O que é reputação digital?

‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ ‎•‎‏‏‏‎ ‏‏‎ ‎‎‏‏‎ Atualização em 11 de setembro de 2024

A reputação digital é um dos fatores mais decisivos no sucesso de uma estratégia de crescimento e aumento de conversões online.

Uma pesquisa da Chain Store Age mostrou que 81% dos consumidores pesquisam por um produto antes de comprá-lo. 

Uma reputação negativa pode afetar (e muito) o sucesso digital da sua marca ao aparecer no momento de decisão do usuário.

Entenda mais sobre a reputação digital, como construir uma boa relação com os clientes e se tornar uma marca bem-quista virtualmente.

Conceito de reputação digital

O conceito de reputação digital se refere à percepção de uma marca na internet e como ela é vista pelos usuários.

Certamente, se ao procurar por uma empresa, a pessoa se depara com uma avaliação negativa ou relato de experiência ruim, as chances de fazer negócio serão mínimas. 

A reputação também é percebida na presença da marca. Com perfis completos nas redes sociais, site funcional e contato simplificado, a sua empresa terá uma boa imagem. 

Em outras palavras, a reputação digital é construída com base em vários aspectos. Para alcançar o sucesso, é importante ter uma estratégia bem elaborada. 

Por que preciso de uma boa reputação digital?

O marketing “boca a boca” sempre foi muito útil para divulgar a imagem de uma empresa. Com a internet, ele se torna ainda mais poderoso. 

Sem limites territoriais, quanto mais pessoas falando bem da sua marca, melhor! E o mesmo acontece ao contrário — quando existem muitas reclamações, o negócio afunda. 

Por isso é essencial manter uma boa reputação digital, considerando que todas as avaliações sobre a sua empresa (positivas e negativas) estão apenas a um clique de distância.

Estratégia para uma boa reputação digital

Primeiramente, entenda que acima de qualquer estratégia, sua empresa precisa oferecer um bom atendimento. 

Isso porque, mesmo com uma ótima tática de alcance virtual, a preocupação principal deve ser a experiência do cliente. 

Portanto, alie as técnicas abaixo com um bom atendimento e consequentemente, construirá uma boa sua reputação digital!

Saiba a persona da sua marca e se comunique de forma confiável

O primeiro passo de qualquer estratégia é o estudo de persona. Ele mostra quem é o seu cliente ideal, do que ele gosta e o que procura. 

Ao entender isso, é possível direcionar todo o conteúdo e a presença da marca para essa persona. 

Monitore as redes sociais que sua marca está inserida

Cada rede social possui suas particularidades, portanto, não é recomendado criar apenas um conteúdo geral e replicar em todas elas. 

Procure entender melhor qual é o tipo de mídia mais adequado para cada rede e comece a alimentar os perfis da sua empresa, mantendo consistência e coesão com os valores da marca.

Não deixe os clientes na mão

Você provavelmente já viu páginas de empresas cheias de reclamações sem resposta. Clientes insatisfeitos que não recebem nenhum tipo de apoio. 

Isso só prejudica a reputação. Portanto, esteja disponível para resolver os problemas dos clientes e responder dúvidas, é a melhor forma de se conectar com as pessoas que gostam da sua marca.

Esteja presente onde seu cliente está

Sua marca não precisa estar em todas as redes sociais, mas é importante estar nas principais para a sua persona. 

Percebeu que existem potenciais clientes em uma rede onde sua empresa não está presente? É hora de criar um perfil para atingir esses usuários.

Entenda a influência da internet na decisão de compra

Como mostramos, a maior parte das pessoas procura por uma empresa na internet antes de realizar qualquer compra. 

Por isso, use landing pages, SEO, artigos e redes sociais para mostrar que é a melhor opção para esse lead, vencendo, assim, os concorrentes diretos. 

Como monitorar sua reputação digital

Já possui uma presença digital, mas não sabe bem qual a reputação da sua marca? Existem formas de descobrir. 

Primeiramente, o mais simples é observar os comentários em redes sociais e as avaliações da sua empresa no Google ou no Reclame Aqui, dois sites muito usados pelos consumidores.

Alternativamente, é possível criar questionários ou pesquisas de satisfação para obter mais informações, se necessário. 

Em geral, se a sua reputação digital for ruim, você irá perceber rapidamente ao analisar as informações de engajamento e conversões. 

Ferramentas para monitorar a reputação

Existem, também, algumas ferramentas criadas especialmente para monitorar a reputação digital de empresas. Veja algumas opções.

Reputology: a ferramenta faz uma varredura em sites de avaliação e comentários para descobrir o que andam falando de sua empresa, e ainda oferece alguns insights para melhoria.

Talkwalker: o site usa inteligência artificial para analisar dados de consumo de marcas. Muito útil para entender a real necessidade da sua persona e como atingir as expectativas. 

Hootsuite: focada na experiência em redes sociais, a ferramenta permite gerenciar os comentários de uma forma mais inteligente. 

Importante frisar que, ainda que sejam úteis, as ferramentas não fazem o trabalho sozinhas e devem ser utilizadas com cautela, pois nada substitui a análise de profissionais.

Apoio na construção de reputação digital

Entendemos que são muitas frentes envolvidas na construção de uma boa reputação digital!

A boa reputação não se compra, mas pode ser construída com a ajuda de profissionais da área.

Conte com a Studio Visual para te ajudar a desenvolver uma presença digital valiosa!

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.
Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!