TikTok nos EUA: o que está acontecendo?

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou a lei proposta para a venda do TikTok nos EUA, o que significa que o aplicativo agora tem 270 dias para ser vendido a um proprietário americano ou ser banido do país. 

Legisladores e reguladores têm expressado cada vez mais preocupação de que o TikTok e sua empresa-mãe, ByteDance, possam colocar dados confidenciais do usuário, como informações de localização, nas mãos do governo chinês. Eles apontam para leis que permitem ao governo chinês exigir secretamente dados de empresas e cidadãos chineses para operações de coleta de inteligência.

Eles também estão preocupados que a China possa usar as recomendações de conteúdo do TikTok para alimentar a desinformação. O TikTok há muito nega tais acusações e tentou se distanciar da ByteDance, considerada uma das startups mais valiosas do mundo.

Pela lei, o TikTok terá agora 270 dias para se desfazer da empresa, embora haja também uma disposição adicional que permite ao TikTok solicitar mais três meses sob certas condições (por exemplo, se estiver negociando com compradores e precisar de mais tempo para finalizar o acordo).

Então, em um ano, o TikTok tem um ano até que precise estar sob propriedade americana ou desaparecer. O principal problema aqui é que o governo chinês prometeu se opor à venda. Portanto, mesmo que o TikTok consiga encontrar um parceiro em potencial do seu agrado, pode não ser capaz de realizar a venda de qualquer maneira.

Veja o comunicado postado pela rede social.

@tiktokResponse to TikTok Ban Bill♬ original sound  – TikTok

Outras nações também tentarão proibir o aplicativo?

Esta é uma grande preocupação para o TikTok, de que outras nações agora sigam o exemplo dos EUA e implementem regras semelhantes.

Teoricamente, se o TikTok acabar sendo vendido para uma empresa americana, a maioria das nações ocidentais aparentemente concordaria com o armazenamento de seus dados de usuário também nos EUA, já que essa é a situação atual com todos os outros aplicativos sociais. Mas autoridades da UE também têm pressionado para que os dados dos usuários europeus sejam mantidos na Europa, semelhante aos EUA.

Essencialmente, isso pode acabar sendo um efeito dominó, que fará com que o TikTok enfrente mais proibições em mais regiões.

No Brasil, porém, não há discussão sobre esse assunto até o momento. O aplicativo está seguro por aqui por enquanto. 

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais.

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

This post was last modified on 16 de setembro de 2024

Compartilhar

Artigo Recente

Entenda a situação do Google na União Europeia

Em mais um capítulo da saga de disputas antitruste contra grandes empresas de tecnologia, o Google teve uma nova atualização.…

11 de setembro de 2024

STF ameaça suspender X, rede está sem representante no Brasil

Em uma nova reviravolta no caso envolvendo a plataforma X (antigo Twitter), o Superior Tribunal Federal (STF) deu um ultimato…

11 de setembro de 2024

Google aumenta recompensas para quem encontrar falhas na segurança do Chrome

Em uma iniciativa para fortalecer ainda mais a segurança do navegador Chrome, o Google anunciou um aumento significativo nas recompensas…

11 de setembro de 2024

Tumblr migrará mais de 500 milhões de blogs para o WordPress

Nesta última quinta-feira (28), a Automattic, empresa proprietária do Tumblr e do WordPress anunciou que mais de 500 milhões de…

11 de setembro de 2024

Vulnerabilidade crítica no WPML ameaça mais de 1 milhão de sites WordPress

Uma falha de segurança grave descoberta no plugin WPML para WordPress coloca em risco mais de um milhão de sites.…

11 de setembro de 2024

Conheça o BlueSky, rede social do mesmo criador do Twitter

Com o fim das atividades do “X”, antigo Twitter no Brasil, os usuários da plataforma que tiveram suas contas congeladas…

11 de setembro de 2024