Aprenda como criar plugins no WordPress

criar plugin para WordPress

Você sabe criar plugin para WordPress? Prático, este CMS permite que você configure um site altamente complexo de maneira simples e confiável. Basta escolher um tema predefinido (gratuito ou pago) ou criar um template customizado para começar a publicar seu conteúdo.

Mas o que se chama de “core” do WordPress, ou seja, o arquivo-base a partir do qual é criado todo site customizado em WP, tem funcionalidades poucas e limitadas.

Isso é ótimo, porque permite que um site baseado em WordPress seja extremamente leve e contenha apenas as funcionalidades que o host deseja, melhorando significativamente sua performance.

Por outro lado, cada site pode ter um conjunto de requisitos muito diferente do outro, funcionalidades que não estão presentes no WordPress de forma nativa. É aí que entram os plugins.

O que são plugins do WordPress?

Comerciais ou customizados, eles permitem que você acrescente as mais diversas funcionalidades ao seu site.

O melhor de tudo é que há um monte de plugins prontos para você instalar e ter a funcionalidade disponível no seu site em instantes. Exemplos de funcionalidades possibilitadas por plugins incluem:

  • Criar um loja virtual
  • Realizar agendamentos de horário
  • Introduzir novos tipos de animações e interações no seu site
  • Receber pagamentos direto na página do seu site
  • Integrar outros produtos com o site
  • E o que mais sua criatividade proporcionar.

Os plugins são simples de desenvolver, e há ampla documentação do WordPress para auxiliar o desenvolvedor.

Vantagens de criar plugin no WordPress

Há milhares de plugins disponíveis para download e instalação no WordPress, mas muitas vezes a necessidade que você precisa atender é tão específica que nenhum dos plugins disponíveis parece ajudar.

Ou quem sabe você prefira desenvolver uma solução proprietária para um problema, mesmo que haja um plugin disponível para aquela exata função.

Desenvolver um plugin customizado é uma boa ideia sempre que é possível destinar os recursos a isso. Além de permitir maior controle sobre o código do seu site, um plugin customizado agrega valor à sua identidade de marca, oferecendo uma experiência customizada com a cara do seu negócio.

A importância dos plugins na personalização de um site 

Se você já utiliza um template customizado para personalizar a experiência do seu site conforme a sua marca, criar plugin customizados para funcionalidades comuns melhora ainda mais a experiência do usuário.

Além disso, muitos plugins servem para viabilizar novas funcionalidades de interação e animações de um site, por exemplo, aumentando as possibilidades de criar experiências únicas e memoráveis.

O que é preciso para criar plugins para WordPress?

Agora que já explicamos o que são plugins do WordPress, você deve estar se perguntando como criar o seu. Felizmente, o processo é simples e não consome muito tempo, dependendo da complexidade da funcionalidade que você deseja implementar no site.

Para criar seu primeiro plugin de WordPress, você precisará de algumas coisas:

Editor de texto

Para criar seu plugin, você precisará de um editor de texto para escrever o código. Ele pode ser simples ou complexo e você pode criar seu plugin utilizando o editor ou IDE de sua preferência ou aquele a que esteja melhor habituado.

Acesso ao servidor do site

Você precisará de acesso FTP ao servidor de hospedagem para transferir os arquivos do plugin.

Você precisará ter configuradas as credenciais para o processo de antemão.

Uma instalação do WordPress

Você precisará, naturalmente, de uma instalação do WordPress à qual implementar seu plugin. É recomendável que você implemente o plugin primeiro numa instalação local do WordPress, que pode ser uma duplicata do seu site, para fins de teste.

Como criar plugin para WordPress?

Se você chegou até aqui, decidiu criar seu plugin e já tem tudo o que precisa, chega a hora de criá-lo, de fato.

Veja os passos para a criação do seu plugin:

Crie uma pasta para o plugin

Antes de mais nada, você precisará criar uma pasta para o seu plugin. Ela servirá para armazenar todos os arquivos relacionados a ele num único local. Isso é importante não só para a organização mas também para a integridade do seu código.

Esta pasta deve ser criada na pasta plugins, que fica na pasta wp-content, localizada na pasta raiz da sua instalação.

Crie um arquivo PHP com o mesmo nome da pasta

Após criar a pasta do seu plugin no local apropriado, crie dentro dela um arquivo com o mesmo nome da pasta, mas com a extensão .PHP.

Você abrirá este arquivo com uma tag PHP e inserirá o cabeçalho do arquivo. NO cabeçalho do plugin você informará dados como o nome do plugin, sua URI, descrição, versão, autor e tipo de licença.

Programando as funcionalidades do plugin

Uma vez criado o arquivo PHP, você deverá criar, na pasta do plugin, todos os outros arquivos necessários para a funcionalidade, como o código e outros recursos.

O processo de desenvolvimento do código do plugin dependerá do seu objetivo ou funcionalidade que queira implementar com ele. O código poderá ser escrito em diversas linguagens, a depender da natureza do plugin.

Compactar o plugin

Após criado e testado o código do plugin, você precisará compactar aquela pasta que criou no início do processo para ter um arquivo único do plugin.

A pasta deverá ser compactada no formato ZIP.

Transferir o arquivo do plugin para a instalação

O próximo passo é transferir o arquivo zipado para a sua instalação do WordPress. Esse processo é feito via FTP.

Instalar e ativar o plugin

Depois que você tiver transferido a pasta compactada com o plugin para a sua instalação, tudo que resta fazer é ativá-lo na sua Dashboard do WordPress, na aba Plugins. Procure o nome do seu plugin e clique em Ativar. Se tudo estiver correto, o plugin já estará em execução.

Quando buscar ajuda de experts

Se você não tem tempo ou os conhecimentos necessários para desenvolver um plugin customizado para o seu site, a melhor opção é buscar a ajuda de quem entende do assunto.

A Studio Visual é especialista em WordPress, com uma longa experiência em criação de templates e plugins customizados que agregam valor aos produtos WordPress de nossos clientes.

Vamos conversar?

Fique sempre atualizado acompanhando as redes sociais da Studio Visual! Nos siga no Instagram para novidades e acompanhe oportunidades no LinkedIn.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!