Arquitetura da Informação: por que o seu site deve investir em IA?

Entenda como profissionais utilizam a arquitetura da informação para estruturar um site 

Quando se fala em arquitetura, é muito comum a mente ir direto na construção civil, com prédios e obras. Porém, o termo contempla muitas outras áreas, como a informação digital. 

No ambiente digital, a arquitetura engloba a maneira que as informações são distribuídas em uma página. É um passo essencial do desenvolvimento, seja para um site, aplicativo ou sistema interno.

Para um site ser realmente útil para o usuário, ele precisa responder todas as questões. O que posso encontrar nessa empresa? Por que devo escolher essa marca ao invés de outras? 

A arquitetura de informação, ou AI, segue o pensamento do cliente e estrutura o projeto de acordo com o que o perfil de usuário procura. 

Só após esse trabalho minucioso ser concluído e aprovado é que as outras áreas como design, ilustração e redação podem entrar no projeto. Entenda mais sobre a AI e saiba por que o seu site deve investir nessa etapa. 

 

O que é a arquitetura de informação?

Pensando no conceito de arquitetura, a palavra basicamente significa uma intervenção feita para satisfazer uma expectativa, criando novos espaços de uma forma esteticamente agradável, mas com foco na funcionalidade. 

Isso também faz sentido para um site, certo? O projeto digital deve ser criado pensando nas demandas da empresa, mas também precisa ser bonito e ter boa usabilidade para quem o acessa. 

Por isso, a arquitetura de informação é uma das partes mais importantes do desenvolvimento de qualquer projeto, pois é ela que cria o mapa estrutural do site e indica onde cada informação e detalhe ficará, sempre buscando o melhor resultado. 

 

Como a AI é usada no desenvolvimento de sites?

Empresas que ainda não possuem um site costumam ter informações sobre a história do empreendimento, os serviços e produtos disponibilizados de outra forma, como em uma apresentação ou material impresso. 

Para transformar esse tipo de material em um site, é preciso seguir os princípios da arquitetura de informação e assim decidir quais páginas farão parte da estrutura, assim como as informações que cada uma delas deve ter. 

Por exemplo, em uma loja virtual, é preciso separar os produtos por categoria, preço e tamanho. Claro, a disposição vai depender de cada empresa. 

Na etapa da arquitetura dos dados é importante pesar a importância que cada informação tem e, assim, distribuí-las pelo site de uma forma estratégica. 

 

Por que sua empresa deve investir em AI?

A arquitetura de informação é essencial para um projeto online funcional, que seja realmente útil para quem acessa a página. 

Em primeiro lugar, o site não pode ser difícil de usar. As informações precisam estar dispostas de forma intuitiva, o que permite uma navegação mais prática, principalmente porque muitas pessoas não possuem uma grande habilidade digital.

Além disso, a AI é uma forma de assegurar que o conteúdo vai atingir o perfil de usuário que a empresa procura, já que a estrutura criada em AI vai conversar com o público alvo.

A arquitetura de informação cria mapas, páginas e seções que, além de ajudarem o usuário, também são benéficas para a própria empresa, que poderá encontrar as informações no banco de dados facilmente quando necessário.

 

Como a Studio Visual pode ajudar?

A arquitetura de informação não é uma estratégia que pode ser feita por qualquer pessoa. Isso pois demanda tempo, experiência e conhecimento prévio sobre os princípios.

É imprescindível ter uma equipe para catalogar e distribuir no mapa do site todas as informações que o usuário precisa, criando uma estrutura fácil de navegar e que não deixe nenhuma dúvida ao cliente. 

No desenvolvimento também são criadas as URLs, que direcionam os usuários a áreas específicas do site. Para que elas funcionem corretamente, de acordo com as regras de SEO, é necessário um conhecimento prévio das ferramentas de busca e dos seus parâmetros.

A Studio está aqui para isso. Nossos projetos de site sempre começam pela AI, o trabalho de estruturação é feito por nossa equipe em comunicação com a sua empresa, garantindo que nenhuma informação importante fique de fora e que o site seja atrativo para o cliente final.

Quer começar o projeto da sua empresa? Entre em contato conosco para uma conversa, podemos ajudar!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!