A reputação digital é um dos fatores mais decisivos no sucesso de uma estratégia de crescimento e aumento de conversões online.
Uma pesquisa da Chain Store Age mostrou que 81% dos consumidores pesquisam por um produto antes de comprá-lo.
Uma reputação negativa pode afetar (e muito) o sucesso digital da sua marca ao aparecer no momento de decisão do usuário.
Entenda mais sobre a reputação digital, como construir uma boa relação com os clientes e se tornar uma marca bem-quista virtualmente.
O conceito de reputação digital se refere à percepção de uma marca na internet e como ela é vista pelos usuários.
Certamente, se ao procurar por uma empresa, a pessoa se depara com uma avaliação negativa ou relato de experiência ruim, as chances de fazer negócio serão mínimas.
A reputação também é percebida na presença da marca. Com perfis completos nas redes sociais, site funcional e contato simplificado, a sua empresa terá uma boa imagem.
Em outras palavras, a reputação digital é construída com base em vários aspectos. Para alcançar o sucesso, é importante ter uma estratégia bem elaborada.
O marketing “boca a boca” sempre foi muito útil para divulgar a imagem de uma empresa. Com a internet, ele se torna ainda mais poderoso.
Sem limites territoriais, quanto mais pessoas falando bem da sua marca, melhor! E o mesmo acontece ao contrário — quando existem muitas reclamações, o negócio afunda.
Por isso é essencial manter uma boa reputação digital, considerando que todas as avaliações sobre a sua empresa (positivas e negativas) estão apenas a um clique de distância.
Primeiramente, entenda que acima de qualquer estratégia, sua empresa precisa oferecer um bom atendimento.
Isso porque, mesmo com uma ótima tática de alcance virtual, a preocupação principal deve ser a experiência do cliente.
Portanto, alie as técnicas abaixo com um bom atendimento e consequentemente, construirá uma boa sua reputação digital!
O primeiro passo de qualquer estratégia é o estudo de persona. Ele mostra quem é o seu cliente ideal, do que ele gosta e o que procura.
Ao entender isso, é possível direcionar todo o conteúdo e a presença da marca para essa persona.
Cada rede social possui suas particularidades, portanto, não é recomendado criar apenas um conteúdo geral e replicar em todas elas.
Procure entender melhor qual é o tipo de mídia mais adequado para cada rede e comece a alimentar os perfis da sua empresa, mantendo consistência e coesão com os valores da marca.
Você provavelmente já viu páginas de empresas cheias de reclamações sem resposta. Clientes insatisfeitos que não recebem nenhum tipo de apoio.
Isso só prejudica a reputação. Portanto, esteja disponível para resolver os problemas dos clientes e responder dúvidas, é a melhor forma de se conectar com as pessoas que gostam da sua marca.
Sua marca não precisa estar em todas as redes sociais, mas é importante estar nas principais para a sua persona.
Percebeu que existem potenciais clientes em uma rede onde sua empresa não está presente? É hora de criar um perfil para atingir esses usuários.
Como mostramos, a maior parte das pessoas procura por uma empresa na internet antes de realizar qualquer compra.
Por isso, use landing pages, SEO, artigos e redes sociais para mostrar que é a melhor opção para esse lead, vencendo, assim, os concorrentes diretos.
Já possui uma presença digital, mas não sabe bem qual a reputação da sua marca? Existem formas de descobrir.
Primeiramente, o mais simples é observar os comentários em redes sociais e as avaliações da sua empresa no Google ou no Reclame Aqui, dois sites muito usados pelos consumidores.
Alternativamente, é possível criar questionários ou pesquisas de satisfação para obter mais informações, se necessário.
Em geral, se a sua reputação digital for ruim, você irá perceber rapidamente ao analisar as informações de engajamento e conversões.
Existem, também, algumas ferramentas criadas especialmente para monitorar a reputação digital de empresas. Veja algumas opções.
Reputology: a ferramenta faz uma varredura em sites de avaliação e comentários para descobrir o que andam falando de sua empresa, e ainda oferece alguns insights para melhoria.
Talkwalker: o site usa inteligência artificial para analisar dados de consumo de marcas. Muito útil para entender a real necessidade da sua persona e como atingir as expectativas.
Hootsuite: focada na experiência em redes sociais, a ferramenta permite gerenciar os comentários de uma forma mais inteligente.
Importante frisar que, ainda que sejam úteis, as ferramentas não fazem o trabalho sozinhas e devem ser utilizadas com cautela, pois nada substitui a análise de profissionais.
Entendemos que são muitas frentes envolvidas na construção de uma boa reputação digital!
A boa reputação não se compra, mas pode ser construída com a ajuda de profissionais da área.
Conte com a Studio Visual para te ajudar a desenvolver uma presença digital valiosa!
This post was last modified on 24 de abril de 2024
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