SEO programático: válido ou vilão?

O SEO programático é uma abordagem automatizada para a otimização de mecanismos de pesquisa que usa software para gerenciar e automatizar as tarefas de SEO. 

Essas tarefas incluem coisas como criação e gerenciamento de contas de mecanismo de pesquisa, otimização de sites com melhoria da estrutura de links, de títulos e meta descrições.

De forma simples: o SEO programático usa as máquinas para otimização do conteúdo em escala. 

Mas, o que parece ser uma boa ideia para melhorar o desempenho de websites de uma forma rápida, pode acabar afetando negativamente o posicionamento deles. 

Olha só o que um dos grandes nomes do Google, John Mueller, falou em seu Twitter em resposta a uma usuária que mostrou dezenas de sites que usam o SEO programático para criar conteúdo usando informações de outras fontes.

“Encontrei dezenas de sites com rankings voláteis. Muitos parecem usar SEO programático. Estão pegando e reutilizando informação de outros sites para criar muitas landing pages hiper-específicas sobre músicas, mapas, escolas, pets, etc.”

“Eu amo fogo, mas SEO programático muitas vezes é um termo chique para spam”. Ou seja: para o Google, esse tipo de programação e mudanças em escala se caracterizam como spam. 

Então não posso usar SEO programático?

O Google sempre deixa claro que, para alcançar os melhores lugares nos resultados de busca, o seu conteúdo deve ter como objetivo principal ajudar o usuário. 

O usuário busca conteúdo valioso, personalizado, que responda às suas questões de forma prática e simples. E o SEO programático não leva isso em consideração, apenas cria formas mais rápidas de agradar o algoritmo do Google. 

Por mais que isso possa funcionar e trazer resultados em um primeiro momento, com o tempo, menos usuários terão interesse no seu conteúdo e o Google irá perceber que o seu website apenas espalha spam. 

A melhor estratégia SEO sempre será a criação de conteúdo otimizado, com base nas boas práticas de busca e um foco total no usuário e no que ele deseja encontrar. 

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

 

Compartilhar

Artigo Recente

Google Gems: chatbots personalizados do chegam para Gmail, Drive e Docs

O Google deu mais um passo na integração de sua inteligência artificial aos principais serviços da empresa. Os Gems, versões…

3 de julho de 2025

Cloudflare bloqueará crawlers de IA automaticamente, entenda

A Cloudflare, empresa responsável por proteger uma fatia considerável da internet global, anunciou uma medida que promete mudar a forma…

2 de julho de 2025

Google lança Gemini CLI: inteligência artificial direto no terminal

O Google anunciou o lançamento do Gemini CLI, uma nova ferramenta de código aberto que promete mudar a forma como…

1 de julho de 2025

O que é Malware e como ele ameaça a segurança digital da sua empresa?

Se o site da sua empresa lida com dados de clientes, realiza transações ou simplesmente é um canal importante de…

25 de junho de 2025

Equipe de IA WordPress é formada para acelerar inovações na plataforma

O WordPress acaba de anunciar a criação de uma equipe oficial dedicada ao desenvolvimento de soluções com Inteligência Artificial (IA).…

30 de maio de 2025

Google revela dicas para ter sucesso com conteúdo para IA na Busca

A Pesquisa do Google está mudando, e seu conteúdo precisa acompanhar essa transformação. Com a introdução das experiências de IA…

29 de maio de 2025