6 dicas para criar um layout atrativo

criar um layout atrativo
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 24 de abril de 2024

Confira como o seu site pode converter mais com um layout profissional

Que tal algumas dicas de layout para sites? Assim que você entra em um site, nos primeiros segundos já consegue perceber se ele é bonito visualmente e fácil de navegar. Isso se deve ao layout usado. 

É preciso seguir algumas diretrizes que irão garantir não somente um “site bonito”, como também potencializará o sucesso do seu negócio, seja convertendo mais tráfego em vendas, seja aumentando a permanência dos usuários na página.

Para sua sorte, há algumas dicas de layout para sites que são possíveis de adotar para deixar seu site ainda mais atrativo.

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Dicas para criar um layout atrativo

Conteúdo:

 

Dicas principais para ter um layout atrativo e funcional

Independente do ramo do seu negócio, ou do que você estiver vendendo em seu site, é fundamental oferecer a melhor experiência ao usuário quando ele entrar em qualquer página do seu site.

Há alguns truques que você deve adotar para um site ser, ao mesmo tempo, atrativo e funcional. Um bom web designer, por exemplo, irá criar uma hierarquia visual que vai orientar a atenção dos clientes para eles focarem primeiramente nos elementos mais importantes.

Além disso, não basta apenas que seu site esteja no ar que ele irá atrair magicamente vários usuários. É preciso investir em estratégias. Por isso, selecionamos 6 considerações necessárias ao desenvolver um layout:

 

  • 1. Considere o objetivo do site:

O layout deve ser pensado juntamente com o objetivo do seu negócio.  Assim, se seu negócio é voltada para e-commerce, então o layout terá algumas particularidades relacionadas a esse segmento.

Que por sua vez será diferente de um layout destinado para um blog de viagens, por exemplo. O layout deve seguir o segmento do seu site.

 

  • 2. Um layout deve transmitir a identidade da empresa

Vamos supor que você tem uma empresa de tecnologia, se o seu site tiver uma aparência ultrapassada ou não estiver atualizado de acordo com as últimas tendências de UX, por exemplo, a credibilidade do seu negócio pode ficar abalada. 

Por isso, tenha em mente que quando um visitante entra em seu site, e começa a explorar as páginas, ele irá criar uma imagem da sua empresa baseada no seu site, não apenas no que está oferecendo. 

Além disso, não faz sentido a sua empresa ter uma identidade visual sofisticada e clean, por exemplo, mas o seu site ser ultrapassado e poluído.

 

  • 3. Invista em responsividade e acessibilidade:

Um site responsivo é aquele que não importa em qual tela estiver navegando, a experiência do usuário não será comprometida. Isso é muito importante, pois, atualmente todo mundo acessa a internet através do celular. 

Além disso, precisa ser acessível para todos. Assim, o usuário precisa encontrar todas as informações independente se estiver acessando por dispositivos móveis ou se ele tiver alguma deficiência ou não ter muito contato com tecnologia. 

 

Design responsivo

 

 

  • 4. Siga um padrão

Você sabia que nosso cérebro, inconscientemente, identifica padrões o tempo todo? E quando navegamos em um site, isso também acontece. 

Para seu site ficar padronizado, é fundamental seu projeto se inicie com um Style Guide.

Nele, serão definidas no máximo 2 ou 3 tipografias nas páginas, a paleta de cores, estilos de botões, ícones e outros elementos essenciais que ajudarão a seguir um padrão durante o desenvolvimento do site.

 

  • 5. Menos é mais

Nem sempre o uso de muitos recursos visuais é a melhor alternativa para atrair os usuários. Não tenha medo dos espaços em branco

Os chamados “espaços negativos” ajudam a aumentar a legibilidade e  priorização de conteúdo. De modo geral, é importante que os recursos visuais, banners e propagandas sejam inseridos de acordo com o segmento do seu negócio.

Layout espaçamento

 

  • 6. Torne a navegação mais rápida para o usuário

Todo mundo detesta navegar em site lento. Se o seu site estiver com uma velocidade baixa, muito provavelmente. as pessoas irão sair da sua página rapidamente. Muitos sites enfrentam problemas com a navegação lenta por conta das imagens. 

Desse modo, é importante que o profissional que esteja projetando o seu site inclua as imagens compactadas e com o tamanho ideal para uma boa navegação. Uma dica para medir a velocidade do seu site é usar ferramentas como o Google PageSpeed.

