Categorias: SEO

SEO programático: válido ou vilão?

O SEO programático é uma abordagem automatizada para a otimização de mecanismos de pesquisa que usa software para gerenciar e automatizar as tarefas de SEO. 

Essas tarefas incluem coisas como criação e gerenciamento de contas de mecanismo de pesquisa, otimização de sites com melhoria da estrutura de links, de títulos e meta descrições.

De forma simples: o SEO programático usa as máquinas para otimização do conteúdo em escala. 

Mas, o que parece ser uma boa ideia para melhorar o desempenho de websites de uma forma rápida, pode acabar afetando negativamente o posicionamento deles. 

Olha só o que um dos grandes nomes do Google, John Mueller, falou em seu Twitter em resposta a uma usuária que mostrou dezenas de sites que usam o SEO programático para criar conteúdo usando informações de outras fontes.

“Encontrei dezenas de sites com rankings voláteis. Muitos parecem usar SEO programático. Estão pegando e reutilizando informação de outros sites para criar muitas landing pages hiper-específicas sobre músicas, mapas, escolas, pets, etc.”

“Eu amo fogo, mas SEO programático muitas vezes é um termo chique para spam”. Ou seja: para o Google, esse tipo de programação e mudanças em escala se caracterizam como spam. 

Então não posso usar SEO programático?

O Google sempre deixa claro que, para alcançar os melhores lugares nos resultados de busca, o seu conteúdo deve ter como objetivo principal ajudar o usuário. 

O usuário busca conteúdo valioso, personalizado, que responda às suas questões de forma prática e simples. E o SEO programático não leva isso em consideração, apenas cria formas mais rápidas de agradar o algoritmo do Google. 

Por mais que isso possa funcionar e trazer resultados em um primeiro momento, com o tempo, menos usuários terão interesse no seu conteúdo e o Google irá perceber que o seu website apenas espalha spam. 

A melhor estratégia SEO sempre será a criação de conteúdo otimizado, com base nas boas práticas de busca e um foco total no usuário e no que ele deseja encontrar. 

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 22 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

 

This post was last modified on 24 de abril de 2024

Compartilhar

Artigo Recente

IA no TikTok: rede vai rotular conteúdos criados por Inteligência Artificial

O TikTok está implementando novas medidas de transparência em relação à inteligência artificial (IA) geradora de conteúdo. Isso inclui a…

9 de maio de 2024

Microsoft e OpenAI dedicam US$ 2 milhões para a educação de eleitores sobre IA

A Microsoft e a OpenAI decidiram criar um fundo de R$10 milhões (cerca de US$2 milhões) para conscientizar pessoas sobre…

8 de maio de 2024

Temas para sites em WordPress: Como escolher o ideal para o seu negócio?

O WordPress é uma plataforma altamente popular para criar e gerenciar sites e blogs. No entanto, uma parte fundamental para…

7 de maio de 2024

Stories no Twitter? Nova funcionalidade premium na rede social

O X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter, acaba de lançar uma nova funcionalidade que promete facilitar a vida dos usuários…

7 de maio de 2024

TikTok testa avatares em publicidades; saiba mais!

O TikTok está em fase de testes com uma nova iniciativa que coloca avatares criados por Inteligência Artificial em publicidades.…

6 de maio de 2024

Meta anuncia novas ferramentas de publicidade baseadas em IA

A Meta anunciou uma série de novas ferramentas de publicidade durante um evento, incluindo busca aprimorada por criadores para campanhas…

3 de maio de 2024