A inteligência artificial é, indiscutivelmente, a tecnologia mais noticiada atualmente. Afinal, suas possibilidades generativas abrem várias oportunidades de exploração e utilização.
No entanto, nem todos esses usos são benéficos. O spam em inteligência artificial tem se tornado cada vez mais comum. Quais são os perigos associados?
A criação de conteúdo é uma das funções mais utilizadas na IA, mas, ao mesmo tempo que pode ser útil, ela também pode criar notícias falsas em massa.
Essas informações maliciosas, criadas em grande quantidade, são distribuídas na internet e até mesmo usadas para criação de páginas com intenção de aplicar golpes diversos.
Outro problema é a qualidade da informação. Mesmo quando ela não é maliciosa, o conteúdo criado pela IA não é tão refinado quanto o produzido por seres humanos, que envolve uma pesquisa apurada, entendimento do assunto e consideração do contexto geral.
Ou seja, embora a IA permita uma série de otimizações em alguns sentidos, em outros o uso deve ser feito com cautela, visando a segurança.
Como usuário da internet, a melhor prática de proteção contra spam em inteligência artificial é a atenção. Pequenos detalhes podem denunciar a intenção de um website.
Sempre procure pelo certificado SSL, que é um protocolo de segurança que garante que a comunicação entre o navegador e o servidor é criptografada.
Isso é indicado pela presença do “https” na URL do site e pelo ícone de um cadeado fechado ao lado da URL.
Sites confiáveis geralmente têm informações de contato facilmente acessíveis, como um endereço físico, número de telefone e e-mail. Essas informações são importantes caso você precise entrar em contato por qualquer motivo.
Também é essencial que o site tenha uma política de privacidade clara e transparente que explica como eles coletam, armazenam e usam seus dados pessoais.
Em última análise, a melhor maneira de se proteger é usar o bom senso e tomar cuidado ao compartilhar informações pessoais ou clicar em links suspeitos.
A identificação de notícias falsas criadas por meio da inteligência artificial pode ser um desafio, pois elas podem ser muito convincentes e difíceis de distinguir das notícias verdadeiras. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
Verifique a fonte da notícia: Tente descobrir a fonte da notícia e verifique se ela é confiável. Se a notícia vem de uma fonte desconhecida ou pouco confiável, possivelmente é falsa.
Verifique o tom da notícia: Notícias falsas tendem a ter um tom sensacionalista e exagerado, portanto, se parece muito impactante ou dramática, desconfie.
Verifique os fatos: Tente verificar o que é apresentado na notícia. Procure por outras fontes confiáveis que possam confirmar ou não a história.
Verifique se a notícia segue um padrão: notícias falsas muitas vezes não têm várias fontes, não dão contexto e equilíbrio na apresentação dos fatos. Se a notícia parece ser mal escrita ou mal pesquisada, é possível que seja falsa.
Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.
Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!
This post was last modified on %s = human-readable time difference
O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…
O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…
Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…
John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas…
O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…
A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…