Saiba como fazer a gestão de um projeto digital com a Studio Visual

Projetos Digitais
‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 18 de dezembro de 2023

Com o crescimento da transformação digital, a busca por projetos digitais aumentou muito nos últimos anos, dando a oportunidade para muitas pessoas se aprofundarem no assunto.

A gestão de projetos digitais significa a entrega de algum produto ou serviço digital, o que abre um leque de possibilidades para quem decide se adentrar nessa área.

Vamos falar aqui sobre o que é um projeto digital, suas estruturas, como fazer a gestão de um e, além disso, vamos dar alguns exemplos.

Continue a leitura e descubra mais sobre negócios digitais.


 O que é um projeto digital?

Projetos digitais são os que envolvem ambientes digitais, ou seja, pode ser a criação de um site, o lançamento de um serviço ou produto web, campanhas de marketing digital, e muito mais.

Existem diversas metodologias disponíveis no mercado de gestão de projetos. Podemos citar a Scrum (metodologia ágil baseada em sprints e ciclos de produção de um projeto), Design Thinking (processo de pensamento crítico e criativo), entre outras.

Estrutura de um projeto digital

Para que um projeto seja efetivo e tenha bons resultados, é necessário seguir alguns passos para que a estrutura seja feita da melhor maneira possível.

Iniciação

Primeiramente, é necessário identificar as pessoas que se interessarão pelo produto ou serviço digital em específico. Desta forma, não será preciso envolver toda a equipe em um só projeto, principalmente se a empresa tiver mais de um em andamento.

Planejamento

Essa parte é crucial para o desenvolvimento do projeto. Começar com um plano de ação ajudará a todos os envolvidos na hora de seguir o passo a passo de como tirar do papel essa proposta.

É necessário pensar em:

  • Metas e objetivos
  • Detalhar atividades
  • Estruturar um cronograma
  • Repartir recursos
  • Lista de parceiros e fornecedores
  • Gerenciar o tempo da equipe
  • Orçar cada etapa do projeto
  • Mapear riscos
  • Promover estratégias de comunicação interna e externa

Tudo isso auxiliará a empresa na hora de criar um projeto digital eficaz.

Execução

A hora de colocar em ação é tão importante quanto o próprio planejamento. O papel do gerente de projetos nesta etapa é garantir que tudo o que estava no planejamento seja executado na prática. Além disso, deve garantir que os orçamentos e prazos sejam respeitados.

Controle e monitoramento

Fazer o monitoramento do projeto garante que o que não está caminhando bem não prejudique a todos e siga até o final dessa maneira. É necessário reavaliar a situação atual do projeto para decidir qual é o melhor caminho a ser seguido.

Encerramento

Para finalizar, é necessário considerar todos os processos de um projeto, que são: revisar todos os documentos, checar o controle de qualidade, analisar os primeiros resultados e revisar o arquivamento de dados.

É bem interessante organizar uma reunião com toda a equipe envolvida no projeto digital para entender quais são os pontos de melhora, os pontos de aprendizado e o que ficou como exemplo por ter dado certo.


Exemplos de projetos digitais

Os projetos digitais podem ser de diversos tipos e categorias. Alguns deles são:

  • Produtos para web, como cursos online
  • Produtos mobile, como a inserção da empresa nas redes sociais
  • Portais e websites
  • Games
  • Softwares
  • Campanha de marketing digital, entre outros.

Como fazer a gestão de um projeto digital?

Separamos algumas dicas para auxiliar quem deseja fazer a gestão de projetos digitais, independentemente de que área a pessoa seja, esses pontos são essenciais para o bom funcionamento de um projeto.

Criar uma cultura de gestão de projetos pode ajudar

Estabelecer metodologias, envolver outros departamentos, criar um plano de ação, tudo isso é necessário para estruturar um bom projeto digital. A função de gerente de projetos digitais pode ser relativamente nova em algumas empresas, então é importante estabelecer essa nova cultura para que todos entendam a importância desses projetos.

É importante deixar claro objetivos, cronogramas e metodologias

Isso é importante tanto para projetos digitais quanto para projetos de outras áreas. Ao saber dos objetivos e definições dos projetos, pessoas de outras áreas ou do próprio time tendem a entender melhor o projeto e desta forma, trabalham com mais clareza.

Comunicação é a chave

Estabelecer uma boa comunicação com o seu time é muito importante, já que quanto melhor for a compreensão deles do projeto, mais eficaz serão os passos a serem dados.

Isso pode evitar ruídos no decorrer do projeto, tirando qualquer chance de algum mal entendido.

Também é preciso estar preparado para lidar com pessoas atuando presencialmente e remotamente, o home office está cada dia mais comum e é algo que precisa ser bem combinado.

Saiba como lidar com diferentes projetos simultaneamente 

É preciso saber delegar e entender até que ponto se pode ir com cada projeto. É comum que mais de um projeto surja para a mesma pessoa gerenciar, portanto, é necessário preparo para entender os limites de cada um para não se desgastar mais do que o necessário.

É importante lembrar que cada pessoa precisa ser motivada e direcionada para que os resultados sejam obtidos. Isso vale para pessoas dos diferentes tipos de projetos.

Conte com ferramentas úteis para ajudar na gestão

Existem diversas ferramentas digitais que podem ser usadas, utilizar a tecnologia a seu favor é a melhor coisa que pode ser feita. Muitas plataformas podem auxiliar na organização das tarefas e no manejo do tempo, por exemplo, é sempre bom ter um contato aprofundado com elas.

Existem também ferramentas não digitais que são utilizadas por diversas empresas pelos seus resultados positivos, uma delas é a metodologia 5w2h, que consiste em:

  • What (O que);
  • When (Quando);
  • Where (Onde);
  • Who (Quem);
  • Why (Por que);
  • How (Quem);
  • How much (Quanto?).

Trata-se de um checklist que indica as atividades, os prazos e as responsabilidades de todos os que estão envolvidos em um projeto, seja ele digital ou não.


Desenvolva seu negócio com a Studio Visual

A Studio Visual está há mais de 22 anos no mercado e é especializada em diversas áreas, como Desenvolvimento em WordPress, Marketing Digital, Social Media, E-commerce, UX, UI, SEO, e muito mais.

Nós auxiliamos, através de técnicas avançadas, a sua empresa a ultrapassar as metas pré-estabelecidas.

Fale com um de nossos especialistas!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também