A tecnologia RFID (Radio-Frequency Identification) é muito usada atualmente, mas muitos não entendem como ela funciona e para que serve.
Utilizando a comunicação por radiofrequência, o RFID permite a identificação e rastreamento precisos de objetos, animais e até mesmo pessoas, apresentando inúmeras oportunidades na conectividade tecnológica.
O RFID usa etiquetas, também conhecidas como tags. Essas tags contêm um chip e uma antena que emite sinais de radiofrequência.
Quando um leitor RFID emite um sinal, a tag responde com informações armazenadas em seu chip, permitindo a identificação instantânea e sem contato do objeto ou entidade associada à tag.
O RFID está presente em vários ramos e permite usos diferentes em cada um deles.
Muitos sistemas de transporte público incorporaram tecnologia RFID em cartões de bilhetes. Os passageiros simplesmente aproximam seus cartões ou etiquetas das leitoras para entrar em ônibus, trens ou metrôs, agilizando o processo de pagamento e reduzindo filas.
O RFID também é usado em sistemas de identificação de veículos, como controle de acesso a estacionamentos e pedágios eletrônicos. Isso torna a entrada e a saída mais rápidas e sem a necessidade de interações manuais.
Empresas usam cartões ou crachás RFID para controlar o acesso a edifícios, salas ou áreas restritas. Isso aumenta a segurança e simplifica a gestão de visitantes e funcionários. Também é possível usar RFID para rastrear produtos em estoque em tempo real.
O RFID também é usado em casas inteligentes, aeroportos, escritórios, hospitais e outros locais. É uma tecnologia muito versátil.
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!
O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…
O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…
Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…
John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…
O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…
A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…