Criptografia de ponta a ponta: pra que serve?

Na última segunda-feira (23) a Meta anunciou que está trabalhando para que as mensagens no aplicativo Messenger tenham criptografia de ponta a ponta como um padrão da plataforma. 

Essa é uma funcionalidade muito pedida pelos usuários, por garantir maior segurança e privacidade nos chats. Mas, por que é tão importante ter criptografia nas mensagens?

A criptografia é um mecanismo que transforma as mensagens em códigos que não podem ser desvendados. Ou seja: garante que as únicas pessoas que podem ver o conteúdo sejam o remetente e o destinatário. 

Isso é feito por meio de uma chave que usa algoritmo para codificar a mensagem, o que permite que apenas quem tenha a chave possa ver o real conteúdo. 

Em caso de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, os participantes detém as chaves e todo o processo de codificação e liberação é feito de forma automática.

Contar com a criptografia de ponta-a-ponta é uma forma de proteger os dados sensíveis, pois ela garante que nenhuma informação será roubada em casos de interceptação.  

Quais apps contam com criptografia de ponta a ponta?

Muitos aplicativos de mensagens já contam com esse tipo de criptografia para proteger os dados dos usuários, alguns ativam o recurso automaticamente e outros precisam de ativação manual. Veja alguns exemplos.

WhatsApp: o aplicativo de mensagens instantâneas conta com criptografia de ponta a ponta nativo em todos os chats, sem necessidade de ativação manual. 

Messenger: nele, é preciso ir até as configurações e ativar a opção de criptografia de ponta a ponta. Isso causa algumas mudanças visuais no chat. 

Telegram: conta com criptografia apenas nos chats secretos. Nas conversas comuns, não existe essa proteção. 

Independente do aplicativo escolhido, é sempre uma boa ideia contar com a criptografia de ponta a ponta para proteger qualquer tipo de informação pessoal, tanto para usuários comuns quanto para empresas ou figuras públicas. 

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança core update de novembro, entenda o que mudou

O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…

12 de novembro de 2024

WordPress atinge a marca de 1000 temas em bloco em seu repositório

O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…

6 de novembro de 2024

GitHub Copilot agora conta com a base de conhecimento do Stack Overflow

Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…

30 de outubro de 2024

Google explica critérios para escolha da URL canônica

John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…

28 de outubro de 2024

2FA e verificações agora são obrigatórias em novos plugins no WordPress

O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…

7 de outubro de 2024

WP Engine é proibida de usar recursos do WordPress

A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…

3 de outubro de 2024