O que é link building?

o que é link building
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 24 de abril de 2024

O trabalho de Otimização para Mecanismos de Busca (Search Engine Optimization ou SEO, em Inglês), tem muitas etapas e envolve diferentes tipos de trabalho, esforço e mão de obra.

Você pode ter conteúdo otimizado para SEO, otimização técnica e On-page, mas não pode esquecer do Link Building.

O que é Link Building? É uma das principais estratégias e ferramentas de SEO, e consiste em construir fluxos de tráfego do seu site para outros e de outros para o seu.

Ter outras páginas na Web que linkem para páginas do seu site, os chamados backlinks, é excelente para o seu desempenho na SERP. 

Além de gerar tráfego orgânico para a sua página, os backlinks, especialmente quando vêm de sites bem ranqueados pelo PageRank, aumentam o score da sua página no algoritmo.

Da mesma forma, ter nas suas páginas links para páginas bem avaliadas pelo PageRank também é benéfico para o seu desempenho em SEO.

Ou seja, o Link Building é um trabalho de troca, que deve ser focado na qualidade dos links e em um posicionamento pertinente deles para efetivamente direcionar tráfego de uma página a outra.

Para saber mais sobre o que é Link Building, como essa estratégia funciona e como ela pode melhorar seu posicionamento na SERP, continue a leitura!

O que é link building e por que links são importantes?

Quando se fala em Web, o conceito de teia ou rede é muito importante. 

Os sites e páginas da Internet conectam-se uns aos outros para formar uma rede pela qual o usuário pode navegar. Essas ligações entre páginas são primariamente feitas com links.

Através dos links de uma página, o usuário pode chegar a muitas outras, geralmente relacionadas ao tema ou assunto da página atual. Isso é importante para criar tráfego na Web, fazendo com que o usuário não fique parado num mesmo site.

Agora não tem dúvida sobre o que é link building, mas como ele é usado para melhorar um site?

Como o algoritmo do Google avalia os links de uma página?

Do ponto de vista de SEO, links numa página, assim como backlinks para ela, são importantes indicadores de que uma página se relaciona de maneira saudável com o resto da web.

O algoritmo PageRank leva em consideração:

  • A quantidade links da sua página para outras;
  • A qualidade das páginas para as quais você tem links;
  • A quantidade de backlinks que sua página recebe de outras;
  • A qualidade das páginas que têm backlinks para a sua.

Saiba mais sobre os critérios de avaliação de links a seguir:

Quantidade de links

A quantidade de links em uma página afeta sua avaliação pelo PageRank. De modo geral, é ideal contar com vários links em uma página, para permitir que o usuário tenha opções ao continuar seu tráfego a partir dali.

No entanto, é necessário encontrar um equilíbrio. Não coloque links em excesso. Atenha-se aos pontos da página onde faz sentido ter um link e não abuse deles.

Diversidade de links

Outro critério de avaliação é a diversidade dos links, isto é, para quantas páginas e sites diferentes cada link leva. 

O ideal é você contar com links internos (para as suas próprias páginas) e externos (para páginas de outros websites).

Confiabilidade

A qualidade das páginas para as quais você linka ou páginas das quais você recebe backlinks também impacta o seu desempenho em SEO. 

Páginas mal-avaliadas pelo PageRank diminuem a nota da sua página quando você faz um link para elas ou recebe um backlink delas.

Links de outras páginas para o seu site

Quando outras páginas na Web, bem-avaliadas pelo PageRank, inserem links para a sua página, o algoritmo entende isto como um “voto” de confiança na sua página.

Isso impacta positivamente o seu Page Score, melhorando seu posicionamento na SERP.

Links do seu site para as suas próprias páginas

Links internos, isto é, links de páginas do seu site para outras páginas do seu site, também são importantes para a sua estratégia de link building, por manter o usuário internamente.

Links do seu site para outras páginas

Links na sua página que levem a páginas de outros sites também são úteis no Link Building, e podem melhorar bastante a pontuação da sua página. 

O importante é inserir links bem contextualizados, que levem a páginas seguras e de boa qualidade.

Velocidade de ganho de links

Se a sua página recebe muitos backlinks em um curto período de tempo, o algoritmo do Google entende que ela é muito relevante. 

Isso significa que ele posicionará a página mais ao topo da SERP para a intenção de busca a que aquela página deseja responder.

Nofollow e Dofollow

Como mencionado anteriormente, receber backlinks de uma página bem avaliada pelo PageRank melhora a avaliação da sua página. 

Isso acontece porque um link para outra página é interpretado pelo algoritmo como uma recomendação ou voto de confiança.

Popularmente chamado de “link juice” ou “suco de link”, esse impacto positivo que os backlinks têm em uma página acontece porque, ao passar pela página, o algoritmo seguirá os links até a página linkada.

Isso é chamado de Dofollow, e é a configuração padrão para links que você insere na sua página. 

Se você inserir um link no corpo de um blog post, por exemplo, estará contribuindo com a credibilidade da página para a qual está linkando.

Mas e se você quiser inserir um link sem derramar o “suco de link” sobre a página externa? Nestes casos você utilizará o atributo Nofollow. Para isso, adicione rel=”nofollow” ao código do seu hyperlink.

Além de evitar colaborar com o posicionamento da SERP de páginas que você não endossa, o rel=”nofollow” permite que você proteja seções de comentários, por exemplo, para evitar que spammers usem sua página para gerar backlinks Dofollow para outras páginas.

Ferramentas de Link Building

Executar um trabalho de link building pode parecer uma tarefa complexa, e de fato o é, mas felizmente podemos contar com a ajuda de várias ferramentas que simplificam o trabalho.

Conheça algumas delas:

Google Search Console

Uma ferramenta de uso gratuito disponibilizada pela Google, o Search Console oferece ao webmaster um painel para obter insights sobre o desempenho em SEO do seu site, indexação das páginas, etc.

Ahrefs

O Ahrefs foi criado para solucionar problemas encontrados nas limitações do Google Search Console. De uso gratuito, essa ferramenta oferece um grande leque de serviços e funcionalidades para link building, pesquisa de keywords, análise de concorrência e auditorias.

Link Explorer (Moz)

O Link Explorer permite checar rapidamente todos os backlinks de uma página ou site. Também de uso gratuito, você precisará criar uma conta para acessar todas as funcionalidades da ferramenta, além da análise de backlinks da URL que você inseriu. 

Screaming Frog

O Screaming Frog é uma ferramenta completa para auditorias de SEO em sites. O processo é totalmente automatizado e usa os dados das páginas para gerar relatórios aprofundados sobre a URL examinada.

O Screaming Frog é grátis para usar, mas conta com uma versão paga que libera acesso a funcionalidades avançadas.

Quando buscar ajuda de especialistas?

Agora você sabe o que é link building! Se você não se sente seguro para realizar um trabalho de linkagem sozinho, é uma boa ideia buscar a ajuda de experts.

Na Studio Visual contamos com o conhecimento técnico e a experiência para executar grandes estratégias de SEO e oferecer os melhores resultados para você não desperdiçar tempo nem recursos.

Entre em contato conosco e vamos conversar!

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