A pesquisa de palavras-chave é um ponto fundamental para definir a sua estratégia de marketing de conteúdo baseada em boas práticas de SEO.
É com essa pesquisa que podemos identificar pautas com relação com o seu serviço/produto e público-alvo, criando então conteúdos assertivos.
Utilizar essa estratégia voltada para SEO é uma das formas mais eficientes de criar um conteúdo relevante e direcionado para o seu público. Assim, a sua marca facilmente ganhará destaque nos mecanismos de busca, como o Google.
Quer entender como a pesquisa de palavras-chave é feita e, porque ela é tão importante? Continue lendo este artigo e tire suas dúvidas!
A pesquisa de palavras-chave é um processo do planejamento de conteúdo. Na prática, são analisadas pesquisas orgânicas dos mecanismos de busca para entender o que o seu público quer saber.
É comum que a pesquisa se desenrole em resultados muito ambíguos ou sem nenhuma relação com a sua marca. Por isso é importante que, junto a pesquisa, o profissional responsável tenha em mãos um estudo de benchmarking.
É dessa forma que podemos identificar quais palavras-chave são pautas em potenciais para serem utilizadas em uma estratégia de conteúdo.
A busca por essas palavras-chave pode ser feita com a ajuda de ferramentas com acesso aos dados dos mecanismos de busca, organizando essas buscas em palavras-chave mais buscadas, palavras-chave de cauda longa e perguntas relacionadas às palavras-chave.
As palavras-chave, ou keywords, são importantes para criar um conteúdo assertivo, que seja relevante para o seu público. Ao utilizar as palavras-chave corretamente, os mecanismos de busca irão oferecer o seu conteúdo quando o usuário fizer uma busca por aquela palavra-chave.
As palavras-chave também precisam ter um nível de relação entre elas. Assim, ao criar conteúdos relacionados, fica mais evidente a expertise da empresa com aquele assunto, além de fortalecer o link building entre as páginas.
Entretanto, essa pesquisa também vai além da criação de blog posts, podendo ser utilizada para otimizar a relevância e assertividade de itens como:
Os objetivos de uma pesquisa de palavras-chave são bem simples. Basicamente, a pesquisa visa encontrar palavras-chave que tenham mais chances de conseguir um bom ranqueamento no SERP (Search Engine Results Page) de um mecanismo de busca.
Estar bem posicionado nessa lista de resultados é o que faz com que os usuários acessem o seu site e consumam o seu conteúdo.
O algoritmo desses mecanismos de busca consideram diversos fatores para entregar resultados mais assertivos para a busca de um usuário.
Por isso a sua pesquisa de palavras-chave deve estar alinhada ao público-alvo e quais resultados a sua empresa espera ter com essa estratégia.
Entre os fatores que os mecanismos de busca utilizam para entregar um conteúdo, podemos citar brevemente:
Sendo assim, não basta utilizar as palavras-chave encontradas na pesquisa. É preciso que o conteúdo tenha qualidade e relevância para os usuários, aumentando as chances de sucesso do texto.
Saber escolher as melhores palavras-chave para a sua estratégia pode ser um processo complexo, já que existem diferentes tipos de keywords e formas de utilizá-las.
Para definir uma estratégia corretamente, é preciso trabalhar tanto com as keywords head tail, quanto com as long tail.
Uma head tail keyword é a palavra-chave principal de uma pesquisa. Ou seja, é uma categoria de palavras-chave de alta concorrência, mas também com um volume de busca muito alto.
Embora elas possam brilhar os olhos pelo alto volume, é preciso ter muito cuidado ao trabalhar com essas keywords, já que elas são relacionadas a temas muito amplos, dificultando a relevância para o seu público e o conteúdo fica refém de uma concorrência muito alta.
Porém, durante a pesquisa de palavras-chave, será possível identificar keywords secundárias a essa head tail, tornando o conteúdo mais assertivo e aumentando as chances de um bom posicionamento.
As long tail keywords, ou palavras-chave de cauda longa, são variações mais desenvolvidas das palavras-chave head tail.
Em um exemplo simples, podemos dizer que a sua head tail seja “marketing”. Após uma análise mais minuciosa, você chegou a outra head tail que se adequa melhor a estratégia, como “marketing de conteúdo”. A partir disso, uma long tail possível seria “como fazer marketing de conteúdo”.
Com isso, outras long tails podem ser utilizadas, como:
Ou seja, utilizar palavras-chave de cauda longa aumenta a assertividade do conteúdo, oferecendo exatamente o que o seu público-alvo está buscando.
Ao trabalharmos com long tails keywords, fica mais fácil conseguir um bom posicionamento, diminuindo a concorrência e aumentando a qualidade do conteúdo.
Porém, o ideal é trabalhar com os dois tipos de palavras-chave, criando uma relação entre as pautas e fortalecendo o link building.
Indo muito além da pesquisa de palavras-chave, uma boa estratégia de conteúdo é a solução para trazer relevância e credibilidade para a sua empresa.
Além de ser uma forma de ser visto e reconhecido pelo seu público, o investimento em conteúdo de qualidade pode aumentar conversões e outros KPIs para o seu negócio na internet.
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