CTA: tudo sobre o call to action

cta
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 18 de abril de 2024

Muitas marcas, mesmo com uma boa presença no ambiente digital, sentem dificuldade em atrair clientes qualificados. 

Isso porque tudo no mundo da estratégia envolve uma série de ferramentas e técnicas para atração e retenção de usuários. 

Uma dessas técnicas, muito útil para converter leads, é o Call To Action, também conhecido como CTA. 

Saiba o que é CTA e como isso pode ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes virtualmente. 

O que é CTA ou call to action?

O Call To Action nada mais é do que um “chamado para ação”, como o próprio nome diz. 

Quando um usuário acessa seu site, por exemplo, ainda que se interesse pelo produto, ele pode não saber que passos tomar. É o CTA que vai indicar o caminho!

Um Call To Action, por mais básico que seja, como um botão escrito “Clique aqui”, já é uma indicação do que fazer e aumenta a sua conversão. 

Pode parecer simples, mas o CTA envolve conhecimento em persuasão, essencial para atrair o usuário e levá-lo a uma ação. 

Por que usar o CTA?

Pense no CTA como um impulso. Ele, sozinho, não vai fazer com que você venda mais, mas, atrelado a uma estratégia bem planejada, faz toda a diferença.

Imagine a situação: um usuário leu o artigo do seu blog, e se interessou pelo conteúdo. Sem um Call To Action, ele pode simplesmente sair da página, sem mais interações. 

Porém, ao incluirmos um CTA no final do artigo, direcionando para outros conteúdos, o leitor se sente instigado a continuar a navegação, permanecendo no site e possivelmente realizando uma conversão.

Quais os objetivos do CTA?

O objetivo principal de um CTA é indicar ao usuário o que ele precisa fazer. Sim, uma frase bem escrita no final de um conteúdo pode direcionar uma pessoa.

Mas, direcionar para onde? Isso vai depender do objetivo do seu projeto. Veja alguns exemplos de ação que o CTA pode indicar.

Gerar tráfego para outro artigo no blog

Se o conteúdo em questão será publicado em um blog, é possível inserir um CTA ao final dele para direcionar a outros artigos. 

Isso é útil para manter o usuário no seu site, para ele ler mais publicações e perceba que você é autoridade no assunto.

Inscrições em uma newsletter

O seu objetivo é angariar contatos para newsletter? Então, o CTA pode levar o usuário a se inscrever.

Para ser ainda mais útil, lembre-se de mostrar ao longo do conteúdo que as informações que ele vai receber na newsletter são valiosas. 

Recomendar um download

Caso você disponibilize algum arquivo relacionado ao assunto geral da página, é útil incluir um Call To Action de download. 

Assim como na newsletter, mostre que o conteúdo baixado é importante e contém informações que o usuário precisa saber. 

Direcionar para uma landing page

É muito comum encontrar CTAs em landing pages, mas também é possível que ele leve a uma delas. 

Unir duas estratégias de uma só vez é uma boa ideia para conquistar o cliente, desde que as duas sejam feitas da forma certa, sem parecerem “controladoras”. 

Ação nas redes sociais

O CTA também pode ser usado para indicar ações em redes sociais, como curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outras. 

Para isso, inclua o Call To Action na legenda das publicações, ou até mesmo na mídia publicada. 

Assistir um vídeo

Se a intenção é levar a pessoa a assistir a um vídeo ou acessar um canal no YouTube, por exemplo, o CTA também pode ser utilizado. 

Garanta que o vídeo seja informativo, útil e engajador, para que o usuário assista até o final. 

Participar de um evento

O CTA também pode indicar a inscrição ou compra de ingressos em um evento específico, seja ele presencial ou virtual. 

Aqui também vale a dica de atrair o público certo, direcione o Call To Action às pessoas que realmente se interessem pelo evento. 

Responder a uma pesquisa

Também vale usar o CTA para solicitar respostas em pesquisas, como as de satisfação. 

Se possível, ofereça algum tipo de recompensa para quem responder à pesquisa, é uma forma eficaz de atrair mais pessoas. 

Como escolher o Call To Action certo?

Agora você já sabe como o CTA é um aliado indispensável na busca de novos clientes. Mas, como escolher o melhor Call To Action para o seu projeto?

Aqui vão algumas dicas de especialista para você escolher, e aplique, o CTA ideal para atrair o seu cliente. 

1. Saiba quem é a persona do post

Quem você deseja atingir? Entenda qual é a personalidade desse usuário, o que ele precisa, o que ele busca e quais os interesses dele. 

Assim, é possível personalizar o CTA para que realmente converse com as necessidades de quem acessou a página, recebeu o email, etc. 

2. Saiba o nível de conhecimento da persona

A segunda etapa é descobrir o que essa pessoa sabe sobre a sua empresa e sobre o que você oferece, principalmente se for um produto nichado.

Independente do resultado da pesquisa, é importante incluir informações mais básicas sobre o assunto antes de incluir o CTA, pois o usuário não vai realizar uma ação se nem sabe para que serve.

3. Considere o estágio no Funil de Vendas

O funil de vendas representa um caminho que o usuário faz até chegar à conversão. 

Entenda se o seu lead está no topo, meio ou fundo do funil para adequar o CTA àquilo que ele busca no momento, sejam mais informações ou até mesmo a compra final. 

4. Escolha o formato do Call To Action

Como o Call To Action irá aparecer? Em forma de texto, botão, elemento gráfico, imagem?

Decidir isso é importante para definir onde ele estará na página. Conte com a ajuda de um designer para entender as melhores opções visuais!

Onde devo usar o CTA?

O CTA é muito versátil. Por se tratar de uma ferramenta de atração, pode ser utilizada em qualquer material que tenha o objetivo de levar o usuário a uma ação. 

Quer algumas ideias? Aqui vão os principais lugares onde você pode aplicar CTA. Esses não são os únicos — você pode aplicar a técnica onde acreditar que ela será útil para a marca.

  • Home do Site
  • Páginas do Site
  • Redes Sociais
  • Email Marketing
  • Posts no blog
  • Anúncios
  • Vídeos
  • Ofertas
  • Materiais específicos

Como a Studio Visual pode te ajudar com CTAs?

Apenas aplicar uma série de CTAs sem critério não adianta. Afinal, ele faz parte de uma série de ferramentas estratégicas. 

Para aplicar o CTA de forma que, realmente, traga resultados, é mais indicado contar com a ajuda de profissionais da área, como a equipe Studio Visual

Entre em contato e saiba como podemos ajudar a sua marca a alcançar ainda mais leads qualificados!

Fique sempre atualizado acompanhando as redes sociais da Studio Visual! Nos siga no Instagram para novidades e acompanhe oportunidades no LinkedIn.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também