Automatização de processos: quando é necessário?

Entenda quando aplicar a automatização de processos no dia a dia da empresa

Toda empresa tem processos, sejam eles a venda de itens, catalogação, envio de e-mails ou aquelas tarefas repetitivas.

Esses processos envolvem alguns passos antes, durante e depois para garantir a satisfação dos clientes e, claro, o lucro.

Imagine que existam três sistemas dentro da empresa que não se conversam e é necessário que sejam abastecidos de informações manualmente.

A automatização cuida justamente disso, usando a tecnologia para melhorar este processo integrando ou importando informações para tentar reduzir o trabalho manual.

Em algumas situações pode servir até para monitorar dados ou até mesmo substituir atividades que anteriormente eram manuais.

A automatização pode ser aplicada de modos mais simples ou mais complexos, sempre visando o melhor funcionamento da empresa. 

 

Vantagens em utilizar a automatização

Se a empresa já funciona bem, por que automatizar os serviços? Claro, pode existir um receio inicialmente, principalmente se tratando da adaptação dos funcionários a sistemas novos.

Entretanto, as vantagens em incluir a automatização em uma empresa são inúmeras e o ganho ultrapassa o choque inicial da mudança.

Erros são comuns em processos manuais, principalmente quando são tarefas complexas. Quando essas atividades são automatizadas, o número de erros diminui drasticamente, podendo até chegar a zero.

Além disso, um sistema que utiliza a automatização oferece uma experiência mais fluida para o usuário e se torna um diferencial para a empresa. 

A eficiência também aumenta, assim como a segurança e a organização. Uma empresa que tem seus processos simplificados, tem tempo para focar em outros projetos e no seu crescimento.

 

Quando aplicar a automatização em sua empresa?

O ideal é aplicar a automatização quando uma atividade tomar muito tempo da equipe, se tornar repetitiva e mais tempo seja necessário para focar em outros projetos.

Quanto antes a automatização for implementada, mais tempo a equipe terá para se adaptar a tecnologia.

É importante analisar onde a automatização se faz mais necessária nos setores, já que é feito um primeiro investimento.

Esse investimento vai se pagar com o tempo, já que com a automatização se faz menos retrabalho e a margem de erros é menor. A produtividade aumenta e, com ela, o lucro.

 

Como a Studio Visual realiza esse processo?

A Studio Visual sempre busca proporcionar uma experiência mais agradável para o usuário do sistema, seja ele o cliente ou o funcionário.

Realizamos automatização em diversos sistemas, sejam eles internos ou externos. Todo projeto possui uma equipe de apoio, realizando um trabalho personalizado para sua empresa, de acordo com as demandas discutidas.

Nossa equipe tem ampla experiência com automatização de processos para grandes empresas, sempre com foco no resultado.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!