O SEO programático é uma abordagem automatizada para a otimização de mecanismos de pesquisa que usa software para gerenciar e automatizar as tarefas de SEO.
Essas tarefas incluem coisas como criação e gerenciamento de contas de mecanismo de pesquisa, otimização de sites com melhoria da estrutura de links, de títulos e meta descrições.
De forma simples: o SEO programático usa as máquinas para otimização do conteúdo em escala.
Mas, o que parece ser uma boa ideia para melhorar o desempenho de websites de uma forma rápida, pode acabar afetando negativamente o posicionamento deles.
Olha só o que um dos grandes nomes do Google, John Mueller, falou em seu Twitter em resposta a uma usuária que mostrou dezenas de sites que usam o SEO programático para criar conteúdo usando informações de outras fontes.
“Encontrei dezenas de sites com rankings voláteis. Muitos parecem usar SEO programático. Estão pegando e reutilizando informação de outros sites para criar muitas landing pages hiper-específicas sobre músicas, mapas, escolas, pets, etc.”
“Eu amo fogo, mas SEO programático muitas vezes é um termo chique para spam”. Ou seja: para o Google, esse tipo de programação e mudanças em escala se caracterizam como spam.
O Google sempre deixa claro que, para alcançar os melhores lugares nos resultados de busca, o seu conteúdo deve ter como objetivo principal ajudar o usuário.
O usuário busca conteúdo valioso, personalizado, que responda às suas questões de forma prática e simples. E o SEO programático não leva isso em consideração, apenas cria formas mais rápidas de agradar o algoritmo do Google.
Por mais que isso possa funcionar e trazer resultados em um primeiro momento, com o tempo, menos usuários terão interesse no seu conteúdo e o Google irá perceber que o seu website apenas espalha spam.
A melhor estratégia SEO sempre será a criação de conteúdo otimizado, com base nas boas práticas de busca e um foco total no usuário e no que ele deseja encontrar.
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!
Em mais um capítulo da saga de disputas antitruste contra grandes empresas de tecnologia, o Google teve uma nova atualização.…
Em uma nova reviravolta no caso envolvendo a plataforma X (antigo Twitter), o Superior Tribunal Federal (STF) deu um ultimato…
Em uma iniciativa para fortalecer ainda mais a segurança do navegador Chrome, o Google anunciou um aumento significativo nas recompensas…
Nesta última quinta-feira (28), a Automattic, empresa proprietária do Tumblr e do WordPress anunciou que mais de 500 milhões de…
Uma falha de segurança grave descoberta no plugin WPML para WordPress coloca em risco mais de um milhão de sites.…
Com o fim das atividades do “X”, antigo Twitter no Brasil, os usuários da plataforma que tiveram suas contas congeladas…