Categorias: Blog

Google compra Cameyo para rodar apps do Windows: entenda

O Google quer tornar o ChromeOS mais atrativo para empresas e acaba de anunciar a aquisição da Cameyo, especialista em virtualização de software. Essa aquisição vai permitir que usuários do ChromeOS rodem aplicativos do Windows diretamente no sistema, sem precisar de um Windows completo instalado.

Essa jogada é fruto de uma parceria iniciada em 2023. Na época, Google e Cameyo trabalharam juntas para trazer suporte a programas legados do Windows para o ChromeOS. Essa colaboração já possibilitou integração com o sistema de arquivos local, execução de apps virtuais como PWAs (Progressive Web Apps) e melhorias para copiar e colar entre apps.

A tecnologia de virtualização de aplicativos da Cameyo, chamada Virtual App Delivery (VAD), é uma solução para empresas que querem migrar do Windows ou integrar dispositivos ChromeOS em sua frota.

Com o VAD, é possível rodar apps do Windows de forma virtualizada no ChromeOS, sem expor a máquina ao sistema operacional completo da Microsoft. Na prática, os usuários terão a sensação de que os programas estão instalados diretamente no ChromeOS, lado a lado com o navegador Chrome e outros apps web.

“Essa aquisição permitirá uma integração ainda mais profunda desses aplicativos virtualizados com o ChromeOS”, afirma Robb Henshaw, cofundador e CMO da Cameyo. “Além de melhorar a experiência do usuário final, também vai facilitar o trabalho dos administradores de TI, que poderão implantar e distribuir esses apps com mais facilidade.”

Google e Cameyo querem atrair empresas

Com a virtualização de apps do Windows, o Google abre caminho para atrair mais empresas para o ChromeOS. Essa estratégia ganha força ainda mais num cenário onde cada vez mais softwares migram para a nuvem e tecnologias web.

É importante lembrar que a adoção do ChromeOS por consumidores tem sido tímida. Por outro lado, o segmento educacional, principalmente nos Estados Unidos, tem sido um grande motor de crescimento para os Chromebooks. Segundo a Canalys, mais de 80% dos Chromebooks vendidos globalmente no segundo trimestre de 2023 tiveram como destino escolas norte-americanas. 

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

This post was last modified on 7 de junho de 2024

Compartilhar

Artigo Recente

Android sofre ataque: Google libera correção urgente para falha crítica

Uma falha grave de segurança no Android, capaz de permitir que hackers assumam o controle total de dispositivos, foi corrigida…

5 de setembro de 2024

Conheça o BlueSky, rede social do mesmo criador do Twitter

Com o fim das atividades do “X”, antigo Twitter no Brasil, os usuários da plataforma que tiveram suas contas congeladas…

4 de setembro de 2024

Vulnerabilidade crítica no WPML ameaça mais de 1 milhão de sites WordPress

Uma falha de segurança grave descoberta no plugin WPML para WordPress coloca em risco mais de um milhão de sites.…

3 de setembro de 2024

Tumblr migrará mais de 500 milhões de blogs para o WordPress

Nesta última quinta-feira (28), a Automattic, empresa proprietária do Tumblr e do WordPress anunciou que mais de 500 milhões de…

2 de setembro de 2024

Google aumenta recompensas para quem encontrar falhas na segurança do Chrome

Em uma iniciativa para fortalecer ainda mais a segurança do navegador Chrome, o Google anunciou um aumento significativo nas recompensas…

30 de agosto de 2024

STF ameaça suspender X, rede está sem representante no Brasil

Em uma nova reviravolta no caso envolvendo a plataforma X (antigo Twitter), o Superior Tribunal Federal (STF) deu um ultimato…

29 de agosto de 2024