Como funciona o algoritmo do Google? Como rankear no Google?

algoritmo do google

Diariamente, o buscador da Google processa impressionantes 8,5 bilhões de buscas na internet. O número pode assustar a muitos, mas certamente não à gigante da tecnologia, que construiu um império digital a partir de sua ferramenta de busca, a mais utilizada do mundo.

As pesquisas do Google nos ajudam a aprender mais sobre um tema, encontrar o endereço de um estabelecimento, adquirir produtos, obter informações meteorológicas e muito mais.

O serviço conecta pessoas para guiá-las com facilidade pela imensidão da worldwide web, e o faz com a ajuda de um poderoso algoritmo, o qual vem aperfeiçoando há mais de 20 anos para mostrar resultados cada vez mais precisos e relevantes.

Neste artigo, explicaremos mais sobre o funcionamento do algoritmo do Google e daremos dicas de como utilizá-lo para se conectar com mais clientes e escalar seu negócio digital.

Continue a leitura!

 

Como funciona o algoritmo do Google?

O algoritmo por trás dos resultados do motor de busca da Google se chama PageRank (PR). O PageRank é um produto altamente complexo, que desempenha diferentes funções e utiliza mais de 200 critérios distintos para elaborar os resultados de uma pesquisa no site.

Os itens mostrados no resultado da busca, isto é, as páginas da web, vêm de um índice gigantesco de páginas que o algoritmo localiza na internet e guarda em sua base de dados. Este índice está em constante expansão, à medida que novas páginas surgem na web e são localizadas pelo algoritmo.

Quando você insere uma palavra-chave ou string de busca no Google, o PageRank combina uma série de informações sobre a sua busca (como localização, horário e até o tipo de dispositivo), além de critérios internos e predefinidos, para elencar quais páginas do índice melhor correspondem à sua busca.

O mecanismo de busca vem melhorando continuamente desde 1998, e hoje utiliza critérios semânticos, além das palavras-chave, para determinar a relevância de uma página para a pesquisa em questão.

Isso quer dizer que o algoritmo está cada vez melhor em garantir que a informação que você procura apareça logo nos primeiros resultados da pesquisa.

 

Palavras-chave e critérios de ranqueamento

Ao montar uma Página de Resultados (Search Engine Results Page – SERP), o PageRank analisa seu índice de páginas em busca da palavra-chave ou intenção de pesquisa.

Visto que tenha filtrado as entradas em seu índice são compatíveis com a busca, o algoritmo faz uma filtragem, classificando-as de acordo com sua relevância através de uma nota de 1 a 10.

Os critérios utilizados para analisar a relevância incluem:

  • palavras-chave;
  • backlinks;
  • performance técnica da página;
  • acessibilidade;
  • tempo médio que outros usuários passam na página;
  • e muitos outros fatores, totalizando mais de 200.

Muitos destes critérios de ranqueamento não são revelados ao público, e isso ajuda a empresa a controlar abusos de SEO que podem prejudicar a qualidade das SERPs.

Os critérios listados acima, entretanto, são alguns dos principais focos do trabalho em SEO, e fazem uma grande diferença nos resultados que você obtém com sua estratégia digital. 

 

A importância de ranquear bem no Google

O Google é o maior mecanismo de busca do mundo. Com bilhões de pesquisas diárias, ele é o primeiro recurso em que a maioria das pessoas pensa quando precisa encontrar uma informação.

Estar presente na web é importante, mas estar presente sem ser notado traz pouco ou nenhum benefício. Para ser notado, você precisa ser localizado. E para isso, é importante aparecer nos resultados de pesquisa de seus potenciais clientes.

Estar bem ranqueado na SERP atribui credibilidade à sua marca, ajuda a construir autoridade e a mantém sempre na mente dos usuários, maximizando oportunidades de conversão.

 

Como executar uma boa estratégia de SEO

Quer você já tenha uma presença digital ou ainda esteja planejando ter, nunca é cedo ou tarde demais para investir em uma estratégia de SEO. Confira as dicas da Studio Visual para não cometer enganos:

 

Aprenda e aprenda mais

O algoritmo do Google está em constante mudança. Os avanços na tecnologia e ciência de dados proporcionam novas maneiras de melhorar ainda mais a precisão das SERPs.

Com novas versões do PageRank sendo publicadas regularmente, é importante que o responsável pela estratégia de SEO esteja sempre atualizado a respeito das últimas novidades da área. Do contrário, pode-se encontrar graves prejuízos à estratégia.

 

Performance técnica

A performance técnica do seu site importa. Tempos de resposta do servidor, carregamento e renderização de páginas são critérios de alta relevância no ranqueamento dentro da SERP.

Afinal, não faz sentido mostrar primeiro ao usuário páginas que ele possa ter dificuldade em visualizar, não é mesmo?

Conteúdo 

O conteúdo das páginas do site também é muito importante para o ranqueamento. Mais do que palavras-chave, é necessário incluir conteúdo realmente útil sobre o assunto.

O PageRank já consegue fazer interpretações semânticas do texto em páginas para identificar, dentre os resultados da busca por palavra-chave, aqueles em que ela aparece no contexto mais próximo à intenção da busca.

 

Design responsivo

Um critério muito utilizado pelo PageRank é a acessibilidade das páginas a dispositivos móveis. A Google adotou oficialmente uma postura mobile-first com SEO, priorizando as páginas com design responsivo ou otimizado para dispositivos móveis.

A maioria das buscas no Google já acontecem através de celulares e tablets. Se a sua página aparecer corretamente para o usuário, ela terá mais chances de ocupar as posições do topo da SERP.

 

Conte com quem entende do assunto

Desenvolver uma estratégia de SEO pode ser um esforço de grandes proporções. Há uma série de fatores a se considerar, além das necessidades impostas pela estratégia de destinar tempo, dinheiro e recursos humanos à tarefa.

O maior risco que se corre ao conduzir uma estratégia de SEO por conta própria é o desperdício de recursos. São investimentos de grande magnitude que podem não trazer resultados por diferentes motivos.

A melhor forma de não errar em SEO é buscando o trabalho de profissionais experts na área. A Studio Visual tem duas décadas de história, alavancando produtos digitais e levando-os ao sucesso.

Converse conosco e descubra como podemos te ajudar a construir a estratégia de SEO certa para o seu negócio.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!