Falso ChatGPT rouba dados de usuários de Android; entenda

Android
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 5 de setembro de 2023

Uma ameaça direcionada a aparelhos Android pode acessar dados confidenciais dos usuários caso os aparelhos sejam infectados.

As autoridades da Índia disseram que a ameaça chega aos celulares através de versões falsas de aplicativos populares como o ChatGPT.

A ameaça é do tipo Trojan de acesso remoto chamado DogeRAT. Muitos lugares da Índia foram infectados e as pessoas conseguem ter acesso a contatos, mensagens, credenciais bancárias, entre outros.

O malware pode controlar dispositivos Android infectados enviando spam, fazendo pagamentos rastreando a localização da vítima e alterando arquivos.

Outros aplicativos “fake” estão sendo utilizados para espalhar o Trojan, como o YouTube, Instagram e Netflix.

A ameaça foi descoberta por uma startup de segurança cibernética chamada CloudSEK. O malware de código aberto tem como alvo vários setores, inclusive o financeiro.

A startup afirma que por mais que os ataques agora tenham acontecido na Índia, a ameaça pode ser global.

Como proteger seu aparelho Android?

As autoridades indicam que as pessoas não baixem aplicativos de plataformas de terceiros não verificadas e não acessem links de pessoas desconhecidas.

Além disso, é sempre bom manter os patches de segurança Android atualizados, desta forma, seu software estará mais protegido contra essas ameaças.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também