Imagens de IA: Instagram trabalha em aviso de conteúdo

As imagens de IA, geradas por inteligência artificial, muitas vezes conseguem se misturar às reais, se espalhando como verdadeiras.

Isso aconteceu algumas vezes nesse ano, com menção honrosa a uma imagem do Papa Francisco usando um enorme casaco branco (sim, era IA!). 

Esse tipo de ato pode acabar se tornando um risco, colocando alguém em situação embaraçosa ou até mesmo perigosa, quase como uma “fake news”. 

Por isso, a Meta quer distinguir as imagens de IA das verdadeiras. Rumores apresentados pelo leaker Alessandro Paluzzi indicam que o Instagram terá em breve um emblema de diferenciação das fotos.

O aviso diz:

“O criador ou a Meta dizem que esse conteúdo foi criado ou editado com IA

Imagem gerada pela Meta IA

O que é IA generativa? Pessoas usam ferramentas de IA para criar textos, imagens e vídeos por meio de descrições. 

Como saber quando um post usa IA? Conteúdo criado com IA é normalmente rotulado para fácil identificação.”

Esse ainda é um rumor, não confirmado pela Meta. No entanto, é interessante pensar no rumo que as empresas de tecnologia devem seguir para diferenciar o tipo de conteúdo publicado!

Por que é importante rotular as imagens de IA?

O primeiro motivo é a transparência. Os usuários têm o direito de saber quando estão interagindo com um conteúdo criado por IA, pois isso pode afetar a forma como eles o percebem e o interagem. 

Por exemplo, um usuário pode confiar em um artigo de notícias criado por um jornalista humano e não em um artigo criado por um modelo de IA, mesmo que os dois sejam corretos.

Outro ponto é que os modelos de IA ainda estão em desenvolvimento e podem cometer erros, principalmente quando são tarefas que exigem compreensão ou pensamento crítico. 

Sabendo disso, os usuários podem ser conscientes dos potenciais riscos de imprecisão.

Por fim, se um conteúdo criado por IA for prejudicial ou enganoso, é importante que os criadores sejam responsabilizados por isso. 

O aviso coloca a responsabilidade da criação na pessoa que escreveu a descrição para a IA, ao invés de culpar a própria ferramenta.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança core update de novembro, entenda o que mudou

O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…

12 de novembro de 2024

WordPress atinge a marca de 1000 temas em bloco em seu repositório

O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…

6 de novembro de 2024

GitHub Copilot agora conta com a base de conhecimento do Stack Overflow

Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…

30 de outubro de 2024

Google explica critérios para escolha da URL canônica

John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…

28 de outubro de 2024

2FA e verificações agora são obrigatórias em novos plugins no WordPress

O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…

7 de outubro de 2024

WP Engine é proibida de usar recursos do WordPress

A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…

3 de outubro de 2024