Existem muitas dúvidas sobre SEO para redatores na internet. Se você trabalha como Redator Web, já deve estar familiarizado com a necessidade de otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca (Search Engine Optimization – SEO).
Uma estratégia de SEO bem incorporada à sua estratégia de conteúdo pode melhorar muito as suas métricas. Mas você sabe como fazer isso?
Neste artigo, a Studio Visual separou algumas das melhores dicas de SEO para você criar conteúdo que ranqueia, converte e marca a memória do leitor. Continue lendo!
Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de práticas na produção e estruturação de conteúdo web (sites, blogs, etc) cujo objetivo é maximizar as chances de uma página aparecer bem colocada nos resultados de uma pesquisa.
Essas práticas são baseadas no sistema de ranqueamento de páginas do algoritmo do Google, o PageRank. Este algoritmo utiliza uma série de fatores para analisar uma página e atribuir a ela uma nota. Com a nota, ele consegue filtrar os resultados mais relevantes para exibir ao usuário.
SEO considera fatores como performance técnica do site, uso de palavras-chave e estruturação do conteúdo de modo a torná-lo mais legível, tanto por humanos quanto pelo robô do PageRank.
O Redator Web produz todo tipo de conteúdo escrito para ser veiculado em sites, blogs, portais e outras páginas da Internet.
Este conteúdo pode ser instrucional (tutoriais, guias), informativo (notícias, informações institucionais, blog posts) ou com foco em conversão (Landing Pages, whitepapers, branded content).
O profissional de redação web pode atuar em User Experience Design (UX Design), Marketing Inbound e Outbound, comunicação corporativa, etc.
O Redator com foco em SEO normalmente atua em estratégias de posicionamento de um site ou blog na primeira SERP (Search Engine Results Page), ou Página de Resultados de Mecanismo de Busca.
Para isso, produzirá conteúdo em observância às normas e necessidades de SEO. Isso inclui formatação, uso de palavras-chave, estruturação semântica o conteúdo e muito mais.
Para se tornar um bom Redator Web para SEO, é importante estudar sobre a área e estar sempre atento às regras do PageRank. O algoritmo está em constante atualização, e por isso é fundamental ter certeza da importância de cada critério para o ranqueamento.
Além da observância às recomendações e necessidades do algoritmo do Google, o profissional de redação que busca um bom desempenho nos mecanismos de busca deve estar atento às tendências de pesquisa.
Através de ferramentas especializadas, disponibilizadas pela Google ou por terceiros, você pode acessar estatísticas relacionadas às pesquisas recentes e descobrir tendências de palavras-chave e tópicos buscados pelos usuários.
Essas tendências devem pautar a produção editorial para maximizar as oportunidades de que seu site seja recuperado por uma busca.
Respeitar as práticas de SEO e obter uma boa colocação na SERP valoriza o seu conteúdo, pois permite que ainda mais pessoas possam visualizá-lo e aprender com ele. Logo, o trabalho de SEO em conteúdo textual na internet é essencial.
Uma grande vantagem que o conteúdo escrito leva sobre outras mídias é o texto ser buscável e indexável pelo algoritmo. Com isso, cada palavra inserida no texto ajuda a torná-lo mais facilmente localizável na web.
Para tirar o melhor proveito desse fenômeno, tudo que você precisa fazer é respeitar as recomendações de SEO para construir um texto que agrade aos leitores e seja compreensível pelo PageRank.
Confira nossas dicas para não errar na Redação Web com foco em SEO.
Formatação é muito importante para SEO. Isso, pois, na internet as pessoas não leem da mesma forma que na vida real. Em vez disso, o usuário escaneia a tela com mais rapidez e por isso pode perder informações caso elas não tenham suficiente destaque.
Use parágrafos curtos e frases simples, separe as ideias do seu texto usando níveis de parágrafo, use negrito e itálico, imagens e o que mais for necessário para garantir que cada informação do seu texto possa ser rapidamente consumida.
Busque criar conteúdos a partir de palavras-chave em tendência, e utilize-as pelo texto com eficiência.
Isso significa inseri-las em frases com sintaxe clara e objetiva, para garantir que o algoritmo possa interpretar o contexto semântico em que a palavra aparece. Isso é especialmente importante para palavras-chave de dificuldade alta.
Use as keywords nos headings e inclua palavras-chave relacionadas em headings secundários ou terciários.
O título é uma das informações mais importantes para uma página, e o PageRank se atentará a eles. Certifique-se de incluir a palavra-chave no título, sempre o mais à esquerda possível.
Seu título também deve deixar claro, em palavras simples, o objetivo da página e que tipo de informações o leitor poderá encontrar nela.
A meta description é aquele pequeno texto que aparece abaixo do título de um resultado de pesquisa. Este texto revela, em poucas palavras, um pouco mais sobre o conteúdo da página.
Normalmente, a meta description de um texto esclarece as principais questões que nele serão respondidas ou abordadas. Para páginas utilitárias, a meta description pode explicar as ações que o usuário poderá realizar a partir daquela página.
Se você utilizar imagens no seu conteúdo, garanta que elas estão otimizadas para os mecanismos de busca.
Redimensione as imagens desnecessariamente grandes; use extensões de arquivo como .jpeg; nomeie o arquivo de forma descritiva; coloque legendas nas imagens; e não esqueça de inserir tags de texto alternativo em cada uma delas.
Os links são um dos elementos mais importantes para SEO. Páginas que linkam para outras páginas e recebem backlinks têm mais valor para o algoritmo, pois ele entende que estão melhor inseridas numa teia de conteúdos relacionados.
Se você tem um blog, capriche nos backlinks entre textos e aposte em Content Hubs para garantir que cada leitor tenha fácil acesso ao máximo de conteúdo.
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