Vale a pena criar um blog para e-commerce?

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Vale a pena criar um blog para e-commerce?

Se você possui um e-commerce, ou vai criar um, pode estar se perguntando se vale a pena incluir um blog no site. Será que realmente vale a pena, considerando que o objetivo final é vender os produtos, e não atrair leitores?

A verdade é que um blog pode ser um grande aliado das vendas quando usado estrategicamente conforme as boas práticas de SEO, se tornando um investimento indispensável para sites atualmente. 

Entenda porque vale a pena criar um blog para e-commerce e dicas para montar o seu conteúdo exclusivo.

Vantagens de criar um blog para e-commerce

Pode ser trabalhoso no início, mas criar um blog para e-commerce traz uma série de benefícios a curto e longo prazo. 

Essas vantagens vão desde o reconhecimento da sua marca, até o aumento das vendas. Quer saber como? Continue lendo!

Aumenta o posicionamento da sua loja no Google

O Google possui um espaço valioso na página de buscas. Quando um e-commerce aparece entre as primeiras posições, as chances de um possível cliente, ou lead, encontrá-lo e fechar negócio são enormes. 

Um blog com conteúdo completo e agradável para as ferramentas de Search Engine Optimization (SEO) é considerado pelo Google como uma boa fonte para quem pesquisa palavras relacionadas. Ou seja: o alcance de sua loja pode aumentar com um blog.

O blog abre as portas para que sua empresa seja notada nas mídias sociais

Toda marca pode se beneficiar da presença em redes sociais. Isso é quase obrigatório atualmente, pois são ótimos ambientes virtuais para atrair e criar uma comunicação com o público. 

Com um blog, o seu conteúdo se torna mais compartilhável nas redes sociais, com mais e mais pessoas conhecendo o seu negócio. Mesmo que em um primeiro momento isso não resulte em vendas, a sua loja passa a ser mais valorizada e atrativa.

Um blog para e-commerce pode convencer o público a comprar de você

Os conteúdos do blog não servem apenas para falar de um assunto específico. Por mais que o caráter primário seja informativo, também é possível oferecer a solução para o que a pessoa procura. 

Por exemplo: se a postagem no blog fala sobre cuidados com o sol no verão, um e-commerce que vende roupas pode mostrar quais produtos possuem proteção UV. Assim, relacionando o assunto à solução, levando o leitor a comprar.

Conquistar a confiança do público

Quando uma pessoa acessa o seu blog e vê que existe um conteúdo completo com todas as respostas que ela buscava, ela entende que seu e-commerce sabe do assunto. 

Um blog conquista a confiança de quem lê, pois, mostra autoridade. Isso porque quando sabemos que uma empresa é referência no assunto, torna-se muito mais fácil acreditar que eles possuem os melhores produtos, levando à conversão. 

Como o Blog ajuda a ranquear os motores de busca

Para que seu blog receba muitas visitas e realmente ajude o seu e-commerce a aumentar o número de vendas, ele precisa estar em uma boa posição nas ferramentas de busca, especialmente no Google. 

Isso é alcançado por postagens periódicas, com assuntos realmente interessantes para quem busca, conteúdo completo e conforme o que as ferramentas buscam. 

Entenda como o blog pode ser uma base sólida para o crescimento do seu e-commerce e a atração de possíveis clientes.

O blog atrai tráfego para a loja online

O ideal é que o seu blog seja unificado ao site de e-commerce, ou seja, que saindo dele seja fácil acessar a loja. Com isso, o tráfego que vai para o blog pode ser direcionado para compra. 

Para isso acontecer, o conteúdo do blog deve ter relação com o que é vendido. Dessa forma, o leitor vai descobrir o que precisa ao ler o texto e terá ali disponível para compra logo em seguida.

O blog mostra a real personalidade da sua empresa

Em um e-commerce pode ser difícil se comunicar com os clientes, pois o processo de compra precisa ser prático e rápido. O blog é uma oportunidade de mostrar o que a empresa realmente é!

