Saiba mais sobre a falha grave no WinRAR que permitia ataques remotos

Uma grave falha na segurança do WinRAR fez com que códigos perigosos pudessem ser executados de forma remota quando usuários abriam arquivos comprometidos.

A falha estava na versão Windows do app e permitia que diferentes ataques pudessem ser realizados, principalmente os que envolviam a contaminação da máquina com malware para roubo de dados, ransomware (roubo de dados por meio de criptografia), entre outros.

A brecha é do tipo “zero-day”, uma falha que acabou de ser conhecida pelo desenvolvedor ou empresa e eles possuem precisamente “zero dias” para corrigi-la antes que se tornem alvo de um ataque.

Essa vulnerabilidade no WinRAR foi rastreada como CVE-2023-40477, e estava na forma em que o programa processava volumes de recuperação. Eles não eram validados de maneira correta e permitiam a execução de códigos fora dos limites da memória que foi determinada para o aplicativo.

Como o WinRAR tem uma grande base de usuários, esta é uma situação bem vantajosa para cibercriminosos. Golpes de phishing, sites fraudulentos e outros crimes estão na mira deles para conseguir informações importantes dos usuários.

Como proteger seu WinRAR e computador de ameaças?

A forma mais indicada é atualizar o WinRAR, que leva o compactador à versão 6.23 no Windows. Esse passo é urgente para tentar se proteger de ameaças.

Outra forma de manter sua máquina protegida é não abrir e-mails ou anexos vindos de sites suspeitos.

O Windows também deverá sempre estar atualizado e a presença de um antivírus pode ajudar a identificar ameaças ao seu computador.

O que é o WinRAR?

É um dos programas mais famosos para compactar e descompactar arquivos.

Ele suporta diferentes tipos de compressão, como RAR, ZIP e ISO. Além disso, ele tem uma interface simples e oferece a possibilidade de recuperar arquivos danificados.

Compactar arquivos é bem importante para quem quer diminuir o espaço no armazenamento e facilita também o envio de vários arquivos, já que ele compacta em apenas um.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança core update de novembro, entenda o que mudou

O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…

12 de novembro de 2024

WordPress atinge a marca de 1000 temas em bloco em seu repositório

O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…

6 de novembro de 2024

GitHub Copilot agora conta com a base de conhecimento do Stack Overflow

Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…

30 de outubro de 2024

Google explica critérios para escolha da URL canônica

John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…

28 de outubro de 2024

2FA e verificações agora são obrigatórias em novos plugins no WordPress

O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…

7 de outubro de 2024

WP Engine é proibida de usar recursos do WordPress

A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…

3 de outubro de 2024