O Google possui métricas essenciais que pautam a boa experiência do usuário e definem se um site é ou não amigável nesse sentido, são as Core Web Vitals.
Uma delas é a First Input Delay, ou FID, que identifica a responsividade do site. Essa métrica será substituída oficialmente pela Interaction to Next Paint, INP.
A INP pega informações de uso do website, como latência e interatividade, e observa o tempo que cada ação leva.
Essa imagem mostra melhor o que será considerada uma boa ou má INP.
De 0 a 200 milissegundos, a página é boa. Entre 200 e 500, precisa de melhorias. Já a partir de 500 milissegundos a página é considerada ruim.
A troca entre métricas vai acontecer porque o Google considera a INP mais efetiva para definir a usabilidade de um website, é uma forma mais ampla de se entender o uso.
Ela tem sido testada desde 2022, mas apenas em março de 2024 será oficialmente implementada como Core Web Vital no lugar da FID.
Se preocupar com os Core Web Vitals é essencial na criação e manutenção de um site, pois afeta diretamente na performance e no SEO.
Isso porque o Google tende a favorecer websites que atendem aos requisitos vitais dessas métricas, tornando-os mais visíveis aos usuários.
Claro, elas não são as únicas coisas que o Google considera, outros pontos de otimização estrutural e de conteúdo são tão importantes quanto – mas, vale a pena investir um tempo em deixá-las de acordo com o solicitado, afinal, realmente são pontos importantes para os usuários.
Além da INP: outros Core Web Vitals
Existem outras 2 métricas que o Google considera vitais na qualidade de um website, são elas.
- Largest Contentful Paint (LCP): ela mede o tempo que o maior elemento da tela leva para ser carregado. Se demorar muito, o site pode deixar de ser atraente.
- Cumulative Layout Shift (CLS): verifica a estabilidade dos elementos da página, se eles se movem durante a navegação. É importante que a página não tenha movimentos bruscos, pois isso atrapalha o uso.
Viu como os Core Web Vitals são importantes? Essas características são consideradas quando você escolhe profissionais experientes para desenvolver um website! Conte sempre com especialistas.
Vá mais longe com a Studio Visual
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!