Como fazer pesquisa de palavras-chave para sua estratégia de SEO?

pesquisa de palavras-chave

Como fazer pesquisa de palavras-chave para sua estratégia de SEO?

A pesquisa de palavras-chave é um ponto fundamental para definir a sua estratégia de marketing de conteúdo baseada em boas práticas de SEO. 

É com essa pesquisa que podemos identificar pautas com relação com o seu serviço/produto e público-alvo, criando então conteúdos assertivos.

Utilizar essa estratégia voltada para SEO é uma das formas mais eficientes de criar um conteúdo relevante e direcionado para o seu público. Assim, a sua marca facilmente ganhará destaque nos mecanismos de busca, como o Google.

Quer entender como a pesquisa de palavras-chave é feita e, porque ela é tão importante? Continue lendo este artigo e tire suas dúvidas!

O que é uma pesquisa de palavras-chave (keywords)?

A pesquisa de palavras-chave é um processo do planejamento de conteúdo. Na prática, são analisadas pesquisas orgânicas dos mecanismos de busca para entender o que o seu público quer saber.

É comum que a pesquisa se desenrole em resultados muito ambíguos ou sem nenhuma relação com a sua marca. Por isso é importante que, junto a pesquisa, o profissional responsável tenha em mãos um estudo de benchmarking.

É dessa forma que podemos identificar quais palavras-chave são pautas em potenciais para serem utilizadas em uma estratégia de conteúdo.

A busca por essas palavras-chave pode ser feita com a ajuda de ferramentas com acesso aos dados dos mecanismos de busca, organizando essas buscas em palavras-chave mais buscadas, palavras-chave de cauda longa e perguntas relacionadas às palavras-chave.

Qual é a importância da pesquisa da palavra-chave?

As palavras-chave, ou keywords, são importantes para criar um conteúdo assertivo, que seja relevante para o seu público. Ao utilizar as palavras-chave corretamente, os mecanismos de busca irão oferecer o seu conteúdo quando o usuário fizer uma busca por aquela palavra-chave.

As palavras-chave também precisam ter um nível de relação entre elas. Assim, ao criar conteúdos relacionados, fica mais evidente a expertise da empresa com aquele assunto, além de fortalecer o link building entre as páginas. 

Entretanto, essa pesquisa também vai além da criação de blog posts, podendo ser utilizada para otimizar a relevância e assertividade de itens como:

  • Menus do site;
  • Conteúdos estruturais (fixos);
  • Definição das URLs (ou slug).

Objetivos da pesquisa de palavras-chave

Os objetivos de uma pesquisa de palavras-chave são bem simples. Basicamente, a pesquisa visa encontrar palavras-chave que tenham mais chances de conseguir um bom ranqueamento no SERP (Search Engine Results Page) de um mecanismo de busca.

Estar bem posicionado nessa lista de resultados é o que faz com que os usuários acessem o seu site e consumam o seu conteúdo.

O algoritmo desses mecanismos de busca consideram diversos fatores para entregar resultados mais assertivos para a busca de um usuário.

Por isso a sua pesquisa de palavras-chave deve estar alinhada ao público-alvo e quais resultados a sua empresa espera ter com essa estratégia.

Entre os fatores que os mecanismos de busca utilizam para entregar um conteúdo, podemos citar brevemente:

  • Intenção de busca;
  • Estilo da busca (se é comparativa, uma pergunta, etc.);
  • Perfil do usuário (pelo histórico de navegação e utilização).

Sendo assim, não basta utilizar as palavras-chave encontradas na pesquisa. É preciso que o conteúdo tenha qualidade e relevância para os usuários, aumentando as chances de sucesso do texto.

Tipos de palavra-chave 

Saber escolher as melhores palavras-chave para a sua estratégia pode ser um processo complexo, já que existem diferentes tipos de keywords e formas de utilizá-las. 

Para definir uma estratégia corretamente, é preciso trabalhar tanto com as keywords head tail, quanto com as long tail

Head tail / Fat head keyword

Uma head tail keyword é a palavra-chave principal de uma pesquisa. Ou seja, é uma categoria de palavras-chave de alta concorrência, mas também com um volume de busca muito alto.

Embora elas possam brilhar os olhos pelo alto volume, é preciso ter muito cuidado ao trabalhar com essas keywords, já que elas são relacionadas a temas muito amplos, dificultando a relevância para o seu público e o conteúdo fica refém de uma concorrência muito alta.

Porém, durante a pesquisa de palavras-chave, será possível identificar keywords secundárias a essa head tail, tornando o conteúdo mais assertivo e aumentando as chances de um bom posicionamento.

Long tail keyword

As long tail keywords, ou palavras-chave de cauda longa, são variações mais desenvolvidas das palavras-chave head tail.

Em um exemplo simples, podemos dizer que a sua head tail seja “marketing”. Após uma análise mais minuciosa, você chegou a outra head tail que se adequa melhor a estratégia, como “marketing de conteúdo”. A partir disso, uma long tail possível seria “como fazer marketing de conteúdo”. 

Com isso, outras long tails podem ser utilizadas, como:

  • “Por que usar marketing de conteúdo”;
  • “Vantagens do marketing de conteúdo”;
  • “Como fazer marketing de conteúdo de qualidade”;
  • Entre outras variações.

Ou seja, utilizar palavras-chave de cauda longa aumenta a assertividade do conteúdo, oferecendo exatamente o que o seu público-alvo está buscando.

Ao trabalharmos com long tails keywords, fica mais fácil conseguir um bom posicionamento, diminuindo a concorrência e aumentando a qualidade do conteúdo. 

Porém, o ideal é trabalhar com os dois tipos de palavras-chave, criando uma relação entre as pautas e fortalecendo o link building.

Como ter uma boa estratégia baseada na pesquisa de palavras-chave?

Indo muito além da pesquisa de palavras-chave, uma boa estratégia de conteúdo é a solução para trazer relevância e credibilidade para a sua empresa.

Além de ser uma forma de ser visto e reconhecido pelo seu público, o investimento em conteúdo de qualidade pode aumentar conversões e outros KPIs para o seu negócio na internet. 

Comece hoje mesmo a se adequar à transformação digital e invista em marketing de conteúdo de qualidade. A Studio Visual tem mais de 20 anos de experiência com projetos digitais e podemos te ajudar a alcançar os melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas! 

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!