Newsletter, o que é?

newsletter
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 24 de abril de 2024

As newsletters são ferramentas muito importantes no marketing digital, trazendo resultados satisfatórios quando usadas estrategicamente. 

De forma simples, a newsletter é um conteúdo enviado periodicamente para leads, normalmente por e-mail.

Esse conteúdo pode conter novidades, notícias, eventos ou até mesmo promoções e descontos exclusivos para quem o receber. 

Saiba como criar uma newsletter eficaz para o seu negócio, continue a leitura! 

Como criar uma newsletter?

A criação de uma newsletter passa por vários processos. Desde a idealização, até o desenvolvimento gráfico, criativo e o envio do conteúdo. 

Seguindo alguns passos, é possível criar uma newsletter de valor que vai conquistar os seus clientes. 

É importante salientar que ter o apoio de um especialista é essencial nesse processo, para conseguir resultados, de fato, expressivos. 

Conheça o público que vai receber o conteúdo

Primeiramente, deve ser realizado um estudo de personas para entender quem é que vai receber a newsletter. 

Caso a sua empresa já possua um estudo do tipo, ele pode ser reaproveitado, contanto que o público ideal se mantenha igual. 

Entenda as dores do público

Já sabe qual é o público? É hora de descobrir do que essa persona precisa — qual é a “dor” dela. 

A sua newsletter precisa ser criada considerando essas dores, e não apenas as citando, mas sim oferecendo uma solução. 

Desenvolva um conteúdo profundo e de valor

O conteúdo enviado deve ser necessário para quem o recebe, contendo informações úteis e interessantes.

Isso é indispensável. Afinal, se o conteúdo não for atrativo, o leitor vai sentir vontade de não recebê-lo mais. 

Defina o visual do e-mail

O design da newsletter deve ser coeso com a identidade da marca, utilizando as mesmas cores e elementos. 

Considere, também, a leitura do conteúdo. O design é um companheiro, e não deve ofuscar as informações que são realmente de valor para o leitor. 

Ofereça exclusividade

Um indivíduo só se interessa pelo conteúdo se ele for exclusivo. Afinal, para que assinar uma newsletter se as informações são de cunho comum?

É importante oferecer informações, descontos e produtos especiais para os assinantes, assim eles se sentirão parte de um “clube”, criando afinidade com a empresa. 

Escolha o período correto para enviar sua newsletter

Mantenha um calendário de envio. As newsletters devem ser enviadas periodicamente, mas sem exageros. 

Entenda qual é o período preferido da sua persona e adapte os envios de acordo com o que funciona melhor para o seu público. 

Cuidado com a automação

Para enviar as newsletters, você vai precisar de uma ferramenta de automação de e-mails. 

Tome cuidado com essas ferramentas, para que os seus conteúdos não caiam por engano na caixa de spam dos leitores, criando uma situação desconfortável para a empresa. 

Análise os resultados das Newsletters criadas

Apenas enviar as newsletters não é suficiente. Você precisa monitorar os resultados que elas trouxeram, para entender se a estratégia está correta. 

Existem várias formas de monitorar esses dados. Veja algumas delas. 

Faça muitos testes

É raro que uma estratégia de marketing funcione totalmente desde sua primeira versão. 

Realize testes com formas diferentes de envio, design e conteúdo, assim saberá o que mais agrada os leitores. 

Mantenha um FAQ e enquetes

Tenha um canal aberto de comunicação entre os leitores e a marca, para que eles possam enviar dúvidas, sugestões e ideias de melhoria. 

Além de ser útil para análise, também é uma boa oportunidade para criar uma relação mais próxima com os usuários. 

Use ferramentas de monitoramento e de Web Analytics

Você também pode utilizar ferramentas de análise e monitoramento externas para descobrir o que agrada os usuários. 

Com elas, é possível entender onde eles clicaram, quais as edições que fizeram mais sucesso e como melhorar as próximas. 

Newsletter para e-commerce

Se engana quem pensa que as newsletters são estratégias indicadas para empresas físicas. Os e-commerces também podem se beneficiar muito delas. 

A verdade é que qualquer empresa pode colher os frutos de uma newsletter bem feita, contanto que a estratégia usada seja adequada. 

Veja como funciona a newsletter para e-commerce. 

Por que criar uma newsletter para seu e-commerce?

Existem muitas estratégias digitais diferentes para aumentar a venda de um e-commerce. 

A newsletter é uma delas, entenda os benefícios que ela pode trazer para a sua loja online. 

Você ganha acesso direto aos clientes

Poucas vezes você tem a chance de falar diretamente com os clientes. Uma newsletter é a oportunidade perfeita. 

O conteúdo deve ser bem feito, especificamente para conquistar o leitor. Lembre-se, ele espera por exclusividade. 

O e-mail é um canal de marketing digital que é todo seu

Nas redes sociais, por mais que cada empresa possua um perfil, o ‘feed’ de cada indivíduo é preenchido pelas marcas que ele segue. 

Por isso o e-mail é tão vantajoso. Dentro dele, a chance do usuário se distrair e consumir conteúdos diferentes é bem menor. 

Sua marca consegue se aproximar do público

Essa exclusividade pode se converter em proximidade. O conteúdo pode, quando feito com maestria, criar afeição entre as duas partes. 

E a afeição vira fidelidade, com o usuário escolhendo a sua marca ao invés de outras, independente das condições. 

Traz mais conversões

Pense em um cenário onde o indivíduo acessou a sua loja, mas não realizou uma compra. 

A newsletter pode servir como “lembrete” para que ele finalize o negócio, ou até mesmo oferecer descontos especiais. 

Conte com especialistas!

A newsletter ideal para a sua marca precisa ser atraente e contar com as técnicas de conteúdo e marketing. Para garantir isso, tenha a ajuda de profissionais!

A Studio Visual é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento e estratégias digitais. 

Fale com um de nossos especialistas e entenda como podemos te ajudar!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também