Principais cibercrimes e como proteger a sua empresa em 2023

Imagem ilustrativa do artigo sobre os principais cibercrimes em 2023, com uma pessoa branca de mãos erguidas, mostrando cadeados de segurança ilustrados.
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 6 de janeiro de 2023

Os cibercrimes são crimes que ocorrem no ambiente virtual, através da internet. Eles podem ser muito prejudiciais e causar sérios danos financeiros às empresas. 

Com os avanços tecnológicos, os cibercrimes também ficam cada vez mais complexos. Entre as tendências de segurança para este ano, especialistas apontam a necessidade de estarmos atentos aos ataques também no metaverso.

Com mais empresas utilizando esses espaços virtuais para trabalho, estima-se que em 2023 comecem os primeiros ataques aos ambientes virtuais do metaverso, buscando por informações sensíveis e dados confidenciais.

O Top 10 da OWASP, atualizado em 2021, reúne as dez principais ameaças da atualidade. Dentre elas, algumas merecem o dobro de atenção das empresas ao investirem em cibersegurança:

  1. Phishing: ocorre quando o criminoso envia mensagens falsas, geralmente por e-mail, fingindo ser de uma empresa ou instituição confiável. O objetivo é conseguir que a vítima forneça informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito. 
  2. Malware: são programas que podem ser instalados no computador sem o conhecimento do usuário e causar danos, como roubo de dados e lentidão no sistema. 
  3. Ransomware: é um tipo de malware que bloqueia o acesso ao computador ou aos arquivos do usuário até que uma quantia em dinheiro seja paga. 
  4. Roubo de identidade e engenharia social: ocorre quando o criminoso assume a identidade de outra pessoa para realizar fraudes e manipular pessoas para realizarem ações, como o compartilhamento de informações confidenciais e o envio de dinheiro. 

Como se proteger de ataques

A sua empresa deve estar muitos passos à frente dos cibercriminosos para se proteger. Para isso, algumas medidas devem ser adotadas como prioridade:

  • Usar senhas seguras e gerenciadores de senhas: utilize senhas fortes e únicas para cada conta, e não as compartilhe com ninguém. Para empresas, gerenciadores de senha podem ser a melhor solução;
  • Personalizar as configurações de privacidade: verifique as configurações de privacidade das plataformas online e configure-as conforme as necessidades dos colaboradores;
  • Não compartilhar informações pessoais: não compartilhe informações pessoais, como endereço, telefone e data de nascimento, com pessoas de fora da organização;
  • Não clicar em links suspeitos: é importante tomar cuidado ao clicar em links, pois eles podem ser usados para instalar malware ou redirecionar para sites falsos;
  • Usar aplicativos de segurança: utilize aplicativos de segurança, como antivírus e firewall, para proteger os dispositivos contra ameaças online;
  • Fazer cópias de segurança: faça cópias de segurança dos arquivos importantes para evitar perdê-los em caso de ataques cibernéticos;
  • Ficar atento a atividades suspeitas: é importante estar atento a qualquer atividade suspeita em contas e sistemas da empresa, e tomar medidas imediatas caso algo pareça errado. Para isso, o treinamento da sua equipe para agir contra ciberataques é fundamental.

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também