavra específica no seu blog.
Agora que você já sabe como analisar a performance e o SEO do seu site, vamos às estratégias práticas para melhorar e otimizar o seu site WordPress.
Essa estratégia é fundamental para diminuir o peso do seu site. A otimização de imagens deixa o seu site mais leve e veloz.
O que queremos dizer com isso? Não carregue imagens no seu site que sejam muito pesadas!
Carregue imagens de preferência em JPEG e em tamanhos menores, sem abrir mão da qualidade dela, mas não exagere na qualidade e peso da imagem!
Arquivos únicos com mais de 5 Mb (megabytes) já começam a prejudicar a velocidade do seu site.
Plugins desatualizados podem ser prejudiciais para o seu site como um todo, isso porque as atualizações são feitas para melhorar o desempenho e segurança desse plugin e consequentemente do seu site.
Além disso, é fundamental atualizar a versão do WordPress no seu site, falamos um pouco sobre isso no post “O que é WordPress“, sua atualização traz mais segurança e desempenho para o seu site.
Lembre-se, sempre que for fazer atualizações, principalmente envolvendo o WordPress, faça um backup do seu site ante de atualizar, isso evita que potenciais problemas nessa atualização façam com que você perca todo o site.
Por incrível que pareça o servidor que você escolhe para hospedar o seu site influencia na estratégia de otimizar o WordPress.
Isso porque existem diversos tipos de servidores onde o seu site pode se hospedar, entre os principais destacamos: a hospedagem compartilhada, o servidor VPS, servidor dedicado e o servidor cloud.
Diferentes tipos de servidores influenciam em diferentes performances no seu site já que cada um possui uma capacidade de carregamento diferente.
Logo, servidores de alta qualidade, como no caso do servidor cloud e dedicado, trarão mais velocidade e segurança para o seu site.
Outra estratégia importante para otimizar a performance WordPress é habilitar o cache do seu site para o servidor do usuário que volta a visitá-lo.
Dessa forma o conteúdo do site irá carregar mais rapidamente para o usuário que está visitando novamente.
Isso ocorre pois o cache faz com que parte do seu site já esteja salvo no navegador do usuário, sem que este precise carregar todas as informações, como na primeira vez que se visita o site.
Alguns temas prontos para sites em WordPress são extremamente pesados por possuírem diversos recursos complexos, alguns inclusive já vem com mídias pesadas (fotos, vídeos, etc), isso pode fazer com que seu site também fique muito pesado.
Além disso, sempre ressaltamos a importância de nunca usar temas ou plugins falsificados, de autoria duvidosa, já que eles podem estar infectados com malwares que não apenas prejudicam a performance do seu site, mas botam em risco toda a estrutura do site como também a do seu servidor.
Plugins são ferramentas extremamente potentes e interessantes de se trabalhar para otimizar o WordPress, eles são elaborados por toda uma comunidade de desenvolvedores WordPress.
Entre os principais plugins para otimizar o seu site, destacamos:
Trata-se de um dos melhores plugins para trabalhar o cache do seu site. Como citamos acima, a configuração do cache é fundamental para o rápido carregamento do site para visitantes que retornam a ele.
O WP Fastest Cache é um plugin simples de se usar e que gera bons resultados na performance do site.
Esse plugin auxilia na questão da compactação e otimização das imagens do seu site.
Ela basicamente faz a compressão e diminuição dos arquivos de imagem sem que para isso a qualidade da imagem seja diminuída.
Este plugin coloca em prática a maioria das análises de otimização que citamos no artigo. Você instala no seu site e a partir disso ele analisa os principais problemas que o site está apresentando, seja em relação ao SEO, segurança ou velocidade do site.
Esse plugin faz com que o conteúdo que não está visível ao usuário não seja carregado. Ele muda a ordem de carregamento do site, e o foco vai todo para o conteúdo que está visível na página do usuário.
Trata-se de uma estratégia bem interessante para o aumento da velocidade do site, já que apenas o conteúdo necessário será carregado, aumentando assim a velocidade de processamento.
Um dos melhores plugins do WordPress quando o assunto é SEO, ele é responsável pela análise das páginas do site no quesito ranqueamento e indexação nos mecanismos de busca.
Além de analisar a qualidade das páginas para SEO ele oferece dicas e soluções que irão lhe auxiliar na busca de uma melhor classificação no Google.
O uso dessa ferramenta é fundamental, por exemplo, para blogs que trabalham constantemente com diferentes palavras-chave na busca de uma boa classificação no Google.
Quando falamos sobre SEO on page, estamos falando sobre estratégias de otimização do SEO dentro do site da sua empresa.
Entre as principais estratégias de SEO on page nós destacamos:
Otimizações de site exigem uma plataforma que seja facilmente adaptável e o WordPress é perfeito para isso.
O site é uma plataforma que está em constante mutação, seja de conteúdo que varia ao longo do tempo, seja do seu layout e funcionalidades que podem sempre ser editados e aprimorados.
Tendo isso em vista, destacamos a importância de plataformas como o WordPress por sua facilidade de edição, ele possui uma área administrativa amigável e funcionalidades que permitem a realização de mudanças constantes no site.
A facilidade de adaptação que o WordPress oferece é um dos vários benefícios da plataforma, que o torna tão importante na internet, sendo inclusive a plataforma de criação de sites mais utilizada da atualidade.
Quando pensamos em otimização de sites, o WordPress é a plataforma perfeita já que é adaptável e possui todos os recursos e ferramentas necessários para essas otimizações.
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