GoatRAT: saiba como funciona “vírus do Pix” e como se proteger

goatrat
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 15 de agosto de 2023

Os golpes cibernéticos estão cada vez mais elaborados. O GoatRAT é um malware que consegue acessar as informações do aparelho e atuar em sistemas de transferência. 

Como assim? Isso significa que, em um aparelho infectado, o hacker consegue fazer, por exemplo, transações bancárias sem autorização. 

Esse golpe já foi registrado por usuários de bancos como Nubank, Inter e PagBank, então a melhor prática é se proteger o quanto antes para evitar dores de cabeça. 

O golpe funciona assim: os hackers criam um link infectado e o espalham em mensagens automáticas para contatos que eles pensam ser vulneráveis, suscetíveis a clicar no link. 

Quando alguém clica nesse link, é baixado um apk (arquivo de aplicativo externo), que automaticamente dá acesso ao smartphone pelo painel administrativo do GoatRAT.

Com esse acesso, o hacker consegue fazer várias coisas usando o aparelho, inclusive transações bancárias, como o Pix.

Como se proteger do GoatRAT?

Ainda que o malware seja muito eficiente, existem formas de proteger seu aparelho do GoatRAT, veja como. É importante saber que ele afeta principalmente smartphones e tablets Android.

– Instale aplicativos apenas pela Google Play Store, não libere apps externos

– Use antivírus no aparelho, sempre

– Use a biometria para realizar transações 

– Não clique em links suspeitos que você não tenha certeza da procedência

De modo geral, evite tudo o que não venha de fontes desconhecidas e sempre tenha um pé atrás quando o assunto é a internet, afinal, os golpes estão crescendo exponencialmente.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

 

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também