Google explica critérios para escolha da URL canônica

John Mueller, do Google, recentemente respondeu a uma pergunta no LinkedIn sobre como a plataforma escolhe URLs canônicas, oferecendo dicas valiosas para profissionais de SEO e editores que desejam indicar a URL correta. No caso de múltiplas URLs com o mesmo conteúdo, o Google escolhe uma página principal — chamada de URL canônica — que será representativa para todas as demais.

O Google recomenda três métodos principais para ajudar o algoritmo a entender a preferência dos sites em relação a URLs canônicas:

  1. Redirecionamento de páginas duplicadas para a URL preferida – Esse é um sinal forte e eficaz.
  2. Atributo rel=canonical – Incluir esse atributo no código HTML ajuda a apontar a URL preferida.
  3. Mapa do site – Listar a URL preferida no sitemap serve como um sinal mais fraco.

Mesmo com essas práticas recomendadas, Mueller destaca que o Google utiliza sinais adicionais para determinar a URL canônica ideal. A documentação oficial do Google descreve essas práticas como dicas importantes, mas elas não garantem que o algoritmo siga a URL indicada.

Sinais internos e outros fatores importantes

Mueller também explicou que links internos desempenham um papel importante na escolha da URL canônica. Para demonstrar preferência por uma URL, ele recomenda utilizar o rel=canonical em conjunto com links internos e sitemaps, reforçando a consistência da URL por toda a estrutura do site.

No entanto, segundo Mueller, o impacto da escolha de uma URL canônica é mais relevante para a experiência do usuário e para o gerenciamento de dados pelo proprietário do site do que para a classificação nos resultados de pesquisa.

Por fim, ele sugeriu uma análise do site em busca de links internos antigos ou redirecionamentos que possam estar influenciando o Google a escolher a URL incorreta. Em alguns casos, links externos para páginas duplicadas ou redirecionamentos esquecidos também podem ser fatores que afetam a escolha da URL canônica.

Essas dicas ajudam profissionais de SEO e editores a garantir que o Google exiba a URL correta, minimizando confusões e otimizando o desempenho nas buscas.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 23 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

This post was last modified on %s = human-readable time difference

Compartilhar

Artigo Recente

Google lança core update de novembro, entenda o que mudou

O Google começou a implementar sua mais recente atualização de algoritmo: o core update de novembro de 2024. De acordo…

12 de novembro de 2024

WordPress atinge a marca de 1000 temas em bloco em seu repositório

O WordPress Themes Repository agora conta com 1000 temas em bloco em seu repositório. No total, ele possui hoje 12.000…

6 de novembro de 2024

GitHub Copilot agora conta com a base de conhecimento do Stack Overflow

Em uma parceria, o Stack Overflow lançou uma extensão para o GitHub Copilot, permitindo que desenvolvedores tenham acesso direto a…

30 de outubro de 2024

2FA e verificações agora são obrigatórias em novos plugins no WordPress

O líder de revisão de segurança, Chris Christoff, anunciou duas novas mudanças para o diretório de plugins do WordPress, válidas…

7 de outubro de 2024

WP Engine é proibida de usar recursos do WordPress

A disputa entre WordPress e WP Engine ganhou novos contornos, resultando em ordens legais emitidas por ambas as partes. Uma…

3 de outubro de 2024

O WordPress 6.7 Beta 1 já está disponível; conheça as funcionalidades!

A versão WordPress 6.7 Beta 1 está em desenvolvimento, confira as novidades e importância dessa atualização no WordPress. Com lançamento…

2 de outubro de 2024