Saiba como escolher a melhor opção para o tema do seu WordPress

Quer saber se o WordPress com temas pagos é a melhor opção para o visual do seu site?

Quando você entra num site, quais são as primeiras coisas que repara? Uma delas certamente é a aparência, não é mesmo? O visual pode afetar positivamente ou negativamente em relação a uma marca. 

Percebendo essa característica de usuário, a escolha de tema se tornou uma das coisas mais importantes na hora da construção de um site.  Portanto, apresentar um site bonito e com uma boa navegabilidade é pré-requisito fundamental para um projeto. 

Para resumir, há dois tipos de temas possíveis para um site: comercial ou personalizado. Além disso, é muito importante saber as diferenças entre os dois e quais as vantagens que cada um deles oferece para o seu projeto.  Descubra, portanto, todos os prós e contras de cada opção de temas e como cada um deles funcionam.

Quer ter um tema personalizado para o meu site agora? Fale com os especialistas da Studio Visual!

 

Tema pronto vc personalizado

Conteúdo:

 

Quais os tipos de temas pagos para WordPress?

Em primeiro lugar, uma das grandes vantagens que o WordPress oferece aos seus clientes é a diversidade de temas para o site. Em segundo lugar, é possível escolher entre temas comerciais prontos, temas comerciais personalizados e temas exclusivos. 

Vamos te apresentar como funciona cada um deles dentro de um projeto, além de mostrar os prós e contras. Com todas essas informações em mãos, será mais simples, portanto, identificar qual se encaixa mais com o seu negócio virtual. 

 

Tema comercial pronto

O tema comercial pronto é oferecido pelo próprio WordPress quando está iniciando o site. Como diz o próprio nome, ele já vem prontinho para adicionar o conteúdo. Ou seja, não precisa alterar nada. É como comprar uma casa já mobiliada. 

A plataforma disponibiliza diversos modelos para você escolher. Portanto, para uma empresa de orçamento mais baixo ou blog pessoal, essa acaba sendo uma excelente alternativa. Além disso, não há gastos com personalização, contratação de designers e programadores. 

Para ter ideia, atualmente, o WordPress conta com mais de 7500 temas prontos. São muitas opções de visual para o seu site.

  • Como funciona a licença dos temas prontos para WordPress? A licença funciona como uma permissão para acessar todas as ferramentas disponíveis dentro do tema escolhido, como plugins e widgets por exemplo.

 

WordPress temas prontos

 

Tema Comercial Personalizado

O tema comercial personalizado também é oferecido pelo próprio WordPress. Mas nesse estilo, é possível fazer alterações para que o tema fique mais apropriado às demandas do seu site. 

Além disso, ao contrário do tema comercial pronto, é possível fazer personalizações no visual do site e dar um aspecto mais exclusivo ao seu negócio. 

  • Como funciona a licença de temas personalizados?  A licença funciona como uma chave para liberar os temas e os Builders, que são gerenciadores de componentes. Portanto, sem a licença, não será possível ter acesso ao template do site e nem as ferramentas de personalização do mesmo. 

 

  • Como personalizar um tema pago para WordPress? Há muitas formas de fazer as mudanças no tema pago. Mas, antes de tudo, é necessário de profissionais de design e programação para fazer a personalização. Só eles conseguem usar as ferramentas para dar o seu toque ao tema pego.  

 

  • Plugins para personalizar um tema no WordPress?  Às vezes não é preciso fazer uma alteração no tema, mas sim, adicionar funcionalidades. Para isso ser feito, não precisa mudar a aparência. Em outras palavras, é necessário instalar um plugin. O WordPress oferece diversas opções que agregam ao site.  Caso os plugins oferecidos pelo WordPress não estejam ajudando no tema, é possível também criar o seu próprio plugin.

 

  • Temas filhos: caso queira fazer uma adaptação no tema do site, considere instalar um tema filho. Caso tenha instalado um tema de terceiros, qualquer mudança no código dele pode ser fatal para o site. Então, para não alterar o código principal, use ou crie os temas filhos. Consequentemente, quando fizer a atualização, o tema principal não sofrerá com problemas. 

 

  • Edição de código: se você tem bastante experiência em código, é possível alterar o código do tema. Porém, isso vai causar alterações irreversíveis. Mas, se for a melhor alternativa para seu negócio, invista nele. 

