Guia para Desenvolvimento de Sites em WordPress

desenvolvimento de sites em wordpress

O desenvolvimento de sites em WordPress já é um dos meios de desenvolvimento mais comuns no mundo. Em 2022, estima-se que cerca de 43% dos sites na internet sejam desenvolvidos em WordPress.

A preferência de empresas de todos os portes pelo WP tem motivos sólidos. O WordPress é um CMS altamente adaptável e escalável, atendendo a diferentes necessidades e oferecendo uma excelente base para UX e segurança da informação.

E a melhor forma de investir no desenvolvimento de sites em WordPress é com uma equipe de profissionais que tenham vasta experiência com a plataforma, encontrando as melhores soluções para a sua empresa.

Neste artigo explicaremos como funciona o desenvolvimento de sites em WordPress e quais os benefícios para a sua empresa contratar uma agência especializada. Continue a leitura!

O que é um site no WordPress?

O WordPress é um CMS (Content Management System), ou sistema de gerenciamento de conteúdo. Desenvolvido como um software open source, o WordPress é uma das melhores ferramentas para gerenciamento de conteúdo da atualidade.

Desenvolver um site em WordPress significa que a sua empresa terá uma base altamente adaptável, com o auxílio de plugins e soluções que podem ser desenvolvidas especialmente para o seu projeto, com excelência desde o código até a experiência do usuário.

WordPress é seguro?

O WordPress é uma plataforma adaptável, sendo assim, oferece o necessário para implementar boas práticas de segurança.

A plataforma em si é segura, mas a implementação de outras medidas de segurança é responsabilidade dos desenvolvedores do site em questão. Esse requisito reforça a necessidade de trabalhar com profissionais comprometidos com a qualidade e segurança do desenvolvimento.

Ao utilizar o WordPress, é possível tomar diversas medidas que reforcem a segurança do seu site, blindando-o contra invasores e ataques virtuais.

Cases de desenvolvimento de sites em WordPress

A Studio Visual tem mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento de sites e grande parte dos nossos projetos são desenvolvidos em WordPress.

Com esse CMS, já atendendo diversos clientes e diferentes necessidades, como grandes portais de notícias, sistemas de intranet, blogs, e-commerces e muitos outros.

Não é por acaso que somos especialistas em WordPress. Para conhecer alguns dos nossos projetos e entender como o WordPress foi utilizado em nossos projetos, confira os nossos cases.

Alguns sites famosos feitos em WordPress:

Por ser uma plataforma tão conhecida e utilizada no mundo todo, empresas e organizações de diferentes portes utilizam o WordPress.

Entre os sites mais famosos, podemos citar alguns de diferentes nichos e objetivos, como:

  • Sony Music (portal oficial da gravadora);
  • BBC America (portal norte-americano do jornal);
  • MTV news (portal de notícias da emissora);
  • The New York Times (portal oficial do jornal);
  • The Walt Disney Company (portal oficial da companhia);
  • The Rolling Stones (site oficial da banda);
  • The White House (portal oficial da Casa Branca).

Porque criar site em WordPress?

O WordPress é uma das plataformas mais vantajosas para o desenvolvimento de sites. Ao ser facilmente adaptado, otimizado e escalável, a sua empresa não tem limites para crescer com o WordPress.

Com o WordPress, a sua empresa tem mais praticidade no gerenciamento de conteúdo, com fácil acesso a páginas, posts e recursos internos. O acesso a esses recursos também pode ser facilmente definido com a criação de usuários, que delimita as funcionalidades de edição do site.

Além de ser uma ótima medida de segurança, o gerenciamento de usuários mantém o site mais organizado, registrando quem fez cada modificação.

Do ponto de vista do desenvolvimento e design, tudo é possível com o WordPress. Basta definir quais são os objetivos do seu negócio com a criação do site e contar com profissionais qualificados para tornar as suas metas em objetivos alcançados.

Vantagens de um site em WordPress:

Ter um site desenvolvido em WordPress garante muitas vantagens para o seu negócio, com benefícios para os objetivos da sua empresa, a manutenção do sistema e para a usabilidade das pessoas usuárias.

A seguir, listamos algumas das principais vantagens do desenvolvimento de sites em WordPress:

Otimização SEO

O WordPress é um dos CMS com maior facilidade na otimização SEO. Além de facilitar a integração de recursos de SEO técnico, também é amigável ao SEO-on-Page.

Dessa forma, é muito mais fácil garantir que o seu site corresponderá aos princípios do SEO, com um site mais rápido, indexado e com conteúdo otimizado.

Gestão de conteúdo

O WordPress é um CMS, o que torna o gerenciamento de conteúdo o seu ponto mais forte.

Embora seja altamente personalizável, o WordPress oferece um painel padrão de fácil navegação, permitindo o gerenciamento de conteúdo com praticidade e organização, como a definição de categorias, páginas de blog e integrações com conteúdos externos, como ferramentas de e-mail marketing.

Além disso, o WordPress também é uma plataforma escalável, permitindo o gerenciamento de conteúdos em alto volume.

Design Responsivo e mobile

As possibilidades de personalização do WordPress também o tornam um CMS amigável ao Design Responsivo e Mobile First.

Dessa forma, é possível desenvolver uma interface responsiva e amigável ao usuário, com bons índices de carregamento da página.

Segurança e atualizações

O WordPress está sempre em atualização, o que garante melhorias no código e mais segurança para os desenvolvedores que trabalham com o CMS.

Assim, ao implementar as barreiras de segurança do seu site, nenhuma desatualização deixará brechas no sistema, evitando bugs, ataques cibernéticos e outras ameaças digitais.

Plugins

Com as possibilidades de personalização do WordPress, é possível conectar o seu site a plugins que auxiliem no gerenciamento de conteúdo, SEO, segurança e outros recursos.

Porém, é preciso se certificar de que os plugins instalados são de fontes confiáveis, com atualizações constantes e suporte técnico. 

Caso a sua empresa tenha uma necessidade específica, também pode desenvolver um plugin exclusivo.

Open Source

O WordPress é uma plataforma Open Source, garantindo o seu uso gratuito e constante melhorias. 

Ao ser uma plataforma de uso livre, desenvolvedores em todo o mundo podem contribuir com ajustes e melhorias no CMS, mantendo-o transparente, confiável e atualizado.

Como criar um site no WordPress?

O desenvolvimento de site em WordPress é um processo que precisa garantir a segurança das informações da sua empresa, a implementação de recursos realmente úteis ao seu negócio e um bom investimento em técnicas SEO e de Design UX.

Para isso, a melhor forma de criar um site em WordPress é com uma agência especializada. Assim, você garante que os melhores profissionais estarão envolvidos no seu projeto.

A Studio Visual é referência em desenvolvimento de sites há mais de 20 anos, especializada em WordPress e em encontrar as melhores soluções para o seu projeto digital.

Converse conosco e descubra como podemos trabalhar juntos!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!