WooCommerce revela nova identidade e estratégia para se destacar no mercado

O WooCommerce, plataforma de e-commerce para WordPress, revelou essa semana  que sua recente mudança de marca vai além de uma nova identidade visual: trata-se de uma estratégia cuidadosamente planejada, com insights valiosos para empresas e profissionais de marketing que buscam relevância e competitividade no mercado. Confira os destaques da estratégia da plataforma!

O que é o WooCommerce?

O WooCommerce é uma plataforma de e-commerce desenvolvida para WordPress, permitindo que empresas de todos os tamanhos criem lojas online de maneira prática e personalizada. Com recursos nativos para gestão de produtos, pagamentos e pedidos, é uma das soluções mais populares do mercado para quem deseja vender no meio digital. Se quiser saber mais sobre o desenvolvimento de ecommerces, acesse nosso site.

Mais do que um novo visual

A reformulação anunciada pelo WooCommerce representa uma evolução significativa da plataforma, destacando a importância de compreender e atender às expectativas dos usuários para manter a posição de destaque no setor. Em resposta ao Search Engine Journal, um representante do WooCommerce afirmou:

 “…a atualização da marca reflete nossa evolução mais ampla em direção a uma plataforma mais integrada. Embora as mudanças visuais sejam perceptíveis, elas representam nossa mudança em direção a tornar o WooCommerce mais poderoso desde o início, mantendo a flexibilidade do código aberto.”

O WooCommerce tem passado por uma transformação significativa, deixando de ser apenas um plugin para se consolidar como uma plataforma robusta. Esse processo ganhou força com a iniciativa interna chamada “More In Core”, lançada em 2024, que visa oferecer uma experiência de e-commerce mais completa, com funcionalidades essenciais disponíveis de forma nativa, sem a necessidade de plugins adicionais.

Um exemplo dessa mudança ocorreu em outubro de 2024, quando o Brand Plugin, antes uma ferramenta premium, foi integrado diretamente à plataforma. Esse recurso permite que os lojistas criem categorias baseadas em marcas, simplificando a organização dos produtos.

“ Embora ‘More in Core’ seja um nome interno que usamos (estamos animados com essas melhorias!), nosso objetivo não é simplesmente adicionar mais recursos — é construir cuidadosamente uma plataforma de comércio abrangente que forneça as ferramentas essenciais que a maioria dos comerciantes precisa prontas para uso, reduzindo conflitos e gerenciamento de plug-ins, aumentando a profundidade da integração entre os recursos da plataforma e liberando construtores e vendedores para se concentrarem em outras partes de seus negócios…” continuou o representante.

Do ponto de vista UX/UI

Colocar o usuário no centro é um excelente ponto de partida para qualquer atualização de negócios. O site Search Engine Journal também perguntou ao WooCommerce sobre as melhorias específicas em UX e UI introduzidas na recente reformulação de marca de fevereiro de 2025. Eles compartilharam:

“A atualização da marca se alinha com o trabalho contínuo para tornar o WooCommerce mais intuitivo. Estamos nos concentrando primeiro em melhorar as experiências principais na interface do administrador e no gerenciamento da loja — as interações essenciais que nossos comerciantes usam diariamente.

Mais especificamente, estamos implementando melhorias na experiência de integração e configuração de pagamentos.

“Estamos criando um novo tema inicial otimizado para comércio com um conjunto de variações criativas disponíveis prontas para uso. Estamos iterando rapidamente no produto WooCommerce Analytics que acabamos de lançar em beta e colaborando diretamente com a comunidade em novos recursos em torno do status do pedido e gerenciamento de atendimento.”

Sua empresa precisa de uma atualização?

A estratégia do WooCommerce reforça a importância de não se acomodar com um plano fixo ao longo dos anos. As necessidades dos consumidores e os comportamentos online mudam constantemente, e acompanhar essas tendências é essencial para manter a relevância no mercado — especialmente agora, em um período de grandes transformações na Internet.

No fim das contas, são os consumidores, e não os concorrentes, que devem guiar suas decisões. Buscar novas formas de se conectar com o público pode transformar sua empresa no melhor sentido.. 

Se você tem vontade de saber como a Studio Visual pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados, converse com um de nossos especialistas!

Nosso time está disposto a pensar em soluções personalizadas para o seu negócio para transformar a sua loja virtual da melhor forma e fornecer uma experiência proveitosa e inovadora para seus usuários.

This post was last modified on 17 de fevereiro de 2025

Compartilhar

Artigo Recente

Nova estratégia do Google reduz tempo de carregamento das pesquisas

O Google revelou como utiliza a API Speculation Rules para tornar os cliques nos resultados de busca mais rápidos. No…

13 de fevereiro de 2025

GitHub Copilot: Microsoft anuncia curso gratuito para programadores e estudantes

A Microsoft lançou inscrições para o primeiro Bootcamp do GitHub Copilot, oferecendo certificação pelo Microsoft Learn para desenvolvedores e estudantes…

3 de fevereiro de 2025

Sites WordPress desatualizados são alvo de malwares

Recentemente, foram identificados ataques em grande escala explorando versões desatualizadas do WordPress e plugins vulneráveis. Esses ataques possuem o intuito…

30 de janeiro de 2025

10 melhores ferramentas de produtividade para desenvolvedores

Ferramentas de produtividade para desenvolvedores são softwares criados para tornar o trabalho dos programadores mais eficiente. Elas automatizam tarefas, promovem…

21 de janeiro de 2025

O Google Search Central Live Brasil retorna em 2025

O Google Search Central Live está de volta ao Brasil em 2025. Este evento, que já conquistou a comunidade de…

17 de janeiro de 2025

Studio Sync é lançado pelo WordPress.com; saiba mais!

O WordPress.com lançou o Studio Sync, uma novidade para o Studio, seu aplicativo de desenvolvimento local. Disponível gratuitamente e de…

9 de janeiro de 2025