 

Tema Exclusivo

Os temas exclusivos são aqueles que não são oferecidos pelo WordPress. Uma equipe de design e programadores trabalham para criar um tema único para o seu site. Ninguém no mercado terá um produto igual ao seu. 

 

  •  Dá para desenvolver o site a partir do tema? Um site pode ser desenvolvido a partir do tema. Estudando a sua necessidade, seu produto e meta a ser alcançada com o projeto, é possível criar, portanto, um site completo. A equipe que for desenvolver o site terá acesso às necessidades e as dores do seu cliente. Dessa maneira, é possível fazer uma análise do projeto e levar todas as informações ao usuário da melhor forma possível.

 

  • Como funciona a licença de temas exclusivos? O tema exclusivo é um projeto que envolve uma agência e o dono do site. Além disso, a licença será negociada diretamente entre ambas as partes para a utilização dos plugins e todas as ferramentas desenvolvidas. 

 

  • Como desenvolver um tema para o meu WordPress? Você se sentiu atraído por um visual exclusivo para o seu site? É bastante tentador, não é? Só de pensar que mais ninguém na internet terá um produto parecido com o seu é demais. Esse é um trabalho que é feito por agências especializadas em WordPress. Uma equipe formada por designers e programadores irá estudar seu projeto e criar um tema do zero.

 

Vantagens e desvantagens de temas exclusivos e comerciais

Tanto o tema comercial, quanto o personalizado carregam vantagens e desvantagens. Portanto, é fundamental colocar na balança e ver qual desses tipos de tema é mais vantajoso para o seu negócio. 

Para te ajudar nessa análise, listamos as vantagens e desvantagens que cada um desses serviços oferecem para o seu site. 

 

Vantagens de um tema exclusivo

  • É responsivo
  • Cores, fontes e ícones pensados para a sua marca 
  • Melhor experiência do usuário com design UX e UI
  • Controle total de personalização do código e layout
  • Oferece suporte

 

Desvantagens de um tema exclusivo

  • Demora mais para ficar pronto:  produzir algo do zero e exclusivo requer mais trabalho e esforço. Portanto, o cliente deve ter um pouquinho mais de paciência para ser entregue.

 

vantagens e desvantagens temas wordpress

 

Vantagens de um tema comercial

  • Custo relativamente baixo
  • Mais rápido para fazer

 

Desvantagens de um tema comercial

  • Tempo de licença 
  • Falta de suporte 
  • Falta de personalização
  • Temas sem tradução para português

 

Afinal, qual é a melhor opção para WordPress Temas Pagos?

Cada um desses temas atende a um nicho de sites diferentes. De acordo com a nossa análise de mercado digital, a melhor opção para quem quer ter grandes resultados e entregar uma experiência positiva para o cliente, a melhor opção é o tema exclusivo. 

Como resultado, com o tema exclusivo, o seu site terá um visual único, oferecendo uma aparência bem diferente em comparação aos concorrentes. Você terá, portanto, um produto diferenciado no mercado e isso impressiona os clientes e enche os olhos do usuário. 

Em suma, com um tema comercial pronto, você corre um sério risco de ter um outro site com um visual igual ou extremamente parecido. Ou seja, isso faz com que a sua marca perca a credibilidade e não tenha a confiança do usuário.

 

WordPress Temas Pagos: Agência de desenvolvimento para seu site

Para o desenvolvimento de temas exclusivos na plataforma WordPress, será preciso entrar em contato com uma agência especializada na plataforma. 

Resumindo, criar um tema do zero não é simples e sem a ajuda de um profissional, o seu projeto pode ter sérios problemas. 

 

Como a Studio Visual pode te ajudar?

A Studio Visual é uma agência especializada em WordPress e que trabalha com desenvolvimento de temas. Ao longo dos nossos anos no mercado, atendemos grandes empresas e entregamos temas como nenhum outro. 

Entre em contato com nossa equipe de profissionais para a criação do seu projeto. Acima de tudo, nossa missão é entregar um produto que vai ajudar no crescimento do seu negócio no ambiente digital.

 

 

– – – – – – – – – – – 

Diz aí o que achou deste artigo… Além disso, compartilhe com seus amigos ou liste novas sugestões para gente. Amamos a tecnologia também! 

Siga-nos nas redes sociais. 😉