Saiba mais sobre a falha grave no WinRAR que permitia ataques remotos

Uma grave falha na segurança do WinRAR fez com que códigos perigosos pudessem ser executados de forma remota quando usuários abriam arquivos comprometidos.

A falha estava na versão Windows do app e permitia que diferentes ataques pudessem ser realizados, principalmente os que envolviam a contaminação da máquina com malware para roubo de dados, ransomware (roubo de dados por meio de criptografia), entre outros.

A brecha é do tipo “zero-day”, uma falha que acabou de ser conhecida pelo desenvolvedor ou empresa e eles possuem precisamente “zero dias” para corrigi-la antes que se tornem alvo de um ataque.

Essa vulnerabilidade no WinRAR foi rastreada como CVE-2023-40477, e estava na forma em que o programa processava volumes de recuperação. Eles não eram validados de maneira correta e permitiam a execução de códigos fora dos limites da memória que foi determinada para o aplicativo.

Como o WinRAR tem uma grande base de usuários, esta é uma situação bem vantajosa para cibercriminosos. Golpes de phishing, sites fraudulentos e outros crimes estão na mira deles para conseguir informações importantes dos usuários.

Como proteger seu WinRAR e computador de ameaças?

A forma mais indicada é atualizar o WinRAR, que leva o compactador à versão 6.23 no Windows. Esse passo é urgente para tentar se proteger de ameaças.

Outra forma de manter sua máquina protegida é não abrir e-mails ou anexos vindos de sites suspeitos.

O Windows também deverá sempre estar atualizado e a presença de um antivírus pode ajudar a identificar ameaças ao seu computador.

O que é o WinRAR?

É um dos programas mais famosos para compactar e descompactar arquivos.

Ele suporta diferentes tipos de compressão, como RAR, ZIP e ISO. Além disso, ele tem uma interface simples e oferece a possibilidade de recuperar arquivos danificados.

Compactar arquivos é bem importante para quem quer diminuir o espaço no armazenamento e facilita também o envio de vários arquivos, já que ele compacta em apenas um.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Compartilhar

Artigo Recente

Entenda a situação do Google na União Europeia

Em mais um capítulo da saga de disputas antitruste contra grandes empresas de tecnologia, o Google teve uma nova atualização.…

11 de setembro de 2024

STF ameaça suspender X, rede está sem representante no Brasil

Em uma nova reviravolta no caso envolvendo a plataforma X (antigo Twitter), o Superior Tribunal Federal (STF) deu um ultimato…

11 de setembro de 2024

Google aumenta recompensas para quem encontrar falhas na segurança do Chrome

Em uma iniciativa para fortalecer ainda mais a segurança do navegador Chrome, o Google anunciou um aumento significativo nas recompensas…

11 de setembro de 2024

Tumblr migrará mais de 500 milhões de blogs para o WordPress

Nesta última quinta-feira (28), a Automattic, empresa proprietária do Tumblr e do WordPress anunciou que mais de 500 milhões de…

11 de setembro de 2024

Vulnerabilidade crítica no WPML ameaça mais de 1 milhão de sites WordPress

Uma falha de segurança grave descoberta no plugin WPML para WordPress coloca em risco mais de um milhão de sites.…

11 de setembro de 2024

Conheça o BlueSky, rede social do mesmo criador do Twitter

Com o fim das atividades do “X”, antigo Twitter no Brasil, os usuários da plataforma que tiveram suas contas congeladas…

11 de setembro de 2024