O TikTok está implementando novas medidas de transparência em relação à inteligência artificial (IA) geradora de conteúdo. Isso inclui a rotulagem de vídeos modificados por ferramentas externas de IA e o lançamento de recursos educativos para ajudar usuários a entenderem melhor como a IA generativa está sendo usada (e mal usada) na internet.
A plataforma vai trabalhar com a Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo (C2PA) para estabelecer um processo de identificação de IA em conteúdos carregados de outras fontes. Esses vídeos agora receberão uma etiqueta informativa.
Semelhante à sequência de imagens no texto original, o TikTok usará o projeto C2PA para escanear vídeos em busca de marcadores de IA. Quando detectados, os vídeos serão sinalizados no próprio feed.
Segundo o TikTok:
“[O projeto C2PA] anexa metadados ao conteúdo, o que podemos usar para reconhecer e rotular instantaneamente conteúdo gerado por IA. Esse recurso começou a ser implementado hoje em imagens e vídeos, e em breve estará disponível para conteúdo somente de áudio. Nos próximos meses, também começaremos a anexar [etiquetas C2PA] ao conteúdo do TikTok, que permanecerão no vídeo mesmo após o download. Isso significa que qualquer pessoa poderá usar a ferramenta Verify do C2PA para ajudar a identificar conteúdo criado por IA no TikTok e até mesmo aprender quando, onde e como o conteúdo foi feito ou editado.”
O TikTok já exigia a rotulagem de conteúdos criados com suas próprias ferramentas de IA para dar transparência aos usuários. As novas medidas darão ainda mais controle sobre o uso de outras ferramentas de IA, ajudando a limitar a desinformação e o mal-entendido.
É importante ressaltar que o sistema não é infalível. Embora várias plataformas de tecnologia, como Google, OpenAI, Microsoft e Adobe, estejam participando do projeto C2PA, nem todos os projetos de IA generativa estão inscritos e, portanto, podem não incluir os marcadores de metadados necessários.
Mesmo assim, é um passo adiante na busca por transparência em relação à IA. Com o aumento de imagens geradas por IA circulando na web, é crucial aumentar a conscientização sobre falsificações criadas por computador.
O TikTok afirma ser a primeira plataforma de compartilhamento de vídeos a colocar essas novas medidas em prática.
A plataforma está trabalhando com a MediaWise para desenvolver campanhas educativas sobre IA generativa. O objetivo é ajudar os usuários a entenderem e identificarem esse tipo de conteúdo.
Com a enxurrada crescente de conteúdo de IA na web, é fundamental tomar todas as medidas para melhorar a conscientização sobre falsificações e destacar seu potencial uso indevido, a fim de evitar confusão.
Sendo assim, essa iniciativa do TikTok é um passo importante na direção certa para melhorar a alfabetização digital em relação à IA.
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