Os textos publicados irão, além de informar, deixar claro o que seu e-commerce valoriza, e assim ele cria uma conexão com o leitor. Além disso, o blog pode ser um ótimo canal de comunicação entre as duas partes, por meio dos comentários. 

O blog aumenta sua base de dados

Se um dos seus objetivos com o blog é aumentar a quantidade de leads, existem diversas estratégias que levam a isso. Uma delas, a mais utilizada, é o e-mail marketing

Ofereça um conteúdo de valor exclusivo, relacionado ao seu produto. Pode ser um e-book, guia, catálogo, etc. Em troca, peça o e-mail do leitor para enviar o conteúdo. Assim, você pode continuar esse contato através de outra plataforma, criando uma “parceria” entre a marca e o possível cliente. 

Aprenda como montar um blog de vendas

Agora que já entendeu como um blog pode ajudar o seu e-commerce em vários sentidos, surge a pergunta: como montar um blog para e-commerce?

Não basta apenas criar um blog e postar o que vier à cabeça — o conteúdo precisa ser planejado e executado estrategicamente para trazer bons resultados à longo prazo.

Reunimos os principais passos para começar o seu blog de vendas e atrair mais clientes. 

Conheça as plataformas de um site

Essencialmente, você deve conhecer o site que seu e-commerce está hospedado. O mais indicado para ter uma loja + blog é o WordPress, pois ele possui todos os meios e infraestrutura que serão necessárias para vender e para alimentar o blog. 

Para isso, se você não tem experiência com criação e desenvolvimento, o mais indicado é contratar uma equipe especializada para cuidar do conteúdo e postagem, assim terá resultados mais eficientes. 

Esteja pronto para manter um site

Manter um site não é tarefa fácil. Tanto o e-commerce quanto o blog precisam de manutenção periódica e de correções de tempos em tempos para que o cliente tenha uma boa usabilidade. 

Assim como no passo anterior, caso você não saiba como fazer essas alterações, é interessante pedir ajuda profissional. Principalmente porque um site fora do ar pode te custar muitas vendas. 

Conheça a concorrência

Estudar a concorrência não significa copiar o que fazem, e sim entender qual é a estratégia deles, os pontos fortes e fracos, e adaptar essas informações para funcionarem no seu blog.

O objetivo é entender o que faz sucesso entre o público que você quer alcançar, e oferecer o que eles desejam de uma forma única e bem pensada, assim você se sobressai no mercado. 

Defina o tempo de dedicação em seu blog

Um blog, assim como qualquer outro projeto, demanda dedicação. Por isso, é essencial determinar quanto tempo você possui para realmente trabalhar nos conteúdos. 

A vida de um empreendedor pode ser bastante corrida, portanto, a dica é investir o tempo que for possível, e contar com o apoio de profissionais para lidar com o dia a dia de um blog (produção, revisão, postagens, etc.). 

Crie metas

As metas são o melhor caminho para mensurar o sucesso de qualquer projeto. Com elas é possível ter um objetivo alcançável em um espaço de tempo, e assim saber se a estratégia pensada deu resultado. 

Em blogs, o mais comum é ter metas relacionadas ao número de visitas ou de inscrições na newsletter. Mas, isso deve ser adaptado para a sua loja e os seus objetivos futuros.

Preciso contratar especialistas?

Na teoria, escrever para um blog parece simples. A verdade é que o trabalho de alimentação de conteúdo para um site depende de inúmeros fatores — não adianta postar qualquer texto e esperar os acessos. 

Contratando especialistas, você terá a certeza da aplicação das regras de SEO, das postagens feitas estrategicamente e também terá um calendário de conteúdo completo e exclusivo para seu blog. Pode confiar na equipe, e usar o seu tempo para investir em outras áreas do e-commerce. 

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