Categorias: Blog

União Europeia sinaliza falhas do Twitter em relatório de combate à desinformação

A União Europeia trabalha em medidas de segurança online e combate à desinformação há alguns anos, implementando leis e acordos voluntários com as empresas digitais.

Entre uma dessas medidas está o código de conduta sobre desinformação, criado em 2018 e atualizado em 2020, visando o combate mais assertivo sobre a onda de fake news sobre a pandemia de Covid-19.

O código estabelece que empresas digitais, incluindo redes sociais e plataformas de anúncios, enviem relatórios voluntários sobre as suas ações de combate à desinformação, com atualização semestral.

Porém, na data da última atualização, o Twitter foi a única empresa a enviar um relatório incompleto. Entre outras empresas comprometidas com o acordo estão Google, TikTok, YouTube e Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp).

Em comunicado, a vice-presidente da Comissão de Valores e Transparência, Věra Jourová, comentou sobre o material entregue. “Estou decepcionada ao ver que o relatório do Twitter está atrasado em relação aos outros e espero um compromisso mais sério com suas obrigações”, afirmou.

Segundo o comunicado, o relatório apresentado pela empresa, não tem dados suficientes, nem informação relativa à forma como pretende honrar os compromissos feitos para frear a desinformação nas redes. 

Até o momento, o Twitter não respondeu ao comunicado.

O que é o código de conduta sobre desinformação?

O código de conduta é uma ação voluntária, mas fortemente incentivada entre as empresas digitais que atuam na Europa.

O acordo foi firmado para que empresas com mais de 45 milhões de usuários na Europa se autorregulem e criem ações voluntárias para facilitar o fact-checking e que coíbam a divulgação de informações fraudulentas.

Além disso, o código colabora para o cumprimento das obrigações estabelecidas na Lei de Serviços Digitais (DSA), que exige que as plataformas se comprometam para “reduzir o risco” de desinformação e prevê multas de até 6% de seu faturamento global. 

Vá mais longe com a Studio Visual

Sua empresa precisa de especialistas em tecnologia? Há mais de 21 anos, a Studio Visual atua no mercado de soluções digitais, oferecendo serviços em diferentes frentes, como Desenvolvimento, UX e UI, SEO, Content Marketing e muito mais. 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhar
Tags: Tendências

Artigo Recente

ChatGPT poderá ter integração com o Google Drive; saiba mais!

Na última quinta-feira (16) a OpenAI apresentou mudanças no ChatGPT. Além da integração com Google Drive e OneDrive, o novo…

17 de maio de 2024

Gemini 2024; saiba quais são as alterações apresentadas no Google I/O

Nesta terça-feira (14), aconteceu o Google I/O 2024, um evento do Google que traz novidades de tecnologia e, este ano,…

15 de maio de 2024

OpenAI libera GPT-4o para usuários gratuitos do ChatGPT

Desde o lançamento do ChatGPT no final de novembro de 2022, a versão gratuita permaneceu praticamente intocada, usando o mesmo…

14 de maio de 2024

OpenAI poderá revelar hoje melhorias no ChatGPT; saiba mais!

A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, irá anunciar hoje, segunda-feira (13), atualizações em seu chatbot GPT-4. O GPT-4 é o…

13 de maio de 2024

IA no TikTok: rede vai rotular conteúdos criados por Inteligência Artificial

O TikTok está implementando novas medidas de transparência em relação à inteligência artificial (IA) geradora de conteúdo. Isso inclui a…

9 de maio de 2024

Microsoft e OpenAI dedicam US$ 2 milhões para a educação de eleitores sobre IA

A Microsoft e a OpenAI decidiram criar um fundo de R$10 milhões (cerca de US$2 milhões) para conscientizar pessoas sobre…

8 de maio de 2024