Cibersegurança em 2024; veja o que dizem os profissionais da área

cibersegurança em 2024
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 3 de janeiro de 2024

A cibersegurança em 2024 será um assunto muito abordado durante o ano todo, já que as previsões mostram que a tendência dos cibercrimes é aumentar.

Segundo a consultoria IDC, embora a previsão mostre um crescimento de 12% nos crimes no meio digital no mercado de TI em 2024, é possível que o percentual seja ainda maior devido à influência da inteligência artificial.

Alexandre Armellini, gerente da Cipher, diz que a IA será um grande desafio para a cibersegurança em 2024.

Vulnerabilidades em redes IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) e a grande exploração de RaaS (Ransomware as a Service), também podem ser consideradas ameaças para 2024. 

A Inteligência Artificial permite a utilização de algoritmos sofisticados para executar ataques personalizados, sendo empregada na automatização de invasões a redes e dispositivos através de práticas como phishing, ransomware e engenharia social.

Armellini também afirmou que se tornou “comum o uso da IA para elaboração de vídeos ou áudios (deep-fake), que apoiam golpes de engenharia social. Além disso, a IA vem sendo utilizada para aperfeiçoar malwares inteligentes e até mesmo quebrar senhas”. 

Com o relatório mais recente da Europol (entidade europeia que visa o combate do crime organizado internacional, os golpes cibernéticos feitos a partir de IA têm crescido mais de 40% nos últimos dois anos.

IA também como aliada na cibersegurança em 2024

Por mais que existam diversos tipos de golpes criados a partir da Inteligência Artificial, ela também pode ser uma grande aliada na hora de detectar de forma proativa essas ameaças.

A IA pode auxiliar na segurança na nuvem, no network security, na detecção de fraudes, na segurança endpoint, entre muitas outras áreas.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também