Producer + Consumer = A era dos prosumers

era dos prosumers
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 24 de abril de 2024

Você provavelmente já ouviu a expressão prosumer ou prosumidor. Vamos começar este artigo com uma pergunta objetiva: Afinal, quem são os prosumers?

É fato que a internet chegou para dar voz às pessoas. Cada vez mais curtimos e compartilhamos conteúdos que fazem sentido para nós.

O que isto significa? Que mostramos ao mundo nossos interesses e opiniões.

Portanto, quando falamos de prosumers estamos falando de consumidores que também são produtores de conteúdo, que geram opiniões relevantes na internet.

Buscamos informações de um jeito simples e expressamos nossas opiniões com base em tudo o que lemos junto à nossa bagagem cultural.

Ok… agora é válido deixarmos este assunto um pouco mais claro. Entenda a fundo neste post o que são e a importância dos prosumers e como isso reflete em uma nova estratégia digital.

Prosumer: Consumidor + Produtor de conteúdo
Prosumer: Consumidor + Produtor de conteúdo

Introdução aos prosumers no Marketing Digital

Cada vez mais o consumidor se preocupa com o que compra e com os benefícios versus malefícios de determinado produto.

Isso faz com que ele se torne mais exigente, a ponto de cobrar um posicionamento da marca na internet frente ao que ela oferece aos seus consumidores.

Os prosumers se destacam dos consumidores comuns pois, normalmente, eles são influenciadores digitais. Como base de perfil, eles possuem um grande número de seguidores em diversas redes sociais e inspiram seus seguidores sobre determinados produtos ou serviços.

Neste cenário, entende-se que o prosumer ou prosumidor, é aquele consumidor que busca por informações sobre determinados produtos ou serviços e os divulga para toda uma rede de seguidores.

Ou seja, são pessoas que se preocupam em saber o que consomem e qual é a marca atrelada a isso, além disso elas divulgam e fazem análises críticas sobre aquilo que consomem.

O foco desses consumidores está relacionado à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e ao posicionamento da marca em redes sociais e blogs.

Quando falamos sobre o posicionamento de marca no marketing digital, nos referimos à forma como uma empresa se comunica e se relaciona na internet.

Nós, como uma empresa especialista em WordPress e marketing digital, sabemos que um ponto fundamental para sua empresa é estar sempre comunicando com seus usuários online, respondendo a dúvidas e reclamações.

Prosumer marketing
Prosumer marketing

Por que o prosumer é fundamental para a estratégia de marketing da sua empresa?

Quando falamos em formas de se conquistar novos clientes e de fidelizar clientes atuais, uma das melhores maneiras de fazê-lo é por meio da indicação, concorda?

As pessoas sentem mais confiança em fechar negócio com a sua empresa quando esta é indicada para eles por alguma pessoa próxima, seja um membro da família, um colega de trabalho ou algum amigo.

O consumidor confia e sente muito mais segurança para efetuar uma compra quando há uma recomendação.

Os prosumers entram nessa estratégia pois eles serão aquela pessoa confiável que indica algum produto ou serviço para outras pessoas, isso numa escala ainda maior, já que normalmente os prosumers possuem uma grande quantidade de seguidores.

E como um prosumer contribui para sua estratégia?

É necessário criar um tipo de relacionamento com seu prosumer, pois é necessário observar de perto o que ele acha da sua marca.

Além disso, entender como a opinião dele influencia seus seguidores nas redes sociais e como isso vai impactar as outras pessoas.

Separamos algumas dicas de como se relacionar com um prosumer e como torná-lo um aliado da sua marca na internet:

  • Esteja presente nas redes sociais – é ali que eles estão e possivelmente estão falando da sua marca.
  • Crie um relacionamento com o prosumer – após diagnosticar seu prosumer saiba como conversar com ele, demonstre interesse em saber o que ele pensa sobre sua marca.
  • Convide o prosumer para conhecer sua empresa e construa um relacionamento de verdade, ele pode ser um grande aliado para propagar sua marca.
  • Saiba lidar com comentários negativos da parte do prosumer, seja atencioso e busque se posicionar com a sua opinião.
Faça estratégias de relacionamento com o cliente e marketing pensando no seu prosumer
Faça estratégias de relacionamento com o cliente e marketing pensando no seu prosumer

Concluindo, nós vivemos na era das avaliações e dos prosumers.

Para concluir destacamos a relevância que as avaliações e indicações possuem no marketing digital atual.

Como consumidores virtuais, estamos constantemente buscando por críticas, reviews e avaliações antes de efetuar alguma compra.

Isso porque a internet possibilitou que todo tipo de avaliação e análise esteja ao nosso alcance em poucos cliques.

As avaliações são fundamentais para as vendas online, você deve se aproveitar delas para aumentar as vendas da sua empresa.

A internet tem essa grande vantagem, ela criou um ambiente em que todo mundo pode ter voz para tornar público aquilo que pensa sobre temas variados, sobre personalidades e também sobre empresas.

Uma empresa  que está bem avaliada, por exemplo, no Google Meu Negócio, provavelmente irá gerar mais vendas do que as empresas que estão mal avaliadas na plataforma.

As avaliações e opiniões dos usuários da internet, principalmente daqueles que são prosumers, ou seja, consumidores e produtores de conteúdo, são fundamentais para o sucesso ou o fracasso do seu negócio no meio online.

Esperamos que o termo “prosumer” criado por Alvin Tofler, tenha ficado claro para você, recomendamos que nas suas estratégias de marketing digital estejam inclusas estratégias para atendimento e relacionamento com  o seu consumidor online. Isso é fundamental para que você seja bem sucedido com os seus prosumers, escute o que eles tem a dizer!

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