Tipos de manutenção indicados para grandes projetos

Principais técnicas de manutenção de software para o desempenho do seu negócio

O trabalho em um projeto digital não acaba com a conclusão do desenvolvimento, muito pelo contrário. 

Ainda assim, muitas organizações ignoram a importância de manter um contrato de manutenção em grandes projetos. 

É essencial aplicar a manutenção após concluir o desenvolvimento de um site, ela se faz tão necessária para o sucesso do projeto quanto a própria produção.

A manutenção evita que sua empresa seja pega de surpresa com imprevistos técnicos, que podem prejudicar o faturamento e atrapalhar a produtividade de toda a equipe.

 

Conteúdo

 

Por que fazer manutenção no site da minha empresa?

Os bugs, ou erros no sistema, podem trazer grandes prejuízos para a organização, mas, uma grande parte dos problemas podem ser corrigidos ou até mesmo evitados com a manutenção periódica.

Por exemplo, ataques por falta de segurança, que podem acabar com um site e demandar um tempo muito longo de reparo, são evitados em sua maioria pela manutenção. 

Além de manter um olhar atento aos erros, a manutenção também serve para otimizar a performance do sistema, que assim pode oferecer um serviço melhor aos usuários.

Um site bem cuidado e sem erros estimula o crescimento do tráfego, atraindo e retendo novos clientes. O resultado, a longo prazo, é o crescimento da empresa.

 

Principais tipos de manutenção

A manutenção vai além da resolução de problemas eventuais e não deve ser utilizada apenas em momentos de crise. 

Ela também atua como medida preventiva para que o sistema não apresente irregularidades.

Estes são os principais formatos de manutenção existentes mais indicados para as grandes empresas.

 

Manutenção Evolutiva

A manutenção evolutiva envolve a criação ou implementação de novas funcionalidades, assim como a alteração ou exclusão das que já existem e não se enquadram nos serviços da empresa.

Também engloba a configuração ou customização de páginas do site, seja para melhorar a legibilidade ou adequar a novas políticas.

Atualmente, com tantos avanços tecnológicos, a manutenção evolutiva é essencial para garantir que o sistema esteja atualizado quando comparado com os concorrentes.

 

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é utilizada para corrigir erros, sejam eles falhas de desenvolvimento ou erros que surgem posteriormente, geralmente por falta de atualização do sistema.

Pode ser feita, também, em caráter emergencial, quando acontece algum imprevisto que precisa ser corrigido imediatamente, para que o site volte ao funcionamento normal. 

É a manutenção corretiva que irá resolver os problemas mais corriqueiros do site, permitindo que a equipe foque em outros projetos da empresa, sem preocupações neste âmbito.

 

Manutenção Preventiva

Como o nome sugere, a manutenção preventiva evita que falhas graves aconteçam no futuro.

São feitas alterações no sistema para melhorar a confiabilidade e a estrutura, dessa forma, possíveis problemas são corrigidos antes mesmo de aparecerem.

É um investimento necessário, pois, com a manutenção preventiva, o site continua funcionando sob os olhos atentos da equipe, que irão prontamente entrar em trabalho caso exista alguma possibilidade de melhoria.

 

Qual tipo de manutenção é a mais indicada?

Para que o site da empresa sempre tenha um bom funcionamento, é preciso colocar em prática diferentes métodos de manutenção.

As técnicas de manutenção evolutiva, corretiva e preventiva são importantes para garantir que todas as seções do site estejam corretas e suprindo as necessidades do usuário, sem bugs.

Além disso, para um site ter mais visibilidade, ele precisa de um bom posicionamento nos sites de busca, como o Google. E a ferramenta exige padrões de funcionamento que podem ser alcançados com uma equipe atenciosa na manutenção. 

Aplicando diferentes técnicas de manutenção, é possível realizar um tipo de “check up” no sistema, para que ele sempre esteja operacional aos olhos dessas ferramentas e para os usuários.  

 

Como são feitos os contratos de manutenção com a Studio Visual?

A Studio Visual trabalha com as três principais técnicas de manutenção: evolutiva, preventiva e corretiva. 

Os contratos da Studio Visual são feitos com base em horas, ou seja, sua empresa paga apenas pelo tempo necessário para os ajustes. E pode contar conosco para resolver imprevistos a longo prazo.

A contratação dos nossos serviços é flexível para as necessidades do projeto, garantindo que todas as áreas do sistema recebam os devidos cuidados.

Com o contrato de manutenção, o cliente tem um líder técnico que permite uma resposta rápida para as demandas e questões que podem surgir no andamento do projeto.

Precisa de um contrato de manutenção para o site da sua empresa? Conte com a Studio Visual.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia também

Seja Wiki WordPress

Estamos constantemente postando conteúdo para fortalecer o conhecimento de desenvolvedores e webdesigners. Faça parte da comunidade Wiki WordPress!