Nesta quarta-feira (21), o Google anunciou um novo modelo de Inteligência Artificial chamado Gemma, uma plataforma de código aberto direcionada para empresas e pesquisadores que desejam estudar o assunto e desenvolver suas próprias inteligências artificiais.
De acordo com o Google, Gemma foi construída a partir da mesma tecnologia do Gemini, sua outra IA. Porém, a Gemma é uma versão mais simplificada e compacta, mas ainda sim, bastante poderosa.
A Gemma começou a ser disponibilizada hoje em duas versões, a Gemma 2B e a Gemma 7B, que diferem em tamanho do modelo.
Ambas as versões são pré-treinadas pelo Google e podem ser personalizadas através de instruções para se adequarem a diferentes áreas de especialização, conforme necessário para o projeto em que são implementadas.
As versões da Gemma apresentam um framework flexível e adaptável a diferentes padrões de trabalho. Além disso, incluem medidas de segurança desenvolvidas pelo Google, com “rigorosos ajustes” e seleções de dados revisadas.
É possível começar a utilizar a Gemma gratuitamente via Kaggle ou via Google Cloud a partir de um bônus em créditos para pesquisadores selecionados.
O site da Gemma também oferece guias rápidos para se familiarizar com a ferramenta antes de trabalhar.
Segundo o Google, a Gemma demonstra uma amplitude de conhecimento superior, mesmo apenas com o pré-treinamento, em comparação aos modelos concorrentes Mistral e LLAMA-2, da Meta.
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!
O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…
O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…
Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…
John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…
O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…
A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…