Brasil está em 3º entre os países com mais ataques de malware no mundo; entenda!

Malware
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 19 de abril de 2024

O Brasil apareceu no ranking em terceiro lugar entre os países mais afetados por malware em 2023, segundo relatório da Acronis, empresa de segurança cibernética.

Ficando apenas atrás de Singapura e Espanha, o Brasil  se tornou um dos principais alvos.

A Acronis divulgou em sua pesquisa que a quantidade de e-mails com spam segue em alta, proporcional a 33,4% de todos os e-mails recebidos, sendo que 1,5% continham malware ou links de phishing. 

A empresa divulgou também que 28 milhões de URLs foram bloqueadas por eles no segundo semestre de 2023.

O Ransomware também é uma ameaça muito forte, que é o roubo de dados de usuários por meio de criptografia, liberando as informações apenas após pagamento de resgate. 

O relatório mostra que, no quarto trimestre de 2023, foram 1.353 casos de ransomware divulgados publicamente. 

A Acronis  possui um grupo de países-chave para estudar tais vulnerabilidades, que é composto por: África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Reino Unido, Singapura e Suíça.

Uso indevido da IA para crimes de malware

O avanço contínuo da Inteligência Artificial (IA) por parte de criminosos tem deixado essa situação ainda mais complicada. Desde que o ChatGPT foi lançado publicamente houve um aumento notável no desenvolvimento e na disseminação de ferramentas maliciosas, como o WormGPT e o FraudGPT.

Também podemos citar o DarkBERT e o DarkBART, programas que inicialmente foram criados para combater crimes cibernéticos, porém, acabaram sendo transformados em ferramentas para ações maliciosas.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também