Na última segunda-feira (23) a Meta anunciou que está trabalhando para que as mensagens no aplicativo Messenger tenham criptografia de ponta a ponta como um padrão da plataforma.
Essa é uma funcionalidade muito pedida pelos usuários, por garantir maior segurança e privacidade nos chats. Mas, por que é tão importante ter criptografia nas mensagens?
A criptografia é um mecanismo que transforma as mensagens em códigos que não podem ser desvendados. Ou seja: garante que as únicas pessoas que podem ver o conteúdo sejam o remetente e o destinatário.
Isso é feito por meio de uma chave que usa algoritmo para codificar a mensagem, o que permite que apenas quem tenha a chave possa ver o real conteúdo.
Em caso de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, os participantes detém as chaves e todo o processo de codificação e liberação é feito de forma automática.
Contar com a criptografia de ponta-a-ponta é uma forma de proteger os dados sensíveis, pois ela garante que nenhuma informação será roubada em casos de interceptação.
Muitos aplicativos de mensagens já contam com esse tipo de criptografia para proteger os dados dos usuários, alguns ativam o recurso automaticamente e outros precisam de ativação manual. Veja alguns exemplos.
WhatsApp: o aplicativo de mensagens instantâneas conta com criptografia de ponta a ponta nativo em todos os chats, sem necessidade de ativação manual.
Messenger: nele, é preciso ir até as configurações e ativar a opção de criptografia de ponta a ponta. Isso causa algumas mudanças visuais no chat.
Telegram: conta com criptografia apenas nos chats secretos. Nas conversas comuns, não existe essa proteção.
Independente do aplicativo escolhido, é sempre uma boa ideia contar com a criptografia de ponta a ponta para proteger qualquer tipo de informação pessoal, tanto para usuários comuns quanto para empresas ou figuras públicas.
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!
O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…
O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…
Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…
John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…
O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…
A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…