 

Check-list para o desenvolvimento do layout do seu site

Sabia que há alguns elementos para criar layouts de sites eficientes que você pode adotar? 

Um bom site precisa que todos os elementos estejam organizados, em ordem e que ofereça muita clareza aos usuários. 

Pensando nisso, fizemos uma seleção de elementos que são importantes estarem presentes em seu layout.

 

  • Espaçamento:

Um usuário que é bombardeado de informações e elementos visuais não consegue se focar em nada. Por isso, invista nos espaçamentos.

Ele pode ser usado como um recurso para descanso visual, separar ou destacar elementos, ou pode servir também para orientar o olhar o leitor. Claro que esse espaçamento será pensado de forma estratégica e de maneira padronizada. 

 

  • Página de Contato

A página de contato da sua empresa é essencial para gerar novos relacionamentos. Desse modo, quando pensamos no layout é importante que os formulários estejam em destaque e que sejam simples de preencher.

Uma dica é usar ferramentas de preenchimento automático, como, por exemplo, o usuário poder usar a conta da redes sociais ao invés de preencher item por item manualmente.

 

  • Botões e CTAs

As CTAs (Call to Action) são poderosas aliadas para orientar os usuários a tomarem ações, sobretudo aquelas que você espera que eles façam. 

Um profissional de marketing digital deve posicionar os botões e CTAs ao longo da página de forma que conduza o leitor a realizar o que você deseja, mas de maneira sutil.

Vale ressaltar que o estilo desses botões serão fundamentais para atrair a atenção do usuário e gerar cliques. Portanto, invista em cores que vão destacá-los de forma positiva.

 

  • Campo de Busca

Nas páginas do seu site é importante haver um campo para buscas, principalmente para o usuário conseguir localizar algo que ainda não conseguiu encontrar. Esse campo deve ser fácil de ser encontrado na página e oferecer uma busca eficaz.

 

  • Rodapé

Quando estiver procurando algo sobre uma empresa no site dela, se ela possui redes sociais, por exemplo, intuitivamente você vai rolar até o fim da página e chegar no rodapé, não é verdade? Por isso, é importante ter esse espaço em seu site.

Nessa área devem ter as informações acerca da sua empresa e as categorias dos menus. O rodapé também serve como um aliado para que o visitante continue navegando em seu site.

 

  • Imagens

Você já deve ter ouvido aquela expressão popular: uma imagem vale mais de mil palavras.

No mundo digital, a gente leva isso a sério. Afinal, as imagens tem o poder de ser uma linguagem universal. Na hora em que batemos o olho já conseguimos fazer uma interpretação praticamente automática.

As imagens auxiliam, portanto, no entendimento dos conteúdos e prendem a atenção do visitante. Por isso, o uso de fotografias, artes, banners, infográficos devem ser explorados.

 

  • Web Fonts:

O tipo de fonte contribui de maneira significativa para facilitar a leitura e ainda ajudam a navegação nas páginas.

Uma dica é usar letras com serifas. Elas são mais legíveis do que letras sem serifas. Pode ser interessante usar esse tipo de Web Font nos artigos do blog da sua empresa.

 

Afinal, qual a importância do design em um site?

Deu para perceber que há diversos recursos que o designer irá utilizar para deixar o layout do seu site incrível e funcional, certo? 

É importante pensar que quando um usuário faz uma busca orgânica pelo Google, por exemplo, e ele encontrar seu site, ele deve oferecer um bom conteúdo, seja para atrair tráfego ou passar credibilidade para a sua empresa, mas também deve ter um layout bonito e intuitivo.

Quando um usuário se sente confortável em navegar em sua página, pode ter certeza que o design fez um bom trabalho. E um usuário que permanece mais tempo em seu site, há uma maior probabilidade dele efetuar uma compra, ou realizar ações que você deseja que ele realize.

 

Como a Studio Visual pode ajudar o seu projeto?

Talvez, antes de ler esse artigo, você nunca havia se ligado na importância de um layout bem estruturado para o seu negócio virtual, não é mesmo? 

O layout pode parecer algo simples à primeira vista, mas se olharmos mais de perto, percebemos que é preciso que todos os passos sejam pensados e estruturados de forma estratégica.

Para acertar no layout do seu site, conte com profissionais que entendem do assunto. Converse com a gente, que iremos pensar, juntos, nas melhores opções para a organização de seu site.

 

Studio Visual desenvolvimento de layout

